ARTE CONTEMPORÂNEA DO IRÃ É TEMA DE EXPOSIÇÃO NO SESC VILA MARIANA


  Com fotografias e vídeos inéditos de importantes artistas contemporâneos iranianos, além de um conjunto de poemas traduzidos para o português, exposição PULSO IRANIANO chega à São Paulo

A partir de 20 de setembro o SESC Vila Mariana será palco da exposição PULSO IRANIANO que reúne fotografias e vídeos inéditos de importantes artistas contemporâneos do Irã. A mostra que já passou pelo Oi Futuro, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, tem chamado atenção por trazer parte significativa dos contextos político e cultural vividos hoje pelo País.

O curador e diretor artístico do projeto, Marc Pottier, levou dois anos para escolher os trabalhos que serão apresentados. Para a seleção, Marc viajou ao Irã onde realizou encontros com os artistas, além de ir também à Londres e Nova York, locais com uma comunidade iraniana representativa e contou com o apoio de curadores e artistas regionais convidados. O objetivo foi reunir obras que mostrem a perpetuação de uma tradição milenar de criação artística.

 "A exposição está abrindo portas novas para o público mostrando o coração da cultura mundial, já que estamos falando de milhões de anos de arte. Para os brasileiros tem sido um contato realmente importante. Localmente, o que se sabe do Irã é o que é lido nos jornais em termos de política, mas a arte dos seus artistas tem uma pulsação e uma energia que vão além da crítica política", explica o curador.

Para apresentar a diversidade dos temas, PULSO IRANIANO está dividido em: A Guerra, As Tradições, A Mulher, A Poesia e O Espírito de Celebração.  A exposição apresenta trabalhos dos artistas Morteza Ahmadvand, Shirin Aliabadi, Gohar Dashti, Arash Hanaei, Siamak Filizadeh, Shadi Ghadirian, Amirali Ghasemi, Ghazel, Peyman Hooshmandzadeh, Bahman Jalali, Rana Javadi, Abbas Kiarostami e de seu filho Bahman Kiarostami, Nava Zadoc, Shirin Neshat, Jalal Sepehr, Mitra Tabrizian, Jinoos Taghizadeh, NewshaTavakolian e Sadegh Tirafkan. Na mostra há, ainda, obras de artistas emergentes, sendo 28 videoartistas e 30 fotógrafos. 
 
"Trazer esta exposição para o Brasil faz parte da estratégia da Oi de oferecer ao público grandes atrações internacionais de forma gratuita ou a preços populares. Depois do Rio e Belo Horizonte, onde Pulso Iraniano esteve nos centros culturais do Oi Futuro, entendíamos que esta exposição devia seguir para São Paulo em parceria com o SESC",
diz José Augusto Gama, presidente do Oi Futuro.
 
Semelhanças entre iranianos e brasileiros

O trabalho de dois anos de pesquisa e as temporadas nos centros culturais do Oi Futuro do Rio de Janeiro e Belo Horizonte mostraram para Marc as semelhanças entre iranianos e brasileiros no modo de viver e se expressar pela arte. "Notamos nos dois povos uma maneira de ver e fazer as coisas buscando alternativas criativas, apesar de todas as dificuldades, que os permitem viver sua própria liberdade", diz.

Entre os artistas escolhidos para a seleção está a cultuada Shadi Ghadirian que vem promovendo o trabalho de jovens fotógrafos em seu site Fanoosphoto e, por meio dele, selecionou obras que estarão na exposição e Amirali Ghasemi, artista que vive em Teerã e exibe a produção do país em sua própria garagem, selecionou 28 artistas para apresentarem seus trabalhos em vídeos. Bahman Jalali, um dos mais importantes fotógrafos do país (falecido em janeiro de 2010), será homenageado com 20 fotos e duas séries de slideshows, em seleção de sua viúva, a artista Rana Javadi.

Após a temporada de São Paulo, que vai até dezembro, a exposição PULSO IRANIANO segue para Salvador e depois para várias cidades dos Estados Unidos. 

 Sobre Marc Pottier

Marc Pottier é um curador independente, já organizou várias exposições no Brasil e apresentou diversos artistas brasileiros no exterior. Foi Adido Cultural no Consulado Francês no Rio de Janeiro entre 1998 e 2002. Especialista em Arte Pública com projetos na Europa, no Brasil e no Oriente Médio.
 
SERVIÇO:

PULSO IRANIANO
Abertura:
19 de setembro, quarta-feira, às 20 horas
Visitação: De 20 de setembro a 16 de dezembro, terça a sexta-feira, das 10 às 21h30 e sábados, domingo e feriados, das 10 às 18h30, no Térreo
Ingressos: Grátis
Classificação: Livre
SESC Vila Mariana – Rua Pelotas, 141
Telefone para informações: (11) 5080-3000
 
Estacionamento automatizado com 200 vagas. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br.
 
Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sexta-feira das 9 às 21h30, sábado das 10 às 21h30 e domingo e feriado das 10 às 18h30 (ingressos à venda em todas as unidades do SESC).  Aceitam-se cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado