Destaques da programação de 23 a 29 de maio de 2010 - Radio Mec

Destaque da Semana

SEXTA-FEIRA, 28 DE MAIO

Sala de Concerto – 17h05
MEC FM - 98,9 Mhz
Quarteto da Guanabara

A atração desta sexta no Sala de Concerto é o Quarteto da Guanabara formado por Daniel Guedes (1º violino), Gabriela Queiroz (2º violino), Daniel Albuquerque (viola) e Márcio Mallard (violoncelo). No programa: Quarteto de Cordas em Lá Menor D. 804, de -Rosemunde; Allegro ma non Troppo, Andante, Menuetto (alegretto) & Trio Allegro Moderato; de Franz Schubert; Quarteto de Cordas nº2: Allegretto com moto, Presto, Andante e Allegro; de Guerra Peixe.

O Quarteto da Guanabara retornou suas atividades em 2009 com a atual formação. O recomeço foi uma iniciativa do único remanescente do grupo, o violoncelista Márcio Malard, que fez parte do conjunto de câmara desde 1983, sucedendo o violoncelista Iberê Gomes Grosso. O quarteto, fundado em 1968, contou em sua formação original com a violinista Mariuccia Iacovino, do violoncelista Peter Dauelsberg, do violista Frederick Stephany e do pianista Arnaldo Estrella.

O Sala de Concerto é transmitido, ao vivo, todas as sextas, diretamente do Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, da Rádio MEC, com a presença do público. A entrada é franca, e as senhas são distribuídas a partir das 16h.

Rádio MEC FM

Praça da República nº 141-A – Centro.

Produção e apresentação Lauro Gomes.

Sábado, 0h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC FM ao vivo


Outros Destaques

DOMINGO, 23 de MAIO

Som Infinito – 7h
MEC FM - 98,9 Mhz
Pentecostes

O Som Infinito desta semana traz a missa completa da solenidade de Pentecostes, incluindo as leituras e orações em canto gregoriano. A interpretação é do Coro Robert Schumann de Düsseldorf sob a direção de Karlheinrich Hodes.

Pentecostes, do grego, pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa. Nesta data comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita, dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Durante esta comemoração o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai.

Produção e apresentação Félix Ferrà.

Saiba mais
Página do programa


A Arte de Leda Coelho de Freitas – 12h
MEC FM - 98,9 Mhz
Leda Coelho de Freitas

O quarto programa da série traz, além de depoimentos da cantora Leda Coelho de Freitas, um repertório que inclui: Verdi, Réquiem: Quid Sun Miser, Recordar, Hóstias Et Precis, Agnus Dei, Libera-me. Com Leda Coelho, o tenor Assis Pacheco, a mezzo-soprano Maria Henriques, o baixo Vladimir de Kannel e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Regência de Nino Stinco. A peça é comentada pelo cantor Licio Bruno.

Na sequencia ouviremos de Duparc, Chanson Triste, Elégie, L'invitation au Voyage, Soupir, Phidylé, La Manoir de Rosemonde. Todas com Murillo Santos ao piano.

Produção e apresentação Lauro Gomes.

Domingos, ao meio-dia.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


Ópera Completa – 15h
MEC FM - 98,9 MHz
Il Templario, de Otto Nicolai

A atração deste domingo é a rara ópera romântica Il Templario, de Otto Nicolai. A obra é baseada no romance Ivanhoe, de Walter Scott. O registro é de 2008 e traz no elenco Hans Christoph Begemann, Tiina Penttinen e Stanley Jackson acompanhados pelo Coro da Ópera de Chemnitz e pela Robert-Schumann-Philharmonie. Regência de Frank Beermann.

Carl Otto Ehrenfried Nicolai, compositor e maestro alemão que viveu entre 1810 e 1849, foi o fundador da Filarmônica de Viena e é famoso, sobre tudo, pela sua composição Die Lustigen Weiber von Windsor. Compôs, além de óperas, numerosas obras sacras para coral e lieders.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Saiba mais:
Página do programa


Mapa Mundi – 0h
MEC FM - 98,9 MHz

A cada semana, o programa explora a música e a história de um lugar diferente do mundo construindo uma verdadeira geografia do som.

O programa é uma parceria institucional com a Rádio Cultura FM de São Paulo.

Produção e apresentação Cíntia Gusmão.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


QUARTA-FEIRA, 26 de MAIO

Ouvindo Música – 21h30
MEC AM 800kHz

Na segunda, 23, o programa apresenta as características da construção de algumas músicas: frases musicais, diferentes ambientes criados por instrumentos de percussão. Um desafio para o ouvinte: descobrir quais os instrumentos musicais presentes nos arranjos.

Na terça, 24, a série faz uma análise de diversos aspectos de sambas com compositores e interpretes importantes na evolução deste estilo. Músicas interpretadas por Adoniran Barbosa, Monsueto, Roberto Ribeiro e Demônios da Garoa.

Na quarta, 25, músicas interpretadas pela cantora Leila Pinheiro. Análise de diversos aspectos diferentes: a estrutura das músicas, a influência de ritmos como o samba e o baião em estilos fora do seu contexto original – Primeira parte.

Na quinta, 26, o tema é A influência da música eletrônica na MPB dos dias de hoje. Análises de músicas compostas ou interpretadas por Lula Ribeiro, Luís Melodia, Olívia Hime, Djavan, Vítor Ramil, entre outros.

Na sexta, 27, primeira etapa de três programas dedicados a temas de novelas brasileiras interpretadas pela cantora Gal Costa. E ainda: o que é uma versão? O papel do contrabaixo nas canções; a sutileza da bateria tocada com vassourinhas; o poder criativo de músicos e arranjadores do Brasil ao transformar ritmos estrangeiros em música popular brasileira.

E no sábado, 28, as diferentes aplicações e os efeitos do violão cordas de aço. Músicas interpretadas por Tânia Bicalho, Daniel Gonzaga, Roberto Carlos, Alexandre Leão e Marília Barbosa.

Produção e apresentação Marcelo Guima.

Domingo, 13h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC AM ao vivo


TERÇA-FEIRA, 25 de MAIO

Roda de Choro – 17h05
MEC AM – 800 kHz
Os Carioquinhas – 2ª parte

Nesta edição o Roda de Choro encerra a sua homenagem ao Os Carioquinhas. Criado em 1976 o grupo reuniu nomes como Raphael Rabello (violão de 7 cordas), Maurício Carrilho (violão), Luciana Rabello (cavaquinho), Celso Alves da Cruz (clarinete), Paulo Magalhães Alves (bandolim), Mário Florêncio Nunes (percussão), Celso José da Silva(pandeiro) e Téo de Oliveira (arranjador). O programa vai apresentar discos destes artistas que produziram e continuam produzindo influenciados por Os Carioquinhas.

Produção e apresentação João Carlos Carino.

MEC FM: segunda, 18h.
MEC AM: sábado, 2h; domingo, 21h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


QUARTA-FEIRA, 26 de MAIO

Ao Vivo entre Amigos – 17h05
MEC AM 800kHz
Duo Atelier Jazz

De instrumentação inusitada e essencialmente autônoma, por usar instrumentos acústicos e de pequena amplificação, o Atelier Jazz traz sua proposta musical de entretenimento: apresentar uma música que possa oferecer uma dupla possibilidade, quer como lounge, pela elegância, quer como espetáculo, pela qualidade dos músicos e seu repertório.

O formato do duo, que reúne os músicos AC ( saxofones) e André Rodrigues (contrabaixos), é uma apresentação musical de duas estéticas distintas, mas que interagem com um ponto comum: a improvisação.

O repertório é fundamentado nos standards das músicas americana e brasileira, ambientadas entre 1950 e 1970, além de composições autorais.

O Ao Vivo entre Amigos é transmitido todas as quartas diretamente do Auditório Paulo Tapajós da Rádio MEC, com a presença do público. A entrada é franca e as senhas são distribuídas a partir das 16h.

Rádio MEC AM
Praça da República nº 141-A – Centro.

Produção e apresentação Marina Barreto.
Quinta, 2h; domingo, 12h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC AM ao vivo


Mosaico – 0h
MEC FM - 98,9 Mhz
Músicas de Arvid Kleven

Apesar de ter vivido apenas trinta anos (1899-1929), o norueguês Arvid Kleven deixou para a posteridade algumas das mais visionárias partituras das primeiras décadas do século XX. No programa, a Fantasia Sinfônica Op. 15, o poema sinfônico A Floresta Adormecida Op. 9 e a Sinfonia Libera Op. 16, com a Orquestra Sinfônica de Stavanger, sob a regência de Susanna Mälkki.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


QUINTA-FEIRA, 27 de MAIO

Bossamoderna – 23h
MEC FM - 98,9 MHz
Nordeste

Região rica em fontes e sotaques musicais diversificados, o nordeste sempre fornece munição para os modernistas de todos os quadrantes. Como os mineiros minimalistas do Grupo Uakti em Forró de Iarra, Nana Caymmi em Diamante/rRubi (da sobrinha Alice Caymmi), Nara Leão em Ladainha (Gilberto Gil/Capinam) e o violonista francês, Nicolas Krassik em Xanana (Sivuca/ Glorinha Gadelha). Do paranaense Carlos Careqa (Tudo que respira quer comer) ao paraibano Geraldo Vandré de Vem, Vem e o mineiro Flávio Henrique, de Sangue Seco, a nordestinidade estende seu manto de matriz musical, capaz de desaguar na Praça da Sé, do grupo paulista Aquilo Del Nisso ou no Apanhei-te Mini-Moog, do carioca Mu Carvalho.

Produção e apresentação Tárik de Souza.

MEC AM: terça, 22h.

Saiba mais:
Página do programa


sexta-feira, 28 DE MAIO

Café-Concerto – 22h
MEC FM - 98,9 Mhz

A série destaca o mundo da música de salão, operetas, canções de cabaret, revistas, musicais, teatro e cinema.

Produção e apresentação Servio Tulio.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


Seresta Viva – 23h
MEC AM 800kHz
Noel Rosa

Em 2010, o programa comemora o centenário de Noel Rosa, um dos maiores compositores brasileiros. Com o tema No tempo de Noel, Seresta Viva vai mostrar, durante todo o ano, a vida e a obra do homenageado, contextualizando o período de 1930 até 1937: o que tocava no rádio naquela época, os sucessos, o aparecimento de outros compositores, de novos cantores e um pouco da história do Brasil dos anos 30.

Produção e apresentação João Carlos Carino.
Quarta, 2h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


Tempos Modernos – 0h
MEC FM - 98,9 MHz
Músicas para órgão de Jeanne Demessieux (1921-1968)

Stephen Tharp interpreta as peças Te Deum Op. 11, Prelúdio e Fuga Op.13, Seis Estudos Op. 5, La Nativité Op. 4 e excertos dos Doze Prelúdios Corais Op. 7. O instrumento empregado é o órgão construído por Georg Stahlhuth em 1912, localizado na Igreja de São Martinho em Dudelange, Luxemburgo.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


SÁBADO, 29 DE MAIO

Música e Músicos do Brasil – 12h
MEC FM - 98,9 Mhz
Maria Josephina Mignone

Acompanhe um depoimento da pianista Maria Josephina Mignone que lança o DVD As 24 Valsas Brasileiras, de Francisco Mignone. Neste trabalho, ela também apresenta masterclasses, com a análise de cada obra. No programa, aprecie 13 das 24 Valsas Brasileiras presentes no álbum.

Produção e apresentação Lauro Gomes.

Terça, 22h.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


Concerto Semanal Nederland – 20h
MEC FM - 98,9 Mhz

O programa da emissora internacional holandesa Nederland apresenta gravações ao vivo direto do Concertgebouw, em Amsterdã.

Apresentação Sidney Ferreira.
Produção Rádio Nederland e Rádio MEC.

Saiba mais:
Página do programa


Concertos Deutsche Welle – 21h
MEC FM - 98,9 Mhz

O Concertos Deutsche Welle é um programa da rádio alemă Deutsche Welle, que apresenta gravaçőes de concertos e festivais europeus.

Apresentaçăo Sidney Ferreira.
Adaptaçăo para o português Thiago Regotto.
Realizaçăo Rádio MEC e Rádio Deutsche Welle.

Saiba mais:
Página do programa


Apoio Cultural


COMO SINTONIZAR

Rádio MEC AM Rio de Janeiro – AM 800 kHz
Radio MEC AM Brasília – AM 800 kHz
Rádio MEC FM Rio de Janeiro – FM 98,9 MHz
Rádio Nacional Rio de Janeiro – AM 1.130 kHz
Rádio Nacional AM Brasília – AM 980 kHz
Rádio Nacional FM Brasília – FM 96,1 MHz
Rádio Nacional da Amazônia – OC 11.780 kHz e 6.180 kHz
Rádio Nacional do Alto Solimões – AM 670kHz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado