A paulistana CAOS é cenário de reality que o HISTORY estreia em setembro

 

Nova produção original acompanha a rotina de Tibira e Carrô, sócios da loja/bar que atrai todo tipo de figura em busca de tesouros urbanos, em plena Rua Augusta

 

O que aconteceria se uma série juntasse o melhor de Trato Feito (Pawn Stars), programa sobre a rotina de uma família à frente da maior loja de penhores de Las Vegas, com Caçadores de Relíquias (American Pickers), reality em que a cada episódio a dupla Mike e Frank dá um lustre especial a uma nova raridade? Misture isso a um público alternativo, diversificado e muito incomum. A resposta é Caos, nova produção original que o HISTORY estreia no dia 25/9, terça-feira.

 

Inspirado nos dois programas de maior audiência do canal no Brasil, o programa vai além e mostra o dia a dia de duas figuras muito conhecidas da noite paulista - Tibira e Carrô – sócios do Caos, misto de brechó, loja de antiguidades e bar, onde a balada quase sempre atravessa a noite. "Tínhamos todos os elementos para uma série de sucesso", diz Krishna Mahon, produtora executiva de programação e produção do HISTORY. "Estávamos fazendo algumas pílulas chamadas Meu Tesouro. A ideia era reunir pessoas interessantes que falassem sobre seus objetos de coleção, suas preciosidades. Quando vimos o vídeo do Tibira, soubemos que tínhamos algo de especial na hora! Foi amor a primeira vista."

 

Coprodução do HISTORY com a Zeppelin, a série em 20 episódios de 30 minutos acompanhou a rotina de Tibira e Carrô durante três meses – oito horas por dia, de segunda a domingo. "No começo, foi difícil ter uma equipe com tanta gente tão perto o tempo todo – eram mais de dez pessoas, que viviam censurando os palavrões", diverte-se Tibira, que afirma estar muito feliz com o resultado. Hoje, tira de letra o convívio com as câmeras.

 

Entre outras histórias, Caos mostra os encontros das pin-ups modernas, inspiradas nos anos 50 e 60 e na cultura burlesca, que Tibira e Carrô promovem na loja; as reuniões dos aficionados por carros e lambretas; as conversas com os amigos, como o produtor musical Miranda, que é absolutamente louco por action figures, e João Gordo, que leva à loja uma série de objetos inusitados, entre eles um miniboneco de época do Ronnie Von, que, segundo ele, foi tirado da sua casa só para matar Tibira de inveja.

 

Cesar Coletti, vice-presidente de marketing do HISTORY, destaca o compromisso do canal em oferecer cada vez mais produções brasileiras. Segundo o executivo, Caos, em particular, é pioneira na ideia e no formato character driven. "É mais que uma série sobre objetos e, embora traga muita história sobre cada um deles ao longo de cada episódio, é um programa que destaca os apresentadores e os personagens que frequentam a loja. Não dá para ficar imune a seu carisma."

 

No episódio de estreia, às 23h, o HISTORY visita a loja/balada/bar/antiquário, em um dia de movimento, e apresenta Tibira, um dos proprietários, e sua história como dono de antiquários, e Carrô, sua sócia e produtora de objetos para cinema e publicidade no set de filmagem. Ele é todo tatuado e ela tem um visual igualmente marcante, imagem que fez deles conhecidíssimos de um público cativo e bastante variado, formado por curiosos que procuram por algo que agrade entre as três mil peças do acervo de Caos.

 

Em seguida, às 23h30, o programa lança seu olhar sobre um "cliente" que quase todos os dias aparece na loja, olha tudo, pergunta muito, mas nunca compra nada. Tibira conta que convive com diversos frequentadores como este e não sabe dizer se eles têm apenas sonhos de consumo ou se é pura indecisão. Ao final do dia, os funcionários preparam a loja para transformá-la em bar e Tibira fala de sua outra atividade como dono de points conhecidos da noite paulistana. Enquanto a festa não começa, o HISTORY dá um rolê pelos outros bares de Tibira na Rua Augusta, onde ele encontra seus amigos.

 

Sobre os apresentadores

Tibira, 47, é figura carimbada dos paulistanos. Fundador do Club Vegas, em 2005, foi um dos responsáveis pelo boom do Baixo Augusta, região do bairro Cerqueira César, na parte central de São Paulo. Após o fechamento da balada, Tibira permaneceu à frente de outros dois estabelecimentos na Rua Augusta: o bar Z Carniceria e a loja de antiguidades/bar, Caos, local das gravações da série homônima. Também é DJ em seu bar e convidado de outras festas, além de curtir o hobby de adquirir e colecionar de tudo um pouco, objetos variados, como camisetas, vinis e brinquedos da marinha, em viagens no Brasil e no exterior. Comerciante de peças antigas antes de abrir a Caos, Tibira também participava da tradicional feira da Benedito Calixto. Para guardar as relíquias que acumulava, instalou seu acervo em um galpão de 600m². Nenhuma dessa peças, porém, está à venda e seu plano é que sejam levadas a um grande leilão, após a sua morte. Isso se seu filho, hoje adolescente e que vive em Miami com a mãe, permitir que o "museu" do pai vá parar em outras mãos.

Sua sócia Carrô, 33, apelido de Caroline Schamall, a ruiva com feições de boneca, também é conhecidíssima do circuito Baixo Augusta tanto por estar à frente da Caos quanto por seu trabalho como diretora de arte e produtora para TV, cinema e publicidade. Neta de um judeu francês que fez fortuna no Brasil fabricando elásticos para roupas, Carrô tem como background uma formação bem eclética – é graduada em Psicologia com especialização em teoria junguiana e também em Artes Plásticas. Seu trabalho no cinema começou quando "caiu de paraquedas" em uma produtora após aceitar o convite de estágio de um amigo produtor, que achava que ela tinha um olhar bom para decoração. Da produção de objetos até chegar à direção de arte, Carrô hoje cria os desenhos dos sets, paleta de cor dos filmes, cenários, além de coordenar o figurino. Para suas produções e para a loja, afirma ter, por baixo, cem fornecedores "figuraças".

Tibira e Carrô foram namorados bem antes de serem sócios e se conheceram quando ela estava na faculdade. Na época, Tibira ia buscá-la na saída das aulas com seu novo Chevy azul. Foi aí que entrosaram sua identidade visual, claramente baseada na cultura alternativa dos anos 50. A ligação da dupla com a história é visível no apego aos objetos que garimpam e na forma como escolhem o que comprar e, muitas vezes, ao não revenderem peças que estão expostas. Tibira afirma não gostar de vender um objeto para um cliente que não demonstre respeito pela história e pelo caminho da peça até chegar a suas mãos.

 

Sobre o Caos

Tibira e Carrô dividem igualmente as tarefas da loja, tanto do atendimento quanto da garimpagem, e têm funcionários que são a cara do local e de seus frequentadores, cheios de estilo e personalidade. Rafael toca a loja de dia, enquanto Deise, Gabriel e outros fazem o bar acontecer. A loja é também referência para produções fotográficas e para locação de objetos para cinema e TV.

 

Sobre a Zeppelin

A Zeppelin Filmes é uma empresa full-production fundada em 1991 com sede em Porto Alegre e filial em São Paulo. Fundamentada na produção de comerciais, foi reconhecida pelas principais publicações especializadas (Latin Spots e Shots) como uma das três principais produtoras do País e uma das cinquenta melhores do mundo. Foi 18 vezes vencedora do prêmio "Produtora do ano" no Salão da Propaganda Gaúcha, além de ter ganhado o Leão de Prata no Festival Internacional de Publicidade de Cannes em 2008. Tem desenvolvido parceria com produtoras estrangeiras para a realização de comerciais no exterior. O NúcleoZ (Núcleo de Produção de Conteúdo da Zeppelin) conquistou importante espaço no mercado, sendo responsável pela realização de documentários, filmes de ficção, clipes e programas televisivos para diversos canais de TV por assinatura.

 

A abertura e vinhetas da série, produzidas pela Vetor Zero/Lobo, com direção de Fabio Acorsi, trazem cenas feitas em stop motion (foto quadro a quatro) e outras filmadas ao vivo (live action) com os próprios objetos da loja. A produtora buscou inspiração na linguagem pop dos anos 50 nos box informativos, remetendo ao universo da barganha.

 

Sobre o HISTORY™

Referência inegável para todos os conteúdos televisivos relacionados à história, o HISTORY™ é um dos nomes de maior prestígio na televisão internacional e a marca mais reconhecida e valorizada pelo público latino-americano. Sua programação atual, relevante e divertida, oferece produções originais multipremiadas, séries de sucesso e especiais autênticos e fascinantes, nos quais o ontem se conecta ao hoje e ao amanhã, em uma realidade surpreendente e vibrante. O HISTORY™ e o HISTORY™HD ultrapassam as fronteiras da televisão, proporcionando a seu público a oportunidade de ser parte de uma experiência global, por meio de sua plataforma múltipla de comunicação, estabelecendo uma relação emocional e comprometida, de vínculo e afeto.

Ficha técnica

Roteiro e Direção Geral – Diego de Godoy

Produção Executiva – Beca Furtado

Direção de Fotografia – Leonardo Maestrelli

Montagem - Manga Campion & Os Saliente

Trilha Original - Autoramas

Música-Tema - "Mundo Moderno" (Música e letra: Gabriel Thomaz)

Abertura: Vetor Zero/Lobo (Direção: Fabio Acorsi)

CAOS é uma coprodução ©2012 Zeppelin Produções de Cinema e Televisão e © The History Channel Latin America LLC


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024