Cultura Documentários apresenta a trajetória de diretor da CIA
Produzido por Carl Colby, o longa O Homem que Ninguém Conheceu reconstrói a carreira do pai do cineasta, em uma das mais influentes instituições americanas, durante a gestão de Richard Nixon. No ar, à 0h15.
A faixa Cultura Documentários desta sexta-feira (21/9), à 00h15, na TV Cultura, reconstrói a carreira do agente da CIA William Colby, que trabalhou por quase 30 anos na instituição, atingindo o cargo de diretor. Em O Homem que Ninguém Conheceu, o diretor – e filho de William Colby – Carl Colby resgata detalhes da carreira de seu pai, enquanto busca respostas que lhe permitam delinear o perfil de um homem de família que tentava ser o mais comum possível, ainda que considerasse legítimo matar inimigos, inclusive em larga escala, para atender aos interesses do seu país.
Integrante da CIA entre o fim da II Guerra Mundial e os anos 70, exercendo a função de diretor durante os anos de 1973 e 1976, William Colby gerenciou e participou de inúmeras operações clandestinas em diversos países do mundo. Entretanto, recusou-se a obedecer a uma ordem do presidente Richard Nixon, quando este solicitou que o agente bloqueasse o conhecimento do Congresso sobre ações obscuras do passado.
Esta produção também é um exercício de pesquisa, na qual Carl Colby lança-se à tarefa de procurar explicações, não só para esta desobediência, mas também para se aprofundar na trajetória de um longevo integrante da CIA.
Ficha Técnica
Gênero: Documentário
Título original: The Man Nobody Knew: In Search of My Father, CIA Spymaster William Colby
Direção: Carl Colby
Origem: Estados Unidos
Ano: 2011
Duração: 104 minutos
Colorido
Classificação indicativa: Livre.
Comentários