ESPECIAL HOMENAGEIA CÃES QUE SALVARAM VIDAS NO MARCO ZERO

 
 
 
Sobreviventes contam histórias comoventes sobre o vínculo extraordinário entre pessoas e os animais treinados para agir em meio à tragédia
 
Cena do especial
 
 
 

No fatídico 11 de setembro de 2001, mais de dez mil socorristas foram enviados ao local das Torres Gêmeas. Entre eles, estavam trezentos cães treinados para farejar e vasculhar os escombros à procura de sobreviventes.

O especial CÃES HERÓIS (Hero Dogs of 9/11), que o Animal Planet estreia nesta quinta-feira, 11 de setembro, às 22h, é uma homenagem a estes animais, feita nas palavras de seus donos, treinadores e daqueles que só sobreviveram em virtude do trabalho destes socorristas de quatro patas.

Com uma hora de duração, o documentário compila relatos de dedicação e comprometimento sem limites – vínculos entre homem e animal que surgiram em um dos momentos mais graves da história contemporânea.

Entre os casos contados no documentário está a de Michael Hingson, um dos sobreviventes. Michael estava no trabalho, no 78º andar  do World Trade Center quando o primeiro avião se chocou contra o prédio – ele é cego e a ajuda de seu cão-guia, Roselle, foi fundamental para que ele escapasse com vida, depois de descer por uma hora as escadas de emergência da Torre I.

Genelle Guzman-McMillan, a última pessoa retirada com vida dos escombros, passou mais de 24 horas soterrada. Ela também conta às câmeras o que houve naquela manhã ensolarada e como foi encontrada, mesmo debaixo de toneladas de concreto e metal retorcido.
 
Na busca por vidas como a de Genelle, os cães trabalharam incansavelmente em meio à poeira tóxica dos escombros. Durante a missão, muitos deles sofreram ferimentos, cortes, queimaduras e desidratação. Veterinários e oficiais que cuidaram da recuperação dos animais relatam a dramática tarefa de mantê-los motivamos e como zelaram pela saúde desses funcionários essenciais para o resgate – eles foram preparados para buscar e não desistir, mas nem mesmo os treinadores previam uma situação nas proporções do desabamento de dois prédios com mais de cem andares cada.

Os cães de resgate vasculham áreas grandes em pouco tempo e conseguem chegar a locais dos escombros onde a presença humana é impossível; a atuação desses animais é essencial em operações de alto risco. CÃES HERÓIS mostra como eles são treinados e quais os legados da operação mais complexa que os bombeiros já enfrentaram, a queda das Torres Gêmeas.

O documentário também aborda quais são as tecnologias do futuro que ajudarão os animais a executarem o trabalho de buscas: coletes com câmeras, rádio e até mesmo água e mantimentos estão entre as inovações.

Por fim, a homenagem a Sirius, o cão que trabalhava no World Trade Center fazendo a inspeção de todos os veículos de carga que entravam no subsolo dos prédios – seu dono, David Lim também foi soterrado enquanto ajudava os funcionários a evacuarem o edifício.

SERVIÇO
CÃES HERÓIS
 (Hero Dogs of 9/11)
Estreia: quinta-feira, 11 de setembro, às 22h
Classificação Indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado