Curtas-metragens destacam a estética do chamado Cinema Marginal, no SescTV


 
 
Os filmes são exibidos e analisados em episódio inédito da série CurtaDoc
  
  
  
Em 1967, surge um cinema irreverente e polemizado, denominado Cinema Marginal, que até hoje é referência estética para cineastas iniciantes. Curtas-metragens que reverenciam esse movimento são apresentados no programa Cinema Lado B, que o SescTV estreia no dia 26/03, terça, às 21h, na série CurtaDoc, dirigida por Kátia Klock. 
  
O programa revela que o lado B do cinema é tudo aquilo que não está totalmente visível, mas que pode ser recuperado em diversas produções, entre elas, as exibidas nos filmes deste episódio: Candeias: da Boca pra Fora (2003), de Celso Gonçalves; A Vermelha Luz do Bandido, de Pedro Jorge; e Pedreira, de João Batista de Andrade. O crítico de cinema José Geraldo Couto comenta os filmes. 
  
O documentário Candeias: da Boca pra Fora (15') discorre sobre o cinema inventivo e original do cineasta Ozualdo Candeias, considerado o precursor do denominado Cinema Marginal, por produzir o filme A Margem (1967) e outros dez longas com estéticas e narrativas originais. Com depoimentos dos críticos de cinema Inácio Araújo, da Folha de S.Paulo, Jairo Ferreira, autor do livro Cinema e Invenção, e José Geraldo Couto; além do cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão; e do diretor do curta, Celso Gonçalves. 
  
A Vermelha Luz do Bandido (16'), de Pedro Jorge, é um filme sobre o trabalho e a linguagem utilizada pelo cineasta Rogério Sganzerla no filme O Bandido da Luz Vermelha (1968). Nomes como Ivan Cardoso; Jean-Claude Bernardet, Carlos Reichenbach, Helena Ignez analisam e comentam a importância de Sganzerla e de sua obra para o cinema brasileiro. O curta tem Seu Jorge e Brian Penido no elenco e participação do cineasta norte-americano Orson Welles. 
  
O curta Pedreira (7'), de João Batista de Andrade, mostra uma reportagem realizada em 1973, durante o encerramento do 12° Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes para o programa A Hora da Notícia, da TV2 de São Paulo. Mesclando cinema e jornalismo e realizado durante a ditadura militar, o filme acompanha o trabalho e mostra os perigos que rodeiam operários em uma empresa de mineração. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado