SÉRIE NA TV POR ASSINATURA DEBATE EVOLUÇÃO DA ERVA-MATE COMO MISTURA PRESENTE EM BEBIDAS E PRATOS


 

'Ilex, A Busca pelo Sabor' estreia neste sábado (2), às 18h30, no canal Travel Box Brazil

 

Fevereiro de 2019 – Da descoberta indígena ao potencial culinário, terapêutico e econômico. A planta 'ilex paraguarienssis', nome científico do mate, assumiu o status de mistura em bebidas quentes e frias a aperitivos e pratos principais, acessível aos paladares experimentais e alcoólicos. A rota desta erva desde a fase de planta mitológica às suas ramificações no mercado brasileiro e internacional será debatida em série inédita na TV, intitulada 'Ilex, A Busca pelo Sabor', que estreia neste sábado (2), às 18h30, no canal por assinatura Travel Box Brazil.  

 

Produzida em linguagem documental, a série 'Ilex, A Busca pelo Sabor' se concentra na descoberta do universo de possibilidades da planta típica da América do Sul. Sólida no mercado, a erva-mate está sendo internacionalizada nos últimos anos, o que inclui presença em cervejas artesanais e energéticos de danceterias alemãs. O lastro econômico de seu consumo tão vasto poderá gerar escassez da matéria prima para a demanda mundial.

 

No Brasil, a erva-mate tem seu maior consumo nos Estados do Sul, principalmente, por conta do chimarrão. Em janeiro de 2019, entrou em vigor a lei que cria a Política Nacional da Erva-Mate, com o objetivo de aumentar a produção, a industrialização e a comercialização do produto, por meio da oferta de linhas de crédito e financiamentos. A lei facilita os empréstimos para a cadeia produtiva da erva, além de incentivar pesquisas para aperfeiçoar a produção.

 

Os financiamentos da cadeia produtiva estão associados ao potencial terapêutico da planta. Pesquisas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, afirmam que o mate possui benefícios medicinais devido ao seu alto teor de antioxidantes. Reduz os processos inflamatórios e tem o poder de combater o câncer. Isso ocorre porque o mate possui uma grande concentração de ácidos cafeoilquínicos (ACQ), substância capaz de induzir a autodestruição das células cancerígenas por meio da danificação de seu DNA.

 

Para debater origens, qualidades medicinais, paladar gastronômico e mercados brasileiro e internacional da erva-mate, a série percorreu regiões de cultivo para entrevistar pequenos produtores. Além disso, conta com entrevistas de diversos especialistas, como o médico e pesquisador Nelson Bracesco, os historiadores Renê Ramos e Janaik Baum, o Sommelier Edu Pelizzon e a dermatologista Manoela de David Dornelles.  'Ilex, A Busca pelo Sabor' é produzida pela Estação Filmes com direção de Gabriel Horn. "Para os tomadores de chimarrão, uma quebra de paradigmas. Para o público em geral, mais uma oportunidade de saborear a essência da América do Sul", conta o diretor.

 

SERVIÇO

Estreia da série 'Ilex, A Busca pelo Sabor'

Quando: 2 de março, às 18h30

Canal: Travel Box Brazil

Novos episódios: sábados, às 18h30

Reprises: Terças-feiras, às 00h30; Quartas-feiras, às 06h30; quintas-feiras, às 12h30 e 22h40; e sábados, às 04h40

Total de episódios: 6

Duração por episódio: 15 minutos

Classificação indicativa: Livre

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado