Mestres do Ringue é a nova série do Curtas Gaúchos da RBS TV
Atração em quatro programas vai mostrar os bastidores da época de ouro da luta livre no Brasil, na década de 1960
O Curtas Gaúchos – faixa do Núcleo de Especiais da RBS TV que busca valorizar a produção audiovisual de curta metragens no Estado – estreia uma nova série neste sábado (9), a Mestres do Ringue. A atração se dividirá em quatro programas que irão traçar um panorama dos primórdios da luta livre, não só no Rio Grande do Sul, mas em outros Estados brasileiros.
O primeiro programa vai ao ar às 12h30min e mostra a luta desde a época em que era apenas entretenimento, quando os lutadores eram divididos entre heróis e vilões – e o bem quase sempre vencia o mal –, até a atualidade, quando, além de esporte, as lutas são um negócio lucrativo em todo o mundo.
As noites de domingo, de 1964 a 1969, eram repletas de golpes, voadoras e ídolos com nomes estranhos como Scaramouche, Stiner, Múmia, Verdugo, Fantomas, Tigre Paraguaio e Ted Boy Marino. A então TV Gaúcha transmitia, diretamente do Ginásio da Brigada Militar em Porto Alegre, "Ringue Doze", um programa campeão de audiência que emocionava públicos de todas as idades. A atração apresentava embates épicos com performances ensaiadas por lutadores brasileiros e estrangeiros. Apesar da idolatria do público da época pelo espetáculo apresentado, aqueles confrontos ainda geravam uma série de dúvidas: lutadores ou artistas? As lutas eram encenadas? Quem eram aqueles mascarados? Pessoas diretamente envolvidas com os programas na época, como o produtor de lutas Teti Alfonso, o apresentador Éldio Macedo, Sérgio Reis, João Carlos Belmonte e Angelo Garbarski, contarão os detalhes dos bastidores do telecatch e como tudo era montado.
Mestres do Ringue foi gravada no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com roteiro e direção de Vini Nora, pesquisa de Cristiano Zanella, direção de produção de Josie Demeneghi, fotografia de Fábio Cecatto e Vini Nora e montagem de Fabio Lobanowski. A edição de som é de Fernando Basso e trilha original de Jean Presser. A produção executiva é da Filmes do Brasil e a realização é da RBS TV, com coordenação de produção de Nice Sordi e direção geral de Gilberto Perin.
Confira os próximos programas da série:
16 de março – Mestres do Ringue: "Os lutadores"
23 de março – Mestres do Ringue: "De volta à estrada"
30 de março – Mestres do Ringue: "Nos dias de hoje"
Em anexo,
Imagem 1: Imagem de divulgação da série Mestres do Ringue.
Imagem 2: Luta no Ringue Doze na década de 1960.
Comentários