NOVE EQUIPES DO VALE DO PARAÍBA DISPUTAM SELETIVA DO 8º TORNEIO SESI DE ROBÓTICA DIA 25/10 EM JACAREÍ


 

Alunos de Caçapava, Cruzeiro, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé colocarão à prova conhecimentos sobre construção e programação de robôs e apresentarão projetos para melhorar a interação entre os seres humanos e os animais.

 

São Paulo, 17/10/2016 – Em sua oitava temporada, o Torneio SESI-SP de Robótica, categoria First Lego League (FLL), reunirá 972 estudantes do ensino fundamental da entidade em nove seletivas regionais, que serão realizadas em todo o estado. A primeira delas será disputada em Jacareí, dia 25 de outubro, e terá a participação de equipes de Cruzeiro, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Taubaté, Tremembé e dois times de Caçapava.

Os melhores times de cada seletiva se classificarão para a Etapa Estadual do torneio, dias 6 e 7 de dezembro, no SESI de Presidente Epitácio. As equipes que obtiverem os primeiros lugares na competição estadual terão o direito de participar da Etapa Nacional, que será realizada em março de 2017, em Brasília. Depois, os melhores do país se credenciam para a disputa de torneios internacionais.

Muito mais que robôs – A cada temporada, além de construir e programar robôs, os alunos são desafiados a desenvolver um projeto de pesquisa que ofereça solução prática e inovadora para um problema do mundo real. Para os próximos torneios da FLL o tema será Aliados Animais, que incentivará os competidores a melhorar a forma como seres humanos e animais interagem um com o outro. Alguns exemplos de como isso já ocorre são os sistemas de proteção a animais ameaçados de extinção, as ordenhas automatizadas e a condução de pessoas cegas por meio de cães-guia.

Durante a competição, o momento mais animado é quando os robôs entram em ação. Conhecida como Desafio do Robô, essa etapa exige que os estudantes construam e programem um robô autônomo, capaz de cumprir missões predeterminadas. A prova é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.

As equipes são compostas por seis alunos, um técnico e um mentor. A pontuação de cada time é baseada em três requisitos: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e pesquisa); projeto do robô (design do robô, programação e estratégia e inovação); e core values (inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo).

Incentivar a cultura científica – O Torneio SESI-SP de Robótica é voltado aos estudantes do Ensino Fundamental II da entidade e tem como objetivo desenvolver nos alunos da rede escolar competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia, utilizando contextos do mundo real.

Segundo o Superintendente do SESI-SP, Walter Vicioni Gonçalves, o objetivo do programa de robótica é estimular no aluno o interesse pelo estudo da Ciência e da Tecnologia e trabalhar o desenvolvimento de competências e habilidades. "A robótica é uma ferramenta pedagógica que ajuda a fixar os conceitos desenvolvidos em sala de aula e a formar cidadãos plenos, jovens que contribuirão para construir um Brasil diferente, um Brasil que dá certo".

Na metodologia utilizada no SESI-SP as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. "Em nosso modelo educacional, o estudante é estimulado o tempo todo a pensar, pesquisar e fazer novas descobertas", completa Vicioni.

Os trabalhos na área de robótica são desenvolvidos em sala de aula e supervisionados por analistas de suporte em informática. O evento tem como parceiro a organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), fundada em 1989 para estimular o ensino e a prática da ciência e da tecnologia entre os jovens.

Mundialmente, a entidade congrega mais de 212 mil estudantes, 19,5 mil times, 17,5 mil robôs, 57 mil mentores e 33 mil voluntários. Para saber mais sobre o 8º Torneio SESI-SP de Robótica e as equipes participantes, acesse: facebook.com/roboticasesi.

 

Serviço:

8º Torneio SESI-SP de Robótica

Etapa Regional 1 – Jacareí

Data: 25 de outubro

Local: Sesi de Jacareí

R. Antonio Ferreira Rizzini, 600 – Jd. Elza Maria

 

 

Equipes participantes:

 

CE 030

Caçapava

CE 207

Caçapava

CE 401

Cruzeiro

CE 240

Ferraz de Vasconcelos

CE 160

Jacareí

CE 162

Lorena

CE 113

Mogi das Cruzes

CE 365

Mogi das Cruzes

CE 413

Mogi das Cruzes

CE 387

Pindamonhangaba

CE 175

Poá

CE 182

São José dos Campos

CE 081

Suzano

CE 367

Suzano

CE 411

Taubaté

CE 033

Tremembé

Sent with SndLatr for Gmail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado