Aventuras radicais a bordo do “Kaiak” no Multishow



Pedro Oliva comanda uma viagem repleta de adrenalina para a prática do caiaque extremo

"Rapaz, descer a cachoeira com um trenzinho desse! Tem que ter muita coragem". O "trenzinho" nesse caso é um caiaque e o rapaz é Pedro Oliva, atleta que já bateu o recorde mundial e é hoje o principal nome nesse tipo de esporte no Brasil. Ele e mais dois amigos americanos partem para uma viagem pelo país em busca das maiores cachoeiras e registram tudo para o programa "Kaiak", que estreia no Multishow dia 25, às 22h.


O esporte é derivado do rafting e consiste em descer quedas d'águas – que podem chegar até 40m de altura - nesse tipo de equipamento. Esse é o norte da viagem do grupo e o que causa o devido espanto do Sr Marcelino, autor da frase que abre o texto. Além da adrenalina que o esporte proporciona – não só a altura que as águas caem, mas o volume impressiona só de olhar -, os amigos enfrentam diversos imprevistos pelo percurso. O pneu do carro furar oito vezes ou enfrentar uma trilha repleta de cobras gigantes são alguns desses "perrengues", como eles preferem classificar, que o grupo encara para chegar aos seus destinos radicais.


Durante os 13 episódios da série, o grupo faz uma expedição pela região centro-oeste, procurando os rios com os maiores desníveis. Entre os quatro maiores rios do mundo, três estão no Brasil; esse fato guia os aventureiros, que consideram a área do Mato Grosso é um santuário. "Para um esporte que é praticado em rios, se formos considerar o mundo inteiro, o paraíso é aqui!", observa o atleta.

Pedro vai fazendo o roteiro na hora: ao conversar com as pessoas e buscar mais informações sobre o lugar, o grupo vai definindo suas rotas.


Como os amigos americanos Ben e Chris apenas "arranham" no português, o jovem fica com a tarefa de se informar sobre os melhores caminhos e procurar pousadas para passarem a noite. "Encontramos pessoas muito especiais por onde passamos e, no final, levamos a energia deles para continuar", conta Pedro.


Uma câmera faz parte dos equipamentos básicos dos praticantes desse esporte, até porque é preciso registrar o desempenho, já que os locais são de difícil acesso. Então, algumas imagens do programa são feitas pelos próprios atletas, que usam capacetes com pequenas câmeras acopladas. Além disso, o Cauê é o cinegrafista que os acompanha na viagem para registrar todos os momentos da aventura.



Já no primeiro episódio, em Barra do Garças, no Mato Grosso, eles conversam com várias pessoas até finalmente encontrarem o Rio das Mortes. Eles fazem um voo para o reconhecimento aéreo do local e ficam tensos ao avistar a força da correnteza. Mesmo assim, encaram o desafio e entram em ação, descendo em seus caiaques pelas águas puras do rio. E ainda sobra tensão para Cauê, que fica com a missão de esperá-los no final do rio para registrar sua chegada, que demora mais do que o previsto.


Pedro sempre praticou esportes radicais e inclusive já remou no rio Tietê (SP), mas o caiaque extremo foi um divisor de águas na sua carreira. Em março do ano passado, ele bateu o recorde mundial ao saltar 40 metros da cachoeira Salto Belo, no Mato Grosso. Hoje, ele pretende trazer de volta esse título para o país usando a experiência conquistada durante as gravações para isso. "O Brasil quer ser campeão no futebol e nós queremos registrar o novo recorde aqui também!", brinca ele.

O atleta conheceu os americanos em suas viagens pelo mundo. Benjamin é visto como o "guru" do grupo devido sua experiência no esporte. Ele, que é geógrafo e matemático, conheceu o amigo em um campeonato no Canadá e todo ano visita o Brasil."Christopher praticamente nasceu dentro do rio!", brinca Pedro, já que os pais do americano são canoístas. Chris é o mais jovem do grupo e a animação em pessoa, pois topa descer em qualquer queda d'água, independente do perigo.



KAIAK

Estreia: Terça-feira, dia 25 de maio, às 22h.

Horários alternativos: quarta-feira, às 17h; sexta-feira, às 13h30, e segunda-feira, às 8h e às 13h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado