GNT estreia nesta quarta (19) série inédita sobre questões de gênero


Serão 10 episódios repletos de histórias de amor, alegria e coragem contados por 14 pessoas que abrem seu universo para o diretor João Jardim

 

       

Foto 1 (João Jardim com a personagem Amanda) Foto 2 (Carol Marra)  e Foto 3 (Letícia Lanz) - Crédito Divulgação GNT (Para salvar em alta resolução, clique na imagem com o botão direito do mouse e selecione "Salvar imagem como...")

 

 Nesta quarta (19), às 21h30, o GNT estreia a série documental "Liberdade de Gênero". Dirigida por João Jardim, a nova atração percorre cinco estados brasileiros – Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo - para conhecer histórias de vida de pessoas que não se identificam com o gênero do nascimento. Os 14 personagens contam suas experiências na trajetória de redescoberta de si mesmos e mostram força e coragem para se voltar contra um padrão normativo que os oprimia. 

            Para mostrar essas histórias, o foco sai da excentricidade que essa minoria desperta e se volta para o afeto como fio condutor da narrativa. Assim, filhos, netos, parceiros, amigos e mães, contam como foi lidar com a transexualidade dentro da própria família e o que aprenderam com essa relação.  "A série traz um outro olhar sobre as pessoas trans, colocando eles e elas dentro do contexto comum, com laços de família e uma vida normal. Foi surpreendente estar tão próximo destas questões, ver a luta e a força necessária para uma pessoa trans existir plenamente da forma como se reconhecem foi emocionante" conta João Jardim. Tornar familiar o que, em princípio, é estranho - é esta a aposta do programa.

 Uma das entrevistadas da série é Letícia Lanz, psicanalista e escritora, que mora em Curitiba e é casada há 40 anos com Ângela. Nascida Geraldo, ela fez a transição de gênero, após 30 anos de casamento. Com três filhos e três netos, Leticia, que sempre se relacionou e gostou de mulheres, diz que se sentia uma aberração para o próprio meio. "Eu não sou homem nem mulher, sou uma construção de mim mesma. Não nasci com o gênero errado, nasci na sociedade errada", afirma. Após um infarto, ela decidiu assumir sua verdadeira identidade. "O Geraldo não morreu, só evoluiu" ironiza, falando da sua transformação.

Outra a contar sua história para o cineasta é a atriz, jornalista e modelo  Carol Marra, que fala dos desafios na sua jornada de encontro com gênero que ela se identifica. 

Os episódios estarão disponíveis, após a exibição na TV, para o assinante a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta acessar o GNT Play – gntplay.com.br – serviço de TV everywhere do GNT no Globosat Play, um produto que reúne os canais da programadora e seus respectivos programas. No GNT Play, a atração também pode ser assistida simultaneamente à exibição da TV em computadores, tablets, Xbox, smartphones com sistema iOS ou Android. Para ter acesso ao conteúdo diretamente da televisão, os assinantes podem acessar o serviço on demand da sua operadora. 

Sent with SndLatr for Gmail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado