Programa inédito O Rosto de Jesus é destaque entre os especiais da Semana Santa do HISTORY

 

Documentário discorre sobre verdades e mitos sobre a face misteriosa de Cristo

 

O HISTORY programou para Sexta-feira Santa e Sábado de Aleluia, dias 29 e 30/3, programação temática sobre Jesus Cristo, o catolicismo e a fé cristã. O destaque é a estreia do especial O Rosto de Jesus, no dia 30/3. Confira a programação completa.

 

29/3, sexta-feira, às 20h - Jesus: Os 40 Dias Perdidos: Jesus foi preso numa quinta-feira à noite, julgado, flagelado e crucificado na sexta-feira. No final do dia seguinte, sábado judaico, foi enterrado, e no domingo, ressuscitou ao amanhecer. O especial narra o que aconteceu a partir daí, quando Jesus passou mais 40 dias entre os homens antes de ascender aos céus. Segundo os Atos dos Apóstolos (escrito por São Lucas), no final desse período, Jesus conduziu os apóstolos até ao Monte das Oliveira, onde lhes deu as últimas instruções. O Novo Testamento revela muito pouco sobre este milagre determinante para a fé cristã, mas o programa investiga relatos pouco conhecidos em outras fontes, como o Evangelho de São Tomás, o Evangelho de Maria Madalena e A Revelação Secreta de João. São também determinantes para essas novas linhas de pensamento os escritos do historiador judeu Flavio Josefo, conhecido por ter registrado a queda de Jerusalém em 70 d.C, no embate contra o imperador romando Vespasiano e seu filho Tito. As obras de Josefo oferecem informações sobre a sociedade judaica da época, bem como sobre o período que viu a separação definitiva do cristianismo.

29/3, sexta-feira, às 22h – CrucificaçãoA história de como Jesus foi punido, pregado na cruz, fez com que as pessoas passassem a associar a crucificação a um símbolo religioso. Mas trata-se de uma prática bem mais antiga, cuja história é muito curiosa. Embora a origem seja associada aos romanos, a sua primeira evidência data do tempo do rei assírio Shalmanezer, no século IX a.C. As torturas assírias eram denominadas empalação, uma forma primitiva de crucificação, que consistia em inserir uma estaca no estômago da pessoa, sem matá-la, para depois exibi-la em público. Num outro momento histórico, Alexandre Magno, poderoso rei da Macedônia, que reinou de 332 a 323 a.C., e Caio Calígula, cruel imperador romano, que viveu entre 12 e 41 d.C., também teriam praticado punições semelhantes à crucificação.

30/3, sábado, às 20h – Em Busca do Tesouro Sagrado: A Lança Sagrada - Os visitantes do palácio de Hofburg em Viena podem admirar uma relíquia extraordinária. É nesse local que está guardada a Lança de Longino. Conta-se que um legionário romano cravara sua arma no lado de Jesus quando este se encontrava na cruz. Há quem acredite que por estar manchada com o sangue do Salvador, esta lança tenha adquirido um misterioso poder, capaz de tornar seu portador invisível. Não é de se surpreender que este artefato tenha sido objeto de cobiça por parte de personagens históricos, desde o Imperador Constantino até Adolf Hitler.

30/3, sábado, às 21h - Em Busca do Tesouro Sagrado: A Coroa Sagrada – Segundo contos populares, a magnífica relíquia da Coroa de Espinhos foi trazida para a Europa em 1239 por Luis IX, Rei da França. Seria esta antiguidade a mesma que os romanos colocaram na cabeça de Jesus? Desde a antiga Constantinopla até Paris, o canal seguira a incrível viagem que esta Coroa fez ao longo de 13 séculos.

 

30/3, sábado, às 22h - O Rosto de Jesus (estreia)

O Rosto de Cristo é uma das imagens mais veneradas da história do homem e também uma das mais polêmicas da história da humanidade. A controvérsia que só cresceu ao longo do tempo se deve, principalmente, ao fato de não ser possível precisar quais eram as feições do homem que introduziu a fé católica no mundo ocidental.

 

No documentário inédito, especialistas comentam lendas e verdades, suposições e teorias sobre o assunto que permanece um mistério até os dias atuais. A maior discordância com relação ao biótipo de Jesus repousa sobre a imagem divulgada de um homem loiro, alto, de cabelos compridos, barba e olhos azuis. A concepção começou a ser refutada porque teria sido amparada por ideais de beleza e perfeição caucasianas, que não correspondem à realidade de sua origem, que indicam traços árabes ou mediterrâneos. Não bastasse essa polêmica, há ainda as dúvidas que pairam sobre a autenticidade do Sudário de Turim (pedaço de tecido de linho, guardado na Catedral de Turim, Itália, com a marca da face de um homem que corresponde à imagem mais conhecida de Cristo) ou do Sudário de Oviedo (relíquia, que se encontra na Catedral de Oviedo, Espanha, que cobria a cabeça de Jesus durante a crucificação e apresenta machas do sangue sagrado).

30/3, sábado, às 23h – O Mistério da Casa SagradaUma investigação exclusiva sobre um dos mistérios mais intrigantes e controversos do Cristianismo. Como foi transportada a casa sagrada da Virgem Maria de sua localização original em Nazaré até a cidade de Loreto, na costa adriática da Itália? De acordo com a tradição católica, a mudança foi realizada por anjos, parando em vários lugares antes de chegar a seu local atual. Os cientistas buscam explicações para o fato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado