Destaques do Jornalismo no Canal Futura




Sala Debate trata da reforma política sugerida pela presidenta Dilma Roussef após manifestações que tomaram as ruas de todo país

 

No dia 02/07, terça-feira, às 21h, o Sala Debate coloca em pauta a reforma política proposta pela presidenta Dilma Roussef em resposta aos protestos que se espalharam pelo Brasil no mês de junho. De maneira a ampliar a participação da população nas decisões do Estado, a chefe do Executivo determinou que um plebiscito seja realizado para realizar mudanças na Constituição. Mas que consequências uma reforma política pode trazer para o país? Que transformações da legislação brasileira seriam positivas para nossa sociedade? Confira a discussão com convidados no estúdio, ao vivo, no próximo Sala Debate.

 

Antes, no dia 1º de julho (segunda-feira), às 14h30, o Conexão Futura aborda as novidades que o aumento da expectativa de vida traz para o país. O Estatuto do Idoso, aprovado pela lei 10.741/2003, completa dez anos em outubro. No intervalo de uma década, novas variantes modificaram as condições de vida e de saúde das pessoas mais velhas. Crescimento econômico e acesso aos avanços da medicina contribuem para a formação de uma população idosa que continua trabalhando e atuando para o desenvolvimento nacional. Em 2011, 57,2% dos homens de 60 a 64 anos participavam das atividades econômicas.

 

No dia 05/07 (sexta-feira), é a vez dos jovens no Conexão. O programa vai tratar dos desafios que estudantes enfrentam para escrever uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Afinal, existiria uma fórmula infalível para escrever o texto perfeito no concurso? Estabelecer um método de organização da produção textual pode auxiliar alunos que passam o ano inteiro se preparando para a prova. Professores especializados contam suas experiências com o ensino de redação.

 

Conexão Futura

Segunda a sexta-feira às 14h30

Reprises: Terça a sexta às 00h30

 

Sala Debate

Terça-feira, 21h (ao vivo)

Reprise: Domingos, 23h

 

 

CONFIRA AS SINOPSES DO CONEXÃO FUTURA:

 

 

Segunda-feira (01/07)

 

Condições de vida e de saúde mudaram desde a criação do Estatuto do Idoso, que completa 10 anos em outubro"A definição de população idosa ficou velha"? O Estatuto do Idoso, definido pela lei 10.741/2003, completa 10 anos em outubro e, há uma década, estipulou como população idosa, para diversos fins, quem tem 60 anos de idade ou mais. A proposta é aumentar a linha definidora para 65 anos. Isso tem sido acompanhado por uma melhoria das condições de saúde física, cognitiva e mental da população idosa, bem como de sua participação social.

 

 

Terça-feira (02/07)

 

Com a chegada do inverno, as pessoas começam a pensar em alguma fórmula para evitar gastos excessivos de energia elétrica e manter a conta baixa. O chuveiro é o campeão de consumo residencial e representa de 25% a 35% da conta de luz de uma família. Ao utilizá-lo com a chave no modo "inverno", o acréscimo no consumo é maior em relação ao modo "verão". No inverno, o tempo de permanência no banho normalmente aumenta, o que demanda mais energia. É recomendado que o consumidor se esforce para compensar a utilização desse item adotando hábitos e soluções ligadas à iluminação da casa e alguns eletrodomésticos.  Além dessas dicas, várias outras podem ser dadas, como substituir as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Dar preferência à iluminação natural. Abra cortinas, janelas e persianas e não esqueça de apagar as luzes de ambientes vazios.

 

Quarta-feira (03/07)

 

Qual a realidade dos homens retirados do trabalho escravo, um ano depois, no Mato Grosso do Sul? O Instituto Brasileiro de Inovações Pró-Sociedade Saudável - IBISS|CO lançou recentemente um estudo em que acompanhou a vida de trabalhadores retirados do trabalho escravo, um ano depois da intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT). O acompanhamento foi realizado na região de Bonito / Mato Grosso do Sul, as fazendas do Bodoquena, Rosemary e Pitangueiras.

 

 

Quinta-feira (04/07)

 

No período de 10 a 14 de junho, o município de Tabatinga, na região do Alto Rio Solimões (AM), realizou a I Semana do Bebê Indígena nas comunidades ticunas de Umariaçu I e II. O objetivo é contribuir para a melhoria dos indicadores da primeira infância com os ticunas, maior grupo indígena do país, promovendo e garantindo os direitos de gestantes, mães e crianças. Com a liderança dos caciques ticunas, o evento foi realizado com apoio do UNICEF em articulação com a Prefeitura Municipal de Tabatinga, Ministério da Saúde/Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e Funai. O objetivo da iniciativa era esclarecer quais os cuidados de saúde que as mães devem ter com os bebês indígenas. 

 

 

Sexta-feira (05/07)

 

As provas do Enem acontecem nos dias 26 e 27 de outubro. Como alcançar a nota máxima em uma redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) após uma maratona de questões alternativas dentro do período disponibilizado pelo MEC? Segundo o prof. Celso Antunes, consultor em educação, não existe qualquer segredo em uma boa redação e nem a importância crucial dessa atividade nas provas do ENEM mudaram o que já há muito tempo sempre se ensinou. Etapas como planejamento, rascunho, revisão crítica, preparação e finalização são imprescindíveis.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado