A trajetória política de Juscelino Kubitschek em documentário inédito no SescTV


 
A produção vai ao ar no dia 30/03, sábado, às 22h
  
  
O documentário Os Anos JK – uma trajetória política, do diretor Silvio Tendler, narra a carreira pública de Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902 – 1976) e sua rápida ascensão na política até se tornar presidente do Brasil, com um Governo fundamentado na democracia, no desenvolvimento econômico e na internacionalização do Brasil. Lançado em 1980, quando o Brasil vivia a ditadura militar, o filme estreia no SescTV no dia 30/03, sábado, às 22h, com reapresentação no dia 31/03, domingo, às 20h, data em que se completa 49 anos do Golpe Militar de 1964. 
  
Narrado pelo ator Othon Bastos, o documentário Os Anos JK – uma trajetória política relembra a vida do mineiro, de Diamantina, Juscelino Kubitschek - ou simplesmente JK como era conhecido. Ex-prefeito de Belo Horizonte (1940 -1945), foi Deputado Federal para a Assembleia Nacional Constituinte pelo PSD (1945 – 1950), governador de Minas Gerais (1951 a 1955) e presidente da República (1956 e 1961). 
  
Regado por imagens históricas e depoimentos de personalidades como dos políticos Tancredo Neves, Magalhães Pinto e Henrique Teixeira Lott e do arquiteto Oscar Niemeyer, o filme recorda fatos relevantes da vida pública de Kubitschek.  Dono de um discurso cativante, o político defendia uma economia baseada na industrialização, energia e transporte. Em sua campanha para a presidência da República, prometeu aos seus eleitores progresso de 50 anos em 5. Kubitschek venceu as eleições e assumiu o Governo em 1956. 
  
O documentário relembra as viagens de Kubitschek ao exterior em busca de apoio internacional; as aberturas para novas tecnologias e multinacionais, como a indústria automobilística; as crises em seu Governo; o crescimento que se estendeu por regiões do interior do País; a seca no Nordeste em 1957, levando o Governo a criar a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene; e a ampliação da malha rodoviária no território nacional. 
  
O longa rememora a construção de Brasília, um sonho de Kubitschek realizado pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, cujos traços arquitetônicos se tornaram símbolo da modernidade e do desenvolvimento. O programa traz imagens de sua inauguração em 1960. O término do Governo de Kubitschek e o apoio ao sucessor Jânio Quadros também estão no documentário, bem como os direitos políticos cassado devido a ditadura militar; o exilo na Europa; seu afastando da política após retornar ao Brasil; e sua morte em 1976, aos 74 anos de idade, vítima de um acidente de carro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado