40ª MOSTRA JOGA LUZ SOBRE O CINEMA POLONÊS E HOMENAGEIA O CINEASTA ANDRZEJ WAJDA




 

FOCO POLÔNIA apresenta títulos do cinema polonês contemporâneo, junto com uma retrospectiva de 17 títulos do diretorAndrzej Wajda – morto no domingo (09) - e exibição de cópia restaurada de Decálogo, de Krzysztof Kieślowski.

 

Em parceira com o IAM e o Polish Film Institute, a Mostra promove o Polish Day, com programação dedicada ao cinema polonês e debate com o crítico polonêsTadeusz Lubelski

 

Mostra vem desenvolvendo nas últimas edições a tradição de trazer para o público um panorama da produção cinematográfica de um país diferente. Nesta 40ª edição, com o apoio do IAM (Instituto Adam Mickiewicz) e o Polish Film Institute, o recorte escolhido foi a Polônia, com destaque para a homenagem a Andrzej Wajda (que receberá o Prêmio Humanidade), e a exibição da aclamada série cinematográficaDECÁLOGO, de Krzysztof Kieślowski – sucesso da 13ª Mostra; além de uma seleção de filmes poloneses contemporâneos.

Andrzej Wajda é sinônimo de cinema político polonês desde os anos 1960, foi um dos primeiros diretores a fazer o cinema polonês se tornar conhecido no resto do mundo e permaneceu ativo até o seu falecimento, aos 90 anos, no último domingo, 09 de outubro. O diretor será laureado postumamente com o tradicional Prêmio Humanidade da 40ª Mostra, que o evento outorga todo ano a um diretor cuja obra reflete questões humanísticas. 

AS SENHORITAS DE WILKO (1979), CINZAS(1965), CINZAS E DIAMANTES (1958), DANTON - O PROCESSO DA REVOLUÇÃO (1982),GERAÇÃO (1954), KANAL (1957), OS INOCENTES CHARMOSOS (1960), TUDO À VENDA (1968), PAISAGEM APÓS A BATALHA(1970), O CASAMENTO (1972), TERRA PROMETIDA (1974), O HOMEM DE MÁRMORE(1976), SEM ANESTESIA (1978), O HOMEM DE FERRO (1981), OS POSSESSOS (1988), WALESA(2013) e WRÓBLEWSKI SEGUNDO WAJDA(2015), são os títulos de Andrzej Wajda na 40ª Mostra.  

FOCO POLÔNIA também exibe todos os episódios de DECÁLOGO, série inspirada nos 10 mandamentos bíblicos, considerada a obra-prima do diretor Krzysztof Kieślowski. As cópias restauradas terão sessões em programas de três ou quatro episódios e também em maratona. Complementam a apresentação especial da série, o Programa de Curtas Kieślowski. O DECÁLOGO foi exibido pela primeira vez no Brasil na 13ª Mostra.

 

POLISH DAY 

Ao dia 26 de outubro, a Mostra e o IAM promovem o Polish Day. Na ocasião serão exibidos dois títulos de Andrzej Wajda, episódios de Decálogo, além de filmes poloneses contemporâneos. No mesmo dia, o crítico polonês Tadeusz Lubelski participa de bate-papo com o público sobre a seleção do FOCO POLÔNIA, ao final do qual o crítico receberá o Prêmio Humanidade da 40ª Mostra em homenagem póstuma a Wajda. Em seguida, haverá coquetel para os presentes. 

Serviço – POLISH DAY

Data: 26/10 (quarta-feira)

Local: Sala 1 e Sala 4 - Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1475 - Cerqueira César - São Paulo/SP) 

Programação: Sala 114h: Exibição de O Homem de Mármore, de Andrzej Wajda

17h: Exibição de Sem Anestesia, de Andrzej Wajda

19h-20h30: Bate-papo com o crítico Tadeusz Lubelski + Entrega do Prêmio Humanidade em homenagem póstuma a Andrzej Wajda

20h30: Coquetel

20h30: Exibição de Baby Bump, com a presença do diretor Kuba Czekaj

22h10: Exibição de Estados Unidos pelo Amor

Sala 4: 14h-21h30: Exibição de Decálogo – eps. 5 e 6; 7 e 8; 9 e 10.

 

 

PATROCINADORES DA 40ª MOSTRA

Apresentam a 40ª MOSTRA o GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA CULTURA, PETROBRAS, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PREFEITURA DE SÃO PAULO. O evento conta com o copatrocínio do BNDES - BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL e do ITAÚ; apoio institucional do PROAC SP, SPCINE, SABESP aparceria do SESC e da CPFL ENERGIA; a colaboração doAUDITÓRIO IBIRAPUERA – SECRETARIA DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE do INSTITUTO BACCARELLI e da IMPRENSA OFICIAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO e a promoção da FOLHA DE S.PAULO, da GLOBO FILMES, da TV CULTURA, do TELECINE, do CANAL ARTE 1, da RÁDIO BANDEIRANTES e da RÁDIO BAND NEWS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado