SescTV estreia série “Movimento”, sobre esportes e atividades físicas


Os episódios, com uma hora de duração, trazem dicas e orientações sobre diferentes práticas esportivas. O primeiro programa, "Ciclismo", vai ao ar dia 20/09, sábado, às 20h 


Foto: Divulgação.

Congestionamento, poluição e dificuldade de mobilidade nos centros urbanos têm pautado o debate na sociedade em busca de alternativas para os deslocamentos diários, como, por exemplo, o uso da bicicleta como meio de transporte. Muitas cidades têm investido na construção de ciclovias, como Amsterdã, na Holanda, e mais recentemente na capital paulista, que apenas neste ano ganhou 44,9 quilômetros de vias exclusivas para bicicleta. 


Este é o tema do episódio de estreia da série Movimento, que o SescTV exibe a partir deste mês, com produção da TVN. Com direção de Carlos Nascimbeni e apresentação de Luciana Mariano do Valle, a série é composta por episódios de uma hora de duração, em linguagem de documentário. Conhecimentos, dicas e orientações sobre diversos esportes e atividades físicas são expostos por atletas e praticantes de diferentes modalidades esportivas. A trilha sonora de abertura é de Edgar Scandurra e Arnaldo Antunes. 

O episódio de abertura, Ciclismo, dia 20/09, sábado, às 20h, mostra essa modalidade não apenas como um esporte, mas também como um meio de transporte, qualidade de vida e cidadania; traz depoimentos de profissionais do ciclismo, usuários do veículo como meio de transporte, instrumento de trabalho, lazer ou condicionamento físico. Um pouco da história da bicicleta também é contada. 

Data de 1791 a criação do cerelífero, na França, que deu origem a bicicleta. Hoje são milhares delas espalhadas por todo o mundo.  Na Europa, as ciclovias percorrem cidades como Amsterdã, na Holanda, conhecida como capital mundial da bicicleta. A Dinamarca e a Alemanha também adotaram essa solução para o trânsito. Nesta última há 53 mil quilômetros de ciclovias. Outros países, como a Espanha, a França e a Itália, estão seguindo o exemplo. 

O turismo não podia ficar de fora. Cresce dia a dia em todo o planeta, principalmente na Europa, o uso da também conhecida como "magrela" em programas turísticos. Diversas cidades no Brasil já possuem o ciclo turismo, como Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Aracaju, São Paulo, Sorocaba e São Vicente. Entre Santos e São Vicente, cerca de cinco mil bicicletas trafegam em horário de pico na ciclovia que segue beirando a orla da praia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado