"Eu vejo um traço muito comum das culturas do Brasil e de Portugal que é falar dos sentimentos. Acho que isso reflete a maneira amorosa com que lidamos com as coisas e nossa afetividade" conta Mallu Magalhães, em episódio inédito da websérie ‘Ponte Aérea: Portugal - Brasil’


O músico português Fred Ferreira, integrante da Banda do Mar ao lado da cantora e de Marcelo Camelo, também participa do programa, que é realizado pelo canal Papo de Música e apresentado pela UBC e a SPA

Mallu Magalhães (Foto Divulgação)

"Minha relação afetiva com Portugal começou em uma das minhas primeiras turnês pela Europa, em um festival onde o clima do público e a beleza do local me encantaram profundamente", contou Mallu

Série que vem promovendo encontros virtuais entre artistas brasileiros e artistas portugueses para conversas sobre carreira e conexão cultural, o "Ponte Aérea: Portugal - Brasil" receberá nesta quinta-feira os amigos de longa data e integrantes da "Banda do Mar" Mallu Magalhães e o português Fred Ferreira. As entrevistas são comandadas por Fabiane Pereira, jornalista e apresentadora do canal Papo de Música. A websérie tem o patrocínio da União Brasileira de Compositores e da Sociedade Portuguesa de Autores e é uma das iniciativas das instituições após firmarem acordo de reciprocidade entre as nações. Já Com início em agosto, o programa já recebeu nomes como Carminho, Ney Matogrosso e Antònio Zambujo, Nelson Motta e Cuca Roseta, Mayra Andrade, Russo Passapusso e Capucua, Duda Beat e Pongo, Fafá de Belém e Teresa Salgueiro, entre outros.

Fred Ferreira (Foto: Rita Carmo)

No programa do dia 30/09, Fred Ferreira contou na entrevista exclusiva que sua paixão pela música brasileira foi fortemente influenciada por um amigo e a primeira ida ao Brasil foi com Marcelo Camelo, quando assistiram onze shows em dez dias. Fred Ferreira, que tem a avó paterna carioca, consolidando a forte relação com o Brasil, é um nome que faz parte da história da música portuguesa dos últimos vinte anos. Seja enquanto membro de bandas como Oioai, Dapunksportif, Os Maduros, Buraka Som Sistema, 5-30, Orelha Negra ou a Banda do Mar, ou seja em paralelo acompanhando diversos artistas, como a fadista Raquel Tavares, e produzindo discos de gente tão diferente como Mafalda Veiga, Luís Represas, Nicotine"s Orchestra ou Miúda. Seu mais recente trabalho lançado foi um álbum instrumental e introspectivo, chamado "O Amor Encontra-te no Fim". A música para Fred vem de berço, filho do reconhecido Kalú, da banda Xutos e Pontapés, o artista demonstra a cada dia mais seu potencial e estilo. "Meu pai é um super músico, tem uma banda muito conhecida por aqui, com 40 anos de estrada, e eu nasci praticamente em cima do palco. Desde sempre acompanhei os shows e viajava com ele, então desde muito cedo eu já queria ser músico", explicou Fred.

"Acho que a imaginação de cada artista faz com que surjam surpresas sempre fantásticas. Sinto que em Portugal a música está em um bom momento e sinto que no Brasil também. Mallu me apresentou uma música recentemente dos Gilsons que eu me apaixonei de cara" (Fred Ferreira)

Mallu Magalhães (Foto: Divulgação)

Mallu Magalhães mora em Portugal há muitos anos e é vista como uma artista contemporânea. A cantora, compositora, instrumentista e produtora musical brasileira conta com cinco álbuns e um DVD lançados, sendo "Esperança" o seu mais recente trabalho. Também trazendo o gosto pela música de berço, Mallu foi influenciada musicalmente pelos pais, mais precisamente pelo pai, um engenheiro e músico amador apaixonado por rock clássico. Autodidata, ela aprendeu a tocar violão sozinha aos nove anos de idade. Assim como o banjo, a gaita, a escaleta, o piano, e o ukulele. Para a Mallu, a música está cada vez mais misturada e que a categorização musical, com o tempo, está passando. "Uma coisa que eu acho legal, até do ouvinte, é que as pessoas não estão mais tão fechadas em gêneros. O consumo de música no streaming, com as playlists, virou muito mais algo no seu 'feeling', no seu 'mood', do que escolher um gênero para ouvir" , relatou a cantora.

"Eu acho que as músicas ganharam um novo significado. As músicas festivas ganharam um significado de confirmação, de força, que acho que não tinham. Uma música feliz e leve antes da pandemia era uma música feliz e leve, agora é quase que uma conquista. Algo que você tem que dizer e afirmar, dizer 'eu preciso da felicidade e preciso da leveza, quero isso pra mim'." (Mallu Magalhães)

Sobre a pandemia e o isolamento, Fred falou que situações horríveis aconteceram, mas ao mesmo tempo fez começar a surgir cada vez mais músicas novas e diferentes. "Estou ansioso pelos tempos que vem agora, pois acho que para os músicos irão surgir coisas novas muito interessantes", comentou. Sobre ressignificar momentos, devido a pandemia, Mallu falou sobre o adiamento forçado do seu disco "Esperança", que anteriormente se chamaria "Felicidade". "Não tinha mais sentido lançar um disco com esse nome em um momento em que ninguém estava feliz. O início foi um momento muito ruim pra todo mundo e pra nós não foi diferente. Eu olhei muito pra mim como referência, do momento de conseguir voltar a trabalhar com o coração, sabe. Foi há mais ou menos uns três meses, com o avanço da vacinação, que me voltou a sensação de já sabermos como controlar um pouco mais as coisas. Ainda não acabou, mas pelo menos agora já sabemos como cuidar e prevenir", relatou.

Para os fãs da Banda do Mar, Mallu deixou uma esperança: "Chances de um retorno existem sim, é mais uma questão circunstância, eu diria. Estamos sempre juntos e continuamos tendo encontros bem interessantes artisticamente."

As transmissões dos episódios da websérie são apresentados às terças-feiras exclusivamente no canal 'Papo de Música'. Já os programas das quintas-feiras são transmitidos simultaneamente no Papo de Música e no canal de YouTube da UBC.

SERVIÇO: "Ponte Aérea: Portugal - Brasil"

30/09 - Mallu Magalhães e Fred Ferreira
Quinta-feira, às 19h, nos canais do YouTube ' Papo de Música ' e UBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto