CONHEÇA O RIO DA DÚVIDA E A JORNADA DE RONDON E ROOSEVELT EM ‘O HÓSPEDE AMERICANO’



São Paulo, 1º de outubro de 2021 - Acaba de estrear na HBO Max e na HBO a minissérie brasileira em quatro episódios O HÓSPEDE AMERICANO, criada e dirigida por Bruno Barreto e protagonizada por Aidan Quinn e Chico Diaz, nos papéis de Theodore Roosevelt e Cândido Rondon. Inspirada numa história real, a produção reconta a expedição do ex-presidente dos EUA pela região amazônica, ao lado do explorador brasileiro.

A trama se passa no início do século 20. Depois de uma dura derrota na campanha presidencial americana, Roosevelt parte em busca de sua juventude perdida na selva brasileira, com o objetivo de explorar o último rio não cartografado do país: o Rio da Dúvida.

Confira algumas curiosidades sobre o rio e o trajeto percorrido por Rondon e o ex-presidente americano:

NOVO NOME

Antes chamado de Rio da Dúvida, pois ninguém sabia onde iria desaguar, teve seu nome alterado para Rio Roosevelt depois da expedição do ex-presidente americano Theodore Roosevelt ao local, em 1914.

EXTENSÃO

O Rio da Dúvida nasce no estado de Rondônia, atravessa uma parte do Mato Grosso e entra no Amazonas, onde se torna um afluente do rio Madeira - hoje, a extensão do rio termina antes, no rio Aripuanã. Ele possui 679 quilômetros de comprimento, com diversas corredeiras.

TRAJETO

Durante a jornada, que ficou conhecida como Expedição Científica Rondon-Roosevelt e durou mais de sete meses, Roosevelt e Rondon percorreram mais de 2 mil quilômetros, e foi graças a essa empreitada que o verdadeiro curso do rio foi conhecido.

ALÉM DO RIO

Além de mapear toda a extensão do Rio da Dúvida e finalmente colocá-lo no mapa do Brasil, a expedição também foi um sucesso ao catalogar diversas novas espécies de animais de plantas encontrados na região.

LIVRO

A Expedição Científica Rondon-Roosevelt tornou-se tema do livro O rio da Dúvida - A Sombria Viagem de Theodore Roosevelt e Rondon pela Amazônia, de Candice Millard.

O segundo episódio de O HÓSPEDE AMERICANO estreia na HBO Max no domingo, 3 de outubro. A minissérie exclusiva de HBO, coproduzida com a Teleimage, tem criação e direção de Bruno Barreto e roteiro de Matthew Chapman. A produção conta com recursos da Condecine - Artigo 39.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto