Luiz Gonzaga é homenageado em O Milagre de Santa Luzia

Programa sobre o Rei do Baião vai ao ar na madrugada de sábado para domingo (17/12), à 1h, na TV Cultura

 

São Paulo, 15 de dezembro de 2017 – Na madrugada deste sábado para domingo (17/12), a série O Milagre de Santa Luzia presta homenagem a um dos maiores nomes da música nordestina, Luiz Gonzaga. O programa sobre o Rei do Baião vai ao ar à 1h, na TV Cultura.

 

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina e, com ela, as alegrias e as angústias de sua gente. Extremamente criativo e poético, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que nas horas vagas do trabalho na roça tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a se apresentar em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, já no Rio de Janeiro, deixou de servir às Forças Armadas para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos, ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira canção.

 

Em 1947, compôs uma das músicas mais significativas do país, Asa Branca. A partir de então, sua carreira deslanchou, dando início a muitos discos, sucessos e parcerias com artistas do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não à toa, seu trabalho influencia direta e indiretamente muitos músicos de gerações posteriores à sua.

 

Por meio de um mergulho profundo no universo da sanfona, O Milagre de Santa Luzia revela a diversidade e a riqueza da cultura brasileira. Cada episódio tem como foco um artista popular, mostrando suas atividades, produções e referências. São 52 programas dirigidos pelo cineasta Sérgio Roizenblit, que também assinou a direção do longa-metragem homônimo que deu origem à série.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado