DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 18 A 22 DE AGOSTO



SEGUNDAS DA MÚSICA - 18/08
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE   ESTREIA
“CARMEN MIRANDA – BANANAS IS MY BUSINESS” (documentário)
Dia 18 de agosto, segunda, às 21h15
Horários alternativos: terça, à 1h15 e às 15h15 / quarta, às 9h15 / sábado, às 19h30 / segunda, à 0h
O documentário dirigido por Helena Solberg conta a história da estrela brasileira que conquistou a imaginação e o coração do mundo. A talentosa Carmen Miranda, nascida em Portugal e criada no Brasil, já era famosa na América do Sul quando foi descoberta por Lee Schubert, que a leva para os EUA em 1939, onde se tornou “The Brazilian Bombshell”. Carmen Miranda permanece como a mais famosa brasileira a conquistar as telas do cinema, mas para os norte-americanos era mais conhecida como uma figura caricata que carregava uma enorme pilha de frutas na cabeça. O filme exibido nesta Segunda da Música tenta resgataro brilho desta artista, devolvendo-lhe seu merecido valor.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“JAZZ ICONS – Art Farmer” (série)
Dia 18 de agosto, segunda, às 22h50
Horários alternativos: terça, às 2h50 e às 16h50 / quarta, às 10h50 / domingo, à 0h e às 18h55

A série americana “Jazz Icons” traz registros preciosos de apresentações apresentações memoráveis de ícones do jazz nas décadas de 1950 a 1970, cuidadosamente restaurados. O episódio desta semana é dedicado a Art Farmer e traz um show do músico realizado em 1964, quando estava em seu auge. A banda de Farmer contava com o guitarrista Jim Hall, o baterista Pete LaRoca e o baixista Steve Swallow. O conjunto toca tanto músicas conhecidas, como músicas inéditas, com facilidade e elegância, mostrando o porquê de Farmer ter sido considerado um dos mais inovadores trompetistas da história do jazz.

TERÇAS DAS ARTES – 19/08
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“FIGURAS DA DANÇA – Hulda Bittencourt” (série)
Dia 19 de agosto, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / domingo, às3h30 e às 22h45
O documentário dirigido por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Hulda Bittencourt. Em 1977, a bailarina, coreógrafa e professora fundou a Cisne Negro Cia de Dança (SP). Hulda Bittencourt tem uma longa trajetória na dança. No começo de sua carreira, dançou em diversos grupos e participou de óperas, operetas e musicais. Entre seus trabalhos, destaca-se a montagem anual de O Quebra-Nozes, que já teve mais de 25 temporadas seguida. Hulda iniciou seus estudos com Maria Olenewa (1896-1965) e teve como professores, Vaslav Veltcheck (1896-1967), Ismael Guiser (1927 - 2008), Bill Martin Viscount (1940-2012), Rosella Hightower (1920-2008) e John O’Brien.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“OSCAR NIEMEYER: O ARQUITETO DO SÉCULO” – Parte 2 (documentário)
Dia 19 de agosto, terça, às 22h45
Horários alternativos: quarta, às 2h45 e às 16h45 / quinta, às 10h45 / sábado, às 16h30 / domingo, às 11h30
Dirigido por Marcelo Gomes, o documentário exibido nesta terça é sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, um homem livre que sempre apostou no poder da imaginação. A produção traz o testemunho de um artista que acreditava no ideal comunista e de um personagem que sempre lutou por seu país, mesmo no período da ditadura militar brasileira, quando viveu exilado na França. É a história de um homem que tem extremo amor à vida. Na época com 92 anos de idade, Oscar Niemeyer recorda sua trajetória pessoal e fala de sua arte, seus sonhos e suas decepções.

QUARTAS DO CINEMA – 20/08
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “O Levante”, “Superbarroco” e “Ser Tão Cinzento”
Dia 20 de agosto, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 9h / domingo, às 17h
A faixa “A Vida é Curta!” desta semana exibe com exclusividade o filme “O Levante”, do artista plástico Jonathas de Andrade. Como parte de seu projeto, ele fez todas as articulações necessárias para promover a 1ª Corrida de Carroças no marco zero da cidade do Recife. Com imagens dessa corrida, produziu o curta-metragem, que trata de maneira original da condição dos carroceiros proibidos de circular na cidade. O projeto foi comissionado pela fundação austríaca Thyssen-Bornemisza Art Contemporary.
Em seguida, é a vez de “Superbarroco”, filme abstrato da diretora Renata Pinheiro que traz uma narrativa simples e linear e tempos dilatados. Ele conta com a atuação de Everaldo Pontes, que faz o papel de um homem solitário que vive numa casa enorme, acompanhado somente por suas memórias. Para trazer as memórias e o subjetivo deste personagem à tona, a diretora faz um trabalho com projeções, compondo um filme de forma artesanal, assim como a arte barroca.
Finalizando a faixa, “Ser Tão Cinzento”, que tem direção de Henrique Dantas. O curta é uma recriação da memória do filme "Manhã Cinzenta", do cineasta autodidata Olney São Paulo, uma das mais belas obras cinematográficas produzidas sobre o período da Ditadura Militar. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
“ÔNIBUS 174” (documentário)
Dia 20 de agosto, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 17h30 / domingo, às 12h30
Lançado em 2002 e dirigido por José Padilha, “Ônibus 174” é uma investigação baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O seqüestro ocorreu em 12 de junho de 2000, e foi filmado e transmitido ao vivo por 4 horas, paralisando o país. Ao mesmo tempo em que narra o seqüestro, conta a história da vida do seqüestrador. O documentário intercala as imagens que a televisão fez da ocorrência policial com uma narrativa que revela o bandido como um típico menino de rua carioca, que virou bandido. As duas narrativas dialogam e acabam demonstrando algumas razões da violência no país.

QUINTAS DO PENSAMENTO – 21/08
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO – “O BEBÊ” (documentário)
Dia 21 de agosto, quinta, às 20h15
Horários alternativos: sexta, à 0h15 e às 14h15 / segunda, às 5h45 e às 8h15

O curta “O Bebê”, de Ana Maria Magalhães, é uma comédia que retrata a situação vivida por Marta, uma jovem mãe  que estranha o momento que seu bebê começa a falar e ler. A diretora dedica o curta a Buñuel por ter descoberto com ele as possibilidades do surrealismo no cinema. No elenco, Andréa Beltrão e Maria Gladys.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS  ESTREIA
“HENRY MILLER: SONHANDO ACORDADO” (documentário)
Dia 21 de agosto, quinta, às 22h20
Horários alternativos: sexta, às 2h30 e às 16h30 / sábado, às 21h20 / segunda, às 2h e às 10h30

Filmado em 1975, o documentário sobre Henry Miller é um mergulho em ideias sobre vida, escrita, sexo e espiritualidade. A produção, dirigida por Tom Schiller, foi gravada quando o autor tinha 81 anos e captura o seu calor, vigor e espírito animal. Falando tão bem quanto escreve, o artista americano proporciona um tour guiado e comentado por sua galeria de arte - que, no caso, é o seu banheiro. Cada item ganha uma piada, uma colocação perspicaz e comentários sobre amizade, amor, literatura, filosofia oriental e a própria forma vigorosa com a qual Miller vê o mundo.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“CIENTISTAS BRASILEIROS” (documentário)
Dia 21 de agosto, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / sábado, às 22h / domingo, às 20h / segunda, às11h

Com direção de José Mariani, o filme mostra a trajetória dos físicos brasileiros José Leite Lopes e César Lattes e sua contribuição para o desenvolvimento da Física no Brasil. O documentário apresenta a carreira científica dos dois cientistas no Brasil e no exterior, com destaque para a descoberta do Méson Pi e para a participação de Lattes e Leite Lopes na fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas em 1949 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 1951. “Cientistas Brasileiros” conta com depoimentos dos protagonistas e também de Simon Schwartzman, Alfredo Marques, Fernando de Souza Barros, Marcelo Damy, Henrique Lins de Barros, Amélia Império Hamburguer, Edson Shibuya e Humberto Siqueira Brandi.

SEXTAS DA SOCIEDADE – 22/08
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS LIVRE
“ESTRADA REAL DA CACHAÇA” (documentário)
Dia 22 de agosto, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à0h30 e às 11h / domingo, às 6h / segunda, às 13h30 / terça, às 7h30
O “road-movie” espaço-temporal dirigido por Pedro Urano procura mapear a presença da cachaça na cultura brasileira. Ele passeia pelo interior do Brasil para identificar a influência da cachaça na vida da população local. Além disso, o documentário mostra outras atividades econômicas da região, como a extração de minério de ferro.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“TANCREDO NEVES – A TRAVESSIA” (documentário)
Dia 22 de agosto, sexta, às 21h45
Horários alternativos: sábado, às 2h30 / domingo, às 2h e às 21h / segunda, às 15h30 / terça, às 9h30

Dirigido por Silvio Tendler, “Tancredo Neves - A Travessia” é um documentário que retrata a biografia do ex-presidente Tancredo Neves através de depoimentos. O filmeconta a história do homem firme em suas decisões e sereno nas atitudes, do político moderado, mas que durante a sua vida pública enfrentou com ética, retidão e extraordinária coragem grandes desafios em momentos cruciais da história do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado