TV Cultura e Sesi-SP assinam contrato para nova série de Cao Hamburger

 

Misto de animação e dramaturgia, programa infantil terá episódios para televisão e internet, e será distribuído em escolas. Parceria foi firmada, hoje (17/10), com a presença do presidente da TV Cultura, João Sayad, do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e do cineasta

 

 

A TV Cultura e o SESI-SP formalizaram nesta quarta-feira (17/10) uma parceria para a coprodução de uma obra audiovisual televisiva e multimídia de temática infantil e educativa, "Crocs" (nome provisório), concebida pelo premiado cineasta Cao Hamburger.

 

O contrato foi assinado pelo diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, e pelo presidente da FIESP e do CIESP, Paulo Skaf, em cerimônia realizada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. O evento contou ainda com a presença de Cao Hamburger, de conselheiros e diretores de ambas as entidades, além do maestro João Carlos Martins.

 

Durante a assinatura, o presidente João Sayad salientou que este é um momento muito importante para a Fundação Padre Anchieta e a TV Cultura, que tem tradição na produção infantil. "Nós temos muita expectativa nesta série, por causa da tradição da TV Cultura e do Sesi, por causa do Cao Hamburger e porque é um projeto vultuoso. Portanto, para nós, hoje é uma data importante, de muita alegria".    

 

Para o presidente Paulo Skaf, esse encontro entre a TV Cultura e o Sesi, novamente, após o sucesso Castelo Rá-Tim-Bum, será muito positivo. "Crianças e também seus pais vão aproveitar esse trabalho, que vai ser fantástico".   

 

O cineasta Cao Hamburger ressaltou que, após 18 anos da estreia de Castelo Rá-Tim-Bum, ele e sua equipe terão a responsabilidade de fazer algo da mesma importância da série "que virou um clássico da TV brasileira" e que também contou com a parceria entre a TV Cultura e o Sesi. "A gente vai trabalhar com afinco, pois a televisão brasileira, de um modo geral, tem uma dívida com a sociedade brasileira, que são programas infantis de boa qualidade. Quando a gente tem essa oportunidade, tem que aproveitar".  

 

Para João Sayad, "a coprodução significa um novo marco para a produção audiovisual nacional e, particularmente, para a programação infantil da TV Cultura, que já ganhou mais de 120 prêmios nacionais e internacionais, inclusive três Emmys". Entre os programas premiados está o Castelo Rá-Tim- Bum, também de Cao Hamburger e igualmente fruto de uma parceria com a FIESP, o Sesi-SP e o Senai-SP. "Nossas instituições têm como objetivo comum cooperar com a formação das crianças e dos jovens para o exercício da cidadania. Nada mais natural do que realizar parcerias nestes programas que transmitem tantos valores positivos às nossas crianças", diz Paulo Skaf. O SESI-SP supervisionará as diretrizes e os padrões pedagógicos do seriado.   

 

"O público infantil é objeto de prioridade das politicas públicas para a qualidade da educação nacional. As mídias eletrônicas, nesse contexto, têm um papel fundamental numa sociedade urbana em que as crianças as identificam como suas janelas para o mundo", diz o professor Fernando José de Almeida, diretor do setor educacional da FPA. A contribuição da série "Crocs" será explorar a curiosidade das crianças para incentivar sua criatividade.

 

"Crocs" terá 100 episódios em formato misto de animação e dramaturgia.   A série televisiva, destinada ao público de 3 a 10 anos, será composta por 50 episódios, cada um com duração de 22 minutos cada, em HD. A data de estreia ainda será definida. Serão produzidos também mais 50 episódios para distribuição via Internet e outras mídias digitais com os tablets, com duração de 1 a 3 minutos cada.

 

As histórias do seriado serão divertidas e instigantes, repletas de significados subjetivos e psicológicos. Com personagens sempre curiosos e abertos a novas experiências: os Crocs, monstrinhos simpáticos. "Na Grécia antiga, os monstros são importantes para a mitologia e a psicologia humana por incorporarem o caos e a desordem do mundo. Organizar, encontrar a lógica e o sentido das coisas no mundo é o que diferencia o ser humano, e também os Crocs, dos outros seres vivos do planeta", conta seu criador. Caberá a Cao Hamburger também as funções de supervisor artístico e produtor da obra.

 

Os Crocs são seres feios, de aparência selvagem, mas de personalidade doce e sensível. São assustadores à primeira vista, mas no fundo são amáveis e muito engraçados. Deslumbram-se com facilidade. Fenômenos como a chuva, o trovão, o nascimento, a morte; sensações como fome, mau-humor, alegria; sentimentos como raiva, saudades, solidão, rivalidade: tudo inspira e instiga a curiosidade dos monstrinhos.

 

Os monstrinhos fazem as mais loucas e engraçadas associações, chegando a conclusões interessantes, aparentemente absurdas como "A galinha é um pedaço do ovo".

 

Os Crocs vivem no Monstruoso Mundo dos Crocs. Um lugar que nem eles mesmos sabem onde é. Não estão certos que estão em um planeta, em uma ilha ou dentro de um vídeogame. Um lugar que fica na fronteira entre a realidade e a imaginação.

 

Toda vez que uma criança no mundo real desenha um monstro, um novo Crocs nasce na terra deles. Ele nasce do papel para o vídeo neste mundo mágico, criando caos e confusão por onde passa. Os Crocs adoram enfeitar as suas casas. A cada dia eles trazem novos adornos para deixar o ambiente mais parecido com a sua personalidade.

 

Os vídeos e demais produtos objetos da parceria serão distribuídos gratuitamente, para uso educacional, a uma rede conveniada de escolas públicas e às escolas do SESI, para uso educacional.

 

Em mais de 40 anos de história, a TV Cultura tem contribuindo com uma programação reconhecidamente de qualidade e diferenciada. Todo seu conteúdo é voltado para a formação crítica do ser humano, com opções de programação para diferentes públicos. Doze horas diárias de sua grade, de segunda a sexta, são dedicadas ao público infanto-juvenil. Através de suas afiliadas e de antenas parabólicas, mais de 130 milhões de pessoas, de todas as regiões do Brasil, têm acesso ao conteúdo da TV Cultura.

 

Mantido e administrado pela indústria paulista, o SESI-SP tem por missão promover o bem-estar social, com foco na melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria e seus dependentes. Sua atuação está centrada em conceber e realizar atividades em quatro áreas prioritárias: educação, esporte, cultura e qualidade de vida.

 

A área de educação marca presença em mais de 100 municípios paulistas, por meio de 215 escolas. Oferece Ensino Fundamental em tempo integral, Ensino Médio, Ensino Médio articulado com a educação profissionalizante do SENAI-SP e Educação de Jovens e Adultos.

 

A prática esportiva e recreativa é intensa em seus 54 Centros de Atividades (CATs). Desde 2008, atua com o esporte de rendimento, cuja missão é resgatar os valores do esporte para os jovens da rede e contribuir para a formação de novos atletas.

 

Na área da cultura, o SESI-SP reforça os conceitos de cidadania pela democratização do acesso às diferentes linguagens e manifestações artísticas. O Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, instalado na Avenida Paulista, mantém o Teatro do SESI - São Paulo, o Espaço Mezanino e a Galeria de Arte do SESI-SP. Nesses espaços são realizadas peças teatrais, exposições de arte, festivais de dança, shows de música popular e erudita, e outras atividades de valorização da cultura brasileira.    

 

Já os Centros de Atividades (CATs) da capital e interior do Estado oferecem ampla programação cultural, comprovando a atuação do SESI-SP como um dos mais expressivos difusores e apoiadores da cultura brasileira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado