Documentário sobre os Sem Terra mostra a realidade de famílias assentadas em diferentes regiões do Brasil


 
Inédito no SescTV, o episódio da segunda temporada da série Habitar Habitat entrevista moradores sobre as dificuldades enfrentadas na busca pela terra


Maria Alves da Silva, agricultora e sem terra. Foto: Habitar Habitat/ Divulgação.
 
No dia 19 de dezembro, terça, às 22h, o SescTV exibe o documentário Sem Terra (2017, 52min), dirigido pelo jornalista Paulo Markun e pelo documentarista Sergio Roizenblit. A produção integra a segunda temporada da série Habitar Habitat, que aborda, em 13 programas, temas relativos às questões da moradia não apenas como espaço físico, mas como local de convivências, afetos e deslocamentos, todas as terças-feiras, às 22h (Assista também pela internet em sesctv.org.br) 
 
O episódio Sem Terra expõe a realidade de famílias que fazem parte de três assentamentos liderados pelo MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. São eles: o Nelson Mandela, em Piracicaba, interior paulista; o Comuna Irmã Alberta, em Perus, região metropolitana de São Paulo e o Filhos de Sepé, na cidade de Viamão, Rio Grande do Sul.
 
Cerca de 120 mil famílias brasileiras aguardam acampadas pela reforma agrária. Em agosto de 2013, o assentamento Nelson Mandela foi criado após a ocupação de uma fazenda, em Piracicaba, por 400 famílias. Alvo de um processo de reintegração de posse, esse território atualmente garante a subsistência de 64 grupos. "Tem muita terra por aí que a gente vê em que não se planta nada, nós não invadimos, ocupamos", explica a sem terra Elisabete Soares Barbosa, dona de casa, de 45 anos, mãe de 15 filhos. 
 
Elizabete fala com orgulho sobre o barraco que construiu com a ajuda de sua filha, no acampamento. "Não chove dentro, usei uma lona azul nova que ganhei. A janela da cozinha é de correr, feita de madeira. Nós temos fogão a lenha e armários. Consegui fazer dois quartos e uma sala". Acostumada a mudanças, ela aguarda diretrizes do MST para desmontar tudo e ir para outro local com a família.
 
Em situação diferente encontram-se a agricultora Maria Alves da Silva e seus dois filhos, que não sofrem com ameaças de reintegração de posse. Eles estão assentados em Comuna Irmã Alberta, um terreno da fazenda Itayê, que estava prestes a se tornar um lixão até ser ocupado por 400 famílias do MST, em julho de 2002. O local foi desapropriado pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, a Sabesp. "Será o primeiro assentamento que vai se concluir dentro do Estado de São Paulo. O processo de concessão das terras está avançado. É provável que fiquemos nela", explica Maria. Segundo ela, ter famílias assentadas e praticando uma agricultura limpa em torno da cidade é benéfico para a sociedade e para o Estado. 
 
Outro assentamento visitado pela série é o de Sepé, localizado no município de Viamão, em Porto Alegre. Seus moradores ocupam 450 hectares, dos quais 2.545 são protegidos pela área de proteção ambiental Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos. O assentamento que abriga 376 famílias produz todos seus alimentos de forma orgânica desde 2008. Além disso, tornou-se conhecido como o maior produtor de arroz agroecológico do mundo. "Nós preparamos o solo, respeitamos a natureza, tentando não prejudicar a terra de onde tiramos nosso sustento", afirma o agricultor Ivan Carlos Prado Pereira.
 
Sobre a série Habitar Habitat:
 
Lançada pelo SescTV em novembro de 2013, a série apresenta, em linguagem documental, diferentes modos de morar no País e suas relações com a cultura. Na primeira temporada, a produção mostrou habitações como oca indígena, palafitas da região Amazônica, casa sertaneja, casa caiçara e condomínios de luxo das grandes metrópoles."Na segunda temporada da série, nós estamos conhecendo maneiras pouco comuns de morar. Comunidades, grupos e tipologias em que a casa é mais do que um teto. Muitas, nem teto possuem", explica Markun. "Se na primeira temporada a tradição que configura residências por décadas era o nosso principal foco, na segunda, o desafio da moradia consiste em lidar com condições nada tradicionais", comenta Roizenblit. Segundos os diretores, esses são os principais aspectos que distinguem as temporadas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado