“E² TRANSPORT” ESTREIA NO GLOBOSAT HD MOSTRANDO INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS ENVOLVENDO O TRANSPORTE

"E² TRANSPORT" ESTREIA NO GLOBOSAT HD MOSTRANDO INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS ENVOLVENDO O TRANSPORTEMinissérie de documentários explora cidades como Londres, Seul, Portland e Paris, entre outros

  • Produção de seis episódios são narrados pelo ator Brad Pitt
  • Estreia será terça-feira, dia 11 de outubro, às 20h30

 

Os meios de transporte e atitudes sustentáveis que os rodeiam são os temas abordados nos seis capítulos de "e² transport", série de documentários narrados pelo ator Brad Pitt e com exibição exclusiva no Brasil pelo Globosat HD. Os episódios exploram iniciativas de cidades como Londres, Seul, Paris e Portland, que inovaram ao criar alternativas para o transporte. A estreia será terça-feira, dia 11 de outubro, às 20h30

A minissérie de documentários aborda temas como a transformação de Londres em um local com um sistema de trânsito eficiente, a ambiciosa proposta de Paris em incentivar o uso de bicicletas e do transporte público no lugar do carro, o potencial da produção local de comida diminuir o impacto ambiental e construir comunidades mais saudáveis e sustentáveis, o esforço de Seul em reduzir o tráfego e a poluição ao restaurar o riacho Chonggyecheon, o exemplo de Portland como um modelo global de desenvolvimento e orientação do trânsito e os progressos realizados por empresas aéreas, firmas de tecnologia e governos para uma aviação mais eficiente.

SINOPSES DOS SEIS EPISÓDIOS

London: The Price of Traffic

Baseado no princípio econômico da gestão de demanda, o congestionamento de Londres desafia a noção de que as cidades devem ser projetadas em volta dos carros e exige de motoristas o pagamento de uma taxa para o acesso às ruas e estacionamentos públicos. Graças a líderes visionários, como a vice-prefeita Nicky Gavron, este é o pilar de um plano para transformar Londres em uma megacidade com eficiência de tráfego e amigável ao pedestre até os Jogos Olímpicos de 2012.

Paris: Vélo Liberté

A ambiciosa iniciativa público/privada da capital francesa, chamada Vélib', encoraja os residentes da cidade a deixar seus carros em casa e utilizar a bicicleta e o transporte público. Neste processo o programa gerou um efeito inédito na cultura popular, com sua própria linguagem, piadas e até cantadas. Para o prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, a imitação é a forma mais sincera de homenagem: seu sucesso já inspirou cidades como São Paulo, Veneza e Londres a adotar programas similares em suas ruas.

Food Miles

Na economia global de alimentos do século XXI, os alimentos viajam, em média, 2.400 km até que sejam colhidos, processados e distribuídos antes de chegar ao prato do consumidor. Como argumenta o renomado autor Michael Pollan, os impactos desse sistema dependente de combustível fóssil são danosos ao meio ambiente e à nossa saúde e bem-estar social. O escritor Michael Shuman argumenta, ainda, que investir em sistemas de produção de alimentos locais diminui a distância geográfica e psicológica entre o lugar em que estamos e a origem daquilo que comemos.

Seoul: The Stream of Consciousness

Em 2003 a cidade de Seul deu um inusitado passo "para trás", demolindo uma de suas principais vias expressas para escavar e restaurar o riacho Cheonggyecheon que costumava correr sob a cidade. Um projeto de engenharia impressionante, a empreitada reaproveitou quase 75% do material removido da estrada para a reconstrução e reabilitação dos bancos do riacho e o corredor comercial às suas margens. O Cheonggyecheon é agora parte vital dos setores comerciais e de turismo da cidade e é prova de que a revitalização ambiental pode também fazer reviver a cultura e a comunidade.

Portland: A Sense of Place

Graças a um portfólio impressionante na área de transporte público, que inclui trens, bondes, ônibus e trens aéreos, Portland tornou-se uma referência global de desenvolvimento trânsito-orientado. Por mais de 40 anos, os urbanistas da cidade convergiram as decisões de transporte para o crescimento e o desenvolvimento urbano. O resultado: Portland está constantemente na lista das cidades de melhor qualidade de vida nos Estados Unidos, com taxas de crescimento populacional anual em saudáveis 2% – tudo isso com o segundo menor índice de gastos em transporte per capita, entre as 28 maiores áreas metropolitanas dos EUA.

Aviation

Mesmo com um transporte regional mais eficiente, as pessoas e mercadorias precisam continuar viajando pelo mundo. Este episódio investiga as novas tecnologias e políticas que poderiam compensar pelas emissões de gases do efeito estufa emitidos pela aviação, como os novos combustíveis sintéticos da Amyris Biotechnologies, e a segunda geração de dirigíveis da Hybrid Air Vehicles. Para reduzir as emissões de combustíveis, os líderes da indústria, como a Boeing, defendem o reboque de aviões na pista e sistemas de controle de tráfego aéreo inteligentes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado