Programa inédito mostra o Real Gabinete Português de Leitura, local repleto de história e mistérios, no Rio de Janeiro. A exibição é na próxima terça-feira, dia 12, no Canal Futura

 

 

 

SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira, 14h30

Reprises às terças, quintas e sextas-feiras, 21h

 

11/03 - segunda-feira – Luiz Carlos Felizardo – Um Retrato em Meio Tom

Direção: Liliana Sulzbach e Cesar Graeff Santos

Um dos grandes expoentes da fotografia brasileira, Luiz Carlos Felizardo, ao completar 40 anos de carreira, tem sua obra comentada no documentário "Luiz Carlos Felizardo – Um Retrato em Meio Tom". O filme reúne depoimentos de artistas, familiares e amigos como Cristiano Mascaro, João Urban, Leopoldo Plentz, Fábio Del Re, Raul Krebs, Panta Astiazarán, Pedro Vasquez, entre outros. O mestre da fotografia em grande formato também é valorizado como escritor e pesquisador.

 

12/03 – terça-feira – Os Segredos do Real Gabinete Português de Leitura

Direção: José Barahona

O imponente edifício do Real Gabinete Português de Leitura esconde entre suas salas e seus corredores um acervo riquíssimo e diversos tesouros literários. A diretora Gilda Santos conduz a equipe por uma visita ao local e avisa: "Dizem que também há fantasmas". Em uma atmosfera de mistério histórico, vamos descobrindo os segredos vedados ao público: antigos manuscritos como o "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco e "Tu, só tu, puro amor" de Machado de Assis, assim como quadros de grandes pintores clássicos portugueses e até uma primeira edição dos Lusíadas de 1572.

 

13/03- quarta-feira - Sebastião Encantado

Roteiro e reportagem: Marcílio Brandão

Há 192 anos, no município de Bonito, no agreste pernambucano, aconteceu o primeiro movimento do Brasil daqueles que acreditavam na volta do rei português D. Sebastião como libertador do povo oprimido. Também em Pernambuco, quase vinte anos depois, em 1838, outra experiência coletiva de sebastianismo ocorreu na então Pedra Bonita - atual Pedra do Reino -, no município de São José do Belmonte. Este ficou mais conhecido, pois inspirou o escritor Ariano Suassuna em seu romance "A Pedra do Reino", já adaptado para minissérie de TV. Em ambos os casos, o final da história foi marcado por tragédias e massacres promovidos pelas forças oficiais. O jornalista Marcílio Brandão e o cinegrafista Marcius Clapp foram a Pernambuco em busca de "vestígios" desses fatos e ainda ouviram historiadores como Flávio José Gomes Cabral da Universidade Católica de Pernambuco e Jacqueline Hermann da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além do escritor Ariano Suassuna e moradores dos locais onde ocorreram as tragédias.

 

14/03– quinta-feira - Carregadores CEAGESP

Direção: Marcelo Takeshi

Com seus carrinhos, os carregadores do Entreposto Terminal da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) abrem caminho entre as pessoas. Com toneladas de frutas, legumes, pescados e flores, vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior, os carregadores - com jalecos numerados e um jeito peculiar de agir e falar - narram as histórias que acontecem diariamente no maior entreposto terminal da América Latina.

 

15/03 - sexta-feira – Promessas Partidas: Mães Solteiras de Pernambuco

Direção: Susanna Lira

O reconhecimento da paternidade é um desafio no Brasil. Nos últimos anos, a questão obteve conquistas no campo jurídico e legislativo, por isso o Sala de Notícias traz a discussão à tona a partir de um exemplo pernambucano. Em uma casa singela na periferia do Recife, vive Marli Márcia, fundadora da Associação Pernambucana de Mães Solteiras e responsável pela única instituição da América Latina que trata da questão do amparo psicológico e jurídico para mães sozinhas e filhos que nascem sem a presença do pai. O programa "Promessas Partidas" acompanha a rotina desta mulher e de outras famílias no âmbito do reconhecimento paterno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado