HISTORY apresenta documentário sobre Sérgio Vieira de Mello, o homem que queria salvar o mundo


sergio_filmstill1 low.jpg

Um dos ataques mais emblemáticos atribuídos à Al Qaeda aconteceu no dia 19 de agosto de 2003, quando uma bomba destruiu a sede das Nações Unidas no Iraque, matando 22 pessoas. Uma das vítimas era Sérgio Vieira de Mello, representante especial da ONU no Iraque. 

Dirigido e produzido por Greg Barker e baseado na biografia O Homem que queria salvar o mundo, da vencedora do Prêmio Pulitzer Samantha Power, o especial Sérgio, que o HISTORY exibe dia 16/2, sábado, às 22h, examina a vida do brasileiro que dedicou sua vida em prol de uma solução para as situações de genocídio, êxodos e conflitos pelo mundo.

No programa, depoimentos da noiva Carolina Larriera e da mãe Gilda de Mello; além de autoridades, colegas e admiradores, como Condoleeza Rice, ex-Conselheira de Segurança Nacional do presidente Bush; Tony Blair, ex-Primeiro Ministro britânico; Mieke Bos, Assistente Executiva e sua namorada no Camboja no início dos anos 90; Richard Holbrooke, amigo e ex-Embaixador dos EUA nas Nações Unidas; Samantha Power, vencedora do prêmio Pulitzer por A Problem of Hell: America and the Age of Genocide, de 2003, e autora de O Homem que queria salvar o mundo, professora em Harvard e integrante da equipe de transição do presidente Barack Obama.

Enviado ao Iraque com uma equipe de especialistas, Sérgio foi encorajado por George W. Bush, Tony Blair, Condoleezza Rice e Kofi Annan a liderar o que era basicamente uma missão fracassada da ONU no país, logo após a invasão. Inicialmente, ele relutou em aceitar porque havia sido contrário à Guerra, mas todos contavam com a sabedoria do único indivíduo a ter liderado com sucesso uma nação ocupada em direção à sua independência no Timor Leste.

No Iraque, sua missão consistia em desenvolver e planejar como reconstruir o país e devolver a soberania ao povo. Logo percebeu que a insurgência iraquiana só crescia e ele próprio havia virado alvo, acusado de ser apenas mais um instrumento dos americanos para manter o controle do local.

Em agosto de 2003, um caminhão bomba explodiu embaixo de seu escritório na sede da ONU em Bagdá, matando instantaneamente muitos funcionários da instituição, incluindo membros da sua própria equipe. Sérgio foi encontrado gravemente ferido, mas pediu ao resgate para salvar outros antes dele, que faleceu entre os escombros. Morreu comoviveu - um idealista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado