Mestres do Ringue é a nova série do Curtas Gaúchos da RBS TV


Atração em quatro programas vai mostrar os bastidores da época de ouro da luta livre no Brasil, na década de 1960

 

O Curtas Gaúchos – faixa do Núcleo de Especiais da RBS TV que busca valorizar a produção audiovisual de curta metragens no Estado – estreia uma nova série neste sábado (9), a Mestres do Ringue. A atração se dividirá em quatro programas que irão traçar um panorama dos primórdios da luta livre, não só no Rio Grande do Sul, mas em outros Estados brasileiros.

 

O primeiro programa vai ao ar às 12h30min e mostra a luta desde a época em que era apenas entretenimento, quando os lutadores eram divididos entre heróis e vilões – e o bem quase sempre vencia o mal –, até a atualidade, quando, além de esporte, as lutas são um negócio lucrativo em todo o mundo.

 

As noites de domingo, de 1964 a 1969, eram repletas de golpes, voadoras e ídolos com nomes estranhos como Scaramouche, Stiner, Múmia, Verdugo, Fantomas, Tigre Paraguaio e Ted Boy Marino. A então TV Gaúcha transmitia, diretamente do Ginásio da Brigada Militar em Porto Alegre, "Ringue Doze", um programa campeão de audiência que emocionava públicos de todas as idades. A atração apresentava embates épicos com performances ensaiadas por lutadores brasileiros e estrangeiros. Apesar da idolatria do público da época pelo espetáculo apresentado, aqueles confrontos ainda geravam uma série de dúvidas: lutadores ou artistas? As lutas eram encenadas? Quem eram aqueles mascarados? Pessoas diretamente envolvidas com os programas na época, como o produtor de lutas Teti Alfonso, o apresentador Éldio Macedo, Sérgio Reis, João Carlos Belmonte e Angelo Garbarski, contarão os detalhes dos bastidores do telecatch e como tudo era montado.

 

Mestres do Ringue foi gravada no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com roteiro e direção de Vini Nora, pesquisa de Cristiano Zanella, direção de produção de Josie Demeneghi, fotografia de Fábio Cecatto e Vini Nora e montagem de Fabio Lobanowski. A edição de som é de Fernando Basso e trilha original de Jean Presser. A produção executiva é da Filmes do Brasil e a realização é da RBS TV, com coordenação de produção de Nice Sordi e direção geral de Gilberto Perin.

 

Confira os próximos programas da série:

16 de março – Mestres do Ringue: "Os lutadores"

23 de março – Mestres do Ringue: "De volta à estrada"

30 de março – Mestres do Ringue: "Nos dias de hoje"

 

Em anexo,

Imagem 1: Imagem de divulgação da série Mestres do Ringue.

Imagem 2: Luta no Ringue Doze na década de 1960.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado