MTV escolhe Objeto Amarelo para estrelar as próximas vinhetas musicais

Crédito da Foto: Divulgação/MTV

 

A próxima banda a estrelar as vinhetas musicais da MTV é, na verdade, um projeto musical, o Objeto Amarelo, um dos maiores expoentes da música experimental no país.

 

As vinhetas, que vão ao ar a partir do dia 18/12 nos breaks da MTV, são registros de apresentações cultuadas feitas em vários palcos de São Paulo, sempre com a performance de Carlos Issa - músico, artista plástico e mentor do Objeto Amarelo - e seus experimentos sonoros ao vivo.

 

Carlos Issa, é o nome por trás do projeto de música experimental Objeto Amarelo, criado em 1999. Tocando todos os instrumentos e usando um estúdio portátil de quatro canais, produziu quatro discos e uma fita K7 lançados por pequenos selos no Brasil e na Argentina.

 

Considerando palco e estúdio ambientes com possibilidades sonoras diferentes, o repertório dos shows do Objeto não tenta reproduzir as músicas apresentadas nos CDs, mas surge antes como complemento e resposta.

 

Constantemente alterando formações e buscando novos espaços para performances, foi uma das primeiras bandas a se apresentar em galerias de arte e promover shows caseiros, expandindo o circuito da música alternativa e promovendo seu encontro com a arte sonora.

 

Seu segundo disco, Panzertunel, de 2002, foi lançado na Galeria Vermelho em colaboração com as projeções dos artistas Angela Detânico e Rafael Lain, ganhadores do prêmio Nam June Paik de 2005. Nessa época, o Objeto Amarelo passa a utilizar softwares como o Ableton Live e amplia suas pesquisas com texturas formadas a partir de instrumentações convencionais e captações extra-musicais de paisagens sonoras e ruidagem eletrônica.

 

Já dividiu palco com Arto Lindsay, Liars, Puppet Mastaz, Damo Suzuki e com os grupos brasileiros Hurtmold, Cidadão Instigado e Tetine.

 

Desenvolveu ao longo de dez anos uma forte linguagem visual com o design de capas e cartazes e participou de exposições na França, Inglaterra e Espanha.

 

Para 2009, a MTV vai convidar 15 bandas para criarem vinhetas autorais. Já participaram desse projeto neste ano a banda "Sua Mãe", de Wagner Moura, Catarina Dee Jah, Marcelo D2, Os Haxixins, Tiê, Copacabana Club, Comma, Holger, Luisa Mandou um Beijo, Erasmo Carlos, Supercordas, RZO e Supercordas. Serão bandas consagradas junto com outras ainda desconhecidas, mas todas com a boa música em comum. Cada banda produz aproximadamente 8 vinhetas, que fica 15 dias no ar e é veiculada em praticamente todos os breaks. As vinhetas também mostram um link para o Portal MTV, onde é possível conferir a obra completa.

 

O projeto inédito de vinhetas musicais foi criado pela MTV em 2008 e ao longo do ano passado contou com a participação de 30 bandas. Além de protagonizarem as vinhetas, todas participaram como idealizadores compartilhando do processo criativo na concepção de cada peça. Como resultado a MTV teve Mallu Magalhães imitando o Johnny Cash, a banda Cansei de Ser Sexy fazendo coxinhas indigestas, os meninos do NX Zero invadindo a Roma Antiga, os delírios visuais de Marcelo Camelo, o discurso anárquico de Tom Zé, as referências cinematográficas de Pitty, entre tantas outras que fizeram dessa série um sucesso.

 

Nesse projeto, os artistas são livres para contribuírem da forma que quiserem, seja atuando, cantando, criando uma trilha inédita, captando imagens, enfim o importante é fazer o que se tem vontade e que só a MTV tem a audácia de veicular.

 

Objeto Amarelo – Estreia dia 18 de dezembro

7 vinhetas musicais – no ar por 15 dias, nos breaks da MTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado