No Dia Mundial da Alimentação, o SescTV exibe dois programas com o tema


 

 Exibidos em 15/10, "Feira de São Joaquim - BA" e "Mercado Central de Belo Horizonte – MG" contam a história de duas importantes construções voltadas ao comércio de alimentos



Episódio: Feira de São Joaquim - BA. Foto: Divulgação

 

 

SescTV exibe dois episódios da série Arquiteturas que narram as histórias de duas relevantes construções voltadas ao comércio de alimentos: Feira de São Joaquim – BA  e Mercado Central de Belo Horizonte – MG. As atrações serão exibidas em 15/10Dia Mundial da Alimentaçãoa partir das 15h, com direção do jornalista Paulo Markun e do cineasta Sergio Roizenblit.

O episódio Feira de São Joaquim resgata a formação da feira, em 1950, e as mudanças ocorridas desde a sua origem. A princípio, o evento era móvel e se tornou fixo devido à sua expansão. Após um grande incêndio que atingiu todas barracas, em 1964, a feira foi transferida para São Joaquim, onde continua instalada até hoje. Segundo o artista Fael Primeiro, a feira se destaca por sobreviver e persistir com o artesanato feito de barro, madeira, palha e das matérias-primas, retiradas de maneira rústica, que são valorizadas pelo consumido. "É a indústria do povo, do gueto, da mão. Isso é o símbolo de resistência para o mundo", afirma.

Já o episódio Mercado Central de Belo Horizonte – MG mostra o espaço como um lugar de trocas comerciais, sociais e culturais. Conhecido como a "praia dos mineiros", surgiu da necessidade de centralizar o abastecimento de alimentos dos 47 mil habitantes, que viveram na cidade em 1929. Com o passar do tempo, os próprios comerciantes se organizaram em uma cooperativa e compraram o mercado, que logo se transformou em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um importante ponto turístico da capital mineira.

Sent with SndLatr for Gmail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado