Composições para o cinema são tema de conversa de Dado Villa-Lobos para o programa Conversa de Música com Sérgio Martins, da InnSaei.TV


No dia 29 de setembro, talentoso músico e compositor, Dado comenta carreira e contribuição musical em produções cinematográficas, seu processo de criação, pesquisa e suas inspirações




São Paulo, Setembro de 2021 - Dado Villa-Lobos começou a fazer trilhas sonoras há 20 anos e a primeira trilha para cinema foi o filme Bufo & Spallanzani, de Flávio Tambellini. A estreia do músico e produtor no meio do cinema foi de sucesso, tanto que recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami. Essa é uma das histórias contadas por Dado Villa-Lobos, conhecido por integrar a banda Legião Urbana, para Sérgio Martins no programa Conversa de Música. Conduzido pelo jornalista e crítico musical, o bate-papo estará disponível na InnSaei.TV , quarta-feira (29/09), às 19h, com acesso gratuito.

"Nessa oportunidade, descobri como é interessante fazer música em cima de um enredo, emoldurar e fazer uma base para o trama que é contato. Ao compor uma trilha sonora, você pode experimentar sem estar preso em um formato, a composição segue uma outra dinâmica e vai por caminhos muito interessantes. A música se torna um ator dentro do filme, para dar amparo dramático para a história", comenta Dado sobre o primeiro desafio, durante sua entrevista.


Músico profissional, e de carreira consolidada há mais de 35 anos, Dado está dedicado a compor a trilha sonora da segunda temporada da série Bom Dia Verônica. Para a atração, Dado comenta que tem mais de 30 minutos de músicas por episódio, e os temas são inspirados na música eletrônica européia dos anos 1980, com sonoridade que se une ao ambiente urbano de São Paulo, onde se passa a trama.

"Gosto de pesquisar elementos eletrônicos e acústicos e instrumentos de outros países. A facilidade da pesquisa musical em plataformas de streaming sobre músicas, facilita conhecer o que está em alta em outros países, para inspirar novas criações", comenta sobre o processo de pesquisa e produção de novos temas. "Para Muitos homens num só, adaptação do livro 'Memórias de um Rato de Hotel', de João do Rio, por exemplo, usei instrumentos turcos para reviver as épocas dos opiários".

Além da busca por novas sonoridades, Dado Villa-Lobos cita, entre os compositores que o inspiram, John Hopkins, William Basinski, Angelo Badalamenti, John Williams, o brasileiro Antônio Pinto, compositor da trilha sonora de Cidade de Deus, Colateral e o Senhor das Armas, entre outros.

Dado Villa-Lobos no Cinema
Dado Villa-Lobos é autor das trilhas sonoras de algumas produções como "O Homem do Ano", de José Henrique Fonseca; "Bufo & Spallanzani", de Flávio Tambellini, pela qual recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami; "Pro Dia Nascer Feliz" (de João Jardim), também vencedor do Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado de 2006; "Aumenta que é Rock'n'Roll", sobre a história da rádio Fluminense FM nos anos 1980. produzido por Caca Diegues e Renata Magalhães e direção de Tomás Portella; fez a trilha da primeira temporada da série brasileira "Bom dia Verônica" e está trabalhando nos temas para a segunda temporada.

Dado conta mais sobre a carreira musical e trilhas sonoras de sua autoria no programa "Conversa de Música, com Sérgio Martins" na plataforma InnSaei.TV - considerada a Casa dos Festivais. Já passaram pelo programa: Fernanda Porto, Max Cavalera, Jorge Aragão, Mú Carvalho, Mateus e Tomaz Alves - compositores da trilha do longa Bacurau - e BNegão, e todas as edições do Conversa de Música transmitidas até hoje estão disponíveis na plataforma InnSaei.TV, com acesso gratuito.

Serviço
O que: Programa "Conversa de Música" com Dado Villa-Lobos, apresentado por Sérgio Martins
Onde: InnSaei.TV
Quando: 29 de setembro, quarta-feira, às 19h
Gratuito


Conversa de Música na InnSaei.tv
O programa Conversa de Música é uma produção da InnSaei.TV em parceria com o produtor Alessandro Delicato. Conduzida por Sérgio Martins, a atração ganha relevância tanto no meio musical quanto do cinema, pois durante os bate-papos semanais com artistas, músicos, cantores e compositores, o jornalista vai unir referências dos dois universos. Além de uma entrevista descontraída sobre a carreira dos convidados, Sérgio também fará um passeio sobre trilhas sonoras marcantes, atores, filmes e outros elementos das telonas.

Sérgio Martins é um jornalista e crítico musical com mais de 30 anos de carreira, com passagens por importantes veículos de comunicação. O programa tem como objetivo unir todo o conhecimento do Sérgio sobre o universo musical se estendendo para as trilhas sonoras que dão vida aos filmes. Todas as quarta-feiras, às 19h, o programa Conversa de Música recebe um novo convidado para comentar sua carreira profissional e sua relação com a sétima arte. Gratuito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto