Programação da Rádio Cultura FM (14 a 20/12)

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

 

Sala de Concerto

Segunda, 14 de dezembro, às 21h

 

Apresentação: Alfredo Alves

Produção: Adriana Braga

 

Festival de Saintes – Parte 2

 

O programa Sala de Concerto apresenta gravações realizadas pela equipe da radio belga Musiq3 durante o Festival de Saintes, no sudoeste da França.

 

No programa, Serenata Gran Partita para conjunto de sopros K 361, de Wolfgang Amadeus Mozart, e Noite Transfigurada, de Arnold Schoenberg, na interpretação da Orquestra de Champs Elysées, sob a regência de Philippe Herreweghe. Também na pauta do programa, canções de John Dowland, na interpretação do contratenor Damien Guillon e do alaudista Éric Bellocq. Os dois registros foram feitos na Abadia aux Dames, em Saintes.

 

As gravações do Festival de Saintes, criado nos anos 1970 por um grupo de jovens músicos que redescobriu a música dos anos de 1600 a 1750, foram cedidas à Cultura FM pela radio belga Musiq3.

 

 

Tema e Variações

Edição de terça-feira, dia 15 de dezembro, às 11h

 

Apresentação: Júlio Medaglia

Produção: Marta Fonterrada

 

A música descritiva

 

Desde os primeiros vestígios da arte, ainda na pré-história, o homem busca recriar a natureza. Na música não foi diferente. Compositores imitavam sons naturais e suas músicas descritivas acabavam servindo como "janelas" abertas dentro das salas de concerto. Assim, compositores desde antes do período barroco já imitavam cantos de pássaroso zumbido dos ventos e até o movimento das águas do mar. Depois das revoluções industrial e elétrica, as obras musicais passaram a reproduzir sons das máquinas.

 

O programa Tema e Variações do dia 15 de dezembro apresenta alguns exemplos de música descritiva, como o concerto Il Cardelino, de Antonio Vivaldi, o poema Sinfônico La Mer, de Claude Debussy, e ainda Pacific 231, de Arthur Honegger.

 

 

Sala de Concerto

Terça, 15 de dezembro, às 21h

 

Apresentação: Alfredo Alves

Produção: Adriana Braga

 

O programa Sala de Concerto destaca as recentes gravações das Sinfonias de Johannes Brahms feitas pela Orquestra Filarmônica de Berlim, sob a regência de Sir Simon Rattle.

 

No programa serão apresentadas as Sinfonias nº 3 em fá maior, Op. 90 e a nº 4 em mi menor, Op. 98.

 

Desde 2002, Sir Simon Rattle é o regente titular e diretor artístico da Filarmônica de Berlim.

 

 

METROPOLITAN OPERA - Transmissões da Temporada 2009-2010

Domingo, 20 de dezembro, às 15h

 

Apresentação: Maestro Walter Lourenção

Produção: Adriana Braga

 

No domingo, 20/12, a Cultura FM dá início às transmissões da Temporada 2009 – 2010 do Metropolitan Opera House de Nova York. Esta é a septuagésima nona temporada de transmissões radiofônicas do MET, a mais longa série de música erudita da história do rádio na América, série que também é ouvida na Europa e no Canadá. E no primeiro programa desta temporada será apresentado Il Trittico, do compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924).

 

Il Trittico reúne três pequenas óperas, compostas por Puccini e que, seguindo as intenções do autor, são apresentadas em seqüência, em uma única récita, mesmo tendo enredos sem conexão entre si. As óperas são: Il Tabarrro, Suor  Angelica e Gianni Schicghi.

 

Il Tabarro tem Libreto de Giuseppe Adami, inspirado no drama em um ato, La Houppelande, de Didier Gold. Já os libretos de Suor Angelica e Gianni Schicchisão de Giovacchino Forzano. A história da terceira ópera é inspirada em um episódio da Divina Comédia de Dante: o Canto XXX do Inferno, onde se encontram os falsificadores de palavras, de pessoas e de moedas, entre os quais Gianni Schicchi, um personagem histórico.

 

As três óperas estrearam no Metropolitan de Nova York, em 14 de dezembro de 1918.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado