FESTIVAIS BRASILEIROS DE CINEMA FAZEM PARCERIA COM A PLATAFORMA LOOKE PARA SUAS EDIÇÕES ONLINE

FESTIVAIS BRASIL

 

* Fórum dos Festivais Play vai abrigar 11 eventos em 2020

 

Festivais brasileiros de cinema firmaram parceria com a plataforma digital Looke e realizarão suas edições deste ano de forma online e gratuita, acessíveis em todo o território brasileiro.

 

São 11 eventos, que estarão no Fórum dos Festivais Play, abrigado no serviço de streaming de vídeos on demand: os paulistas Mix Brasil e Festival Latino-Americano; Curta Brasília e Lobo Fest (ambos do Distrito Federal), Festival de Vitória (ES); CINEfoot, Visões Periféricas e ARCHIcine (RJ); e os mineiros Curta Circuito, Lumiar e CINEfoot Mulheres.

 

Todos esses eventos são associados ao Fórum dos Festivais – Fórum Nacional dos Organizadores de Eventos Audiovisuais, entidade que reúne as principais iniciativas desse segmento, realizados no país ou no exterior.

 

Programado para o período de 10 a 16 de outubro, o 20º Curta Circuito tem como tema desta edição "Fé, Magia e Mistério no Cinema Brasileiro". Uma das mostras mais antigas de Minas Gerais, resgata obras importantes da filmografia brasileira das décadas de 1970 e 80.

 

Já o Lumiar - 7º Festival Interamericano de Cinema Universitário acontece de 3 a 9 de novembro e é focado na produção universitária de curtas-metragens de todo o continente americano. O evento se propõe a ser um espaço de troca de conhecimento, experiências e aprendizagem entre estudantes, profissionais do mercado e o público em geral.

 

A 1º edição do CINEfoot Mulheres está programada entre os dias 5 e 8 de novembro e é voltada à história do futebol feminino, imprimindo total protagonismo à presença das mulheres nos campos cultural, acadêmico, esportivo e social.

 

Ente 5 a 12 de novembro o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo comemora sua 15ª edição. O evento programa filmes recentes e históricos produzidos na América Latina e Caribe, além de homenagens, programas especiais, encontros e debates.

 

Criado em 1993, o Festival MixBrasil da Cultura da Diversidade é hoje é o maior evento cultural de inclusão e difusão cultural de questões LGBTQIA+ da América Latina. Sua 28ª edição ocorre de 11 a 22 de novembro.

 

O 27º Festival de Cinema de Vitória acontece de 11 a 22 de novembro, exibindo obras audiovisuais em diversos formatos e gêneros, que formam um panorama da produção brasileira contemporânea em longa e curta-metragem. São 12 mostras competitivas, premiações em 21 categorias, homenagens, lançamentos de livros, laboratórios, seminários e debates.

 

Entre 10 e 20 de dezembro acontece a 9ª edição do Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-Metragem, evento dedicado à promoção e difusão do filme de curta duração, brasileiro e internacional. Compreende mostras competitivas local e nacional, além de mostras temáticas como SurdoCine, Decibeis de Videoclipes, Provocações, Calanguinho infantil e Curta VR (de realidade virtual).

 

Pioneiro no Brasil na abordagem da arquitetura e do urbanismo através do cinema, ARCHcine - Festival Internacional de Cinema de Arquitetura promove sua 5ª edição entre 16 e 26 novembro. O evento tem se consolidado como importante plataforma de difusão audiovisual sobre arquitetura e urbanismo no país.

 

Com datas a confirmar para sua 11ª edição, o CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol é o primeiro festival de cinema latino-americano dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. Na programação do evento estão mostras competitivas e especiais, sessões com acessibilidade, homenagens, debates e a tradicional Mostra Dente de Leite, destinada ao público infantojuvenil.

 

Já a 14ª edição do Visões Periféricas tem suas datas a serem confirmadas. Trata-se de uma plataforma de difusão de filmes de curta, média e longa-metragem e desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras.

 

Lobo Fest - Festival Internacional de Filmes chega este ano a sua 12ª edição, em datas a serem confirmadas. Sediado em Brasília, é evento com foco na pluralidade audiovisual – desde filmes curtíssimos até curtas e médias-metragens, atendendo à produção independente fora do circuito comercial e potencializando as novas linguagens.

 

 

sobre o Fórum dos Festivais

 

Criado em março de 2000, o Fórum dos Festivais – Fórum Nacional dos Organizadores de Eventos Audiovisuais completa 20 anos de trabalho ininterrupto. A entidade estima que existam atualmente mais de 350 festivais audiovisuais promovidos no país ou que, realizados no exterior, são voltados à cinematografia brasileira. Um total de 2,5 milhões de espectadores são atraídos anualmente para este circuito.

 

Para seu atual presidente, Antonio Leal (do CINEfoot), o Fórum dos Festivais "permanece firme em sua missão de promover o setor de festivais e mostras". Para este objetivo, a instituição vem reafirmando "a importância cultural, artística, social e econômica" destas vitrines audiovisuais. "Nossa luta incansável" – justifica – "busca o fortalecimento do setor junto à sociedade, à classe audiovisual, autoridades, instituições parceiras e empresas patrocinadoras. Queremos conquistar condições cada vez mais permanentes de financiamentos dos festivais e sua consequente sustentabilidade".

 

Os festivais audiovisuais brasileiros são reconhecidos por sua forte atuação cultural, social e econômica, estimulando a formação de plateias, garantindo espaço para os filmes brasileiros, atuando no intercâmbio com a cinematografia internacional, promovendo o acesso da população às telas e gerando emprego e renda em todas as comunidades onde atua. Eles são uma vitrine natural, eficiente e permanente para a difusão do produto audiovisual brasileiro: filmes de curta, média e longas-metragens, documentários, animações, ficções, experimentais, vídeos, internet, obras seriadas e outros suportes. Esta é a nossa vocação. Além disso, esses eventos representam também um espaço de reflexão e organização da classe audiovisual. Diversos eventos abrigaram encontros que servem para o fortalecimento das entidades que atuam na condução das lutas do setor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA