A alma das grandes cidades da Europa é revelada em nova série do Eurochannel
As cidades europeias encantam o mundo com seus pitorescos cafés, canais românticos, ruas antigas e curiosidades ancestrais. Além de lindas, elas guardam histórias de segredos e mistérios, que estão além de monumentos. E oEurochannel se propõe a revelá-los na nova série A Alma das Grandes Cidades da Europa, que estreia no dia 13/3, terça-feira, às 21h.
O holandês Richard Puech, diretor da atração, ouve histórias de pessoas comuns e personalidades locais, ao lado de uma equipe de jornalistas, para captar a alma das mais diversas cidades europeias, da fria Helsinque à misteriosa Gdansk.
O episódio de estreia, Amsterdã, o grande laboratório faz um paralelo sobre drogas, prostituição, casamento gay e eutanásia, proibidos na maior parte da Europa, mas organizadas, monetizadas e até legalizadas na Holanda. Com um espírito aberto e um pragmatismo lendário, o país tem empurrado os limites que o resto do mundo não se atreve a abordar.
Guiado pelo escritor holandês Peter Brusse, o programa mostra como essas audaciosas leis são executadas e, depois, avaliadas, tanto por suas inovações como por seus fracassos. A produção vai a clubes de sexo e a um quarto de uma cafeteria de maconha; mostra um casamento gay, enquanto especula como essas leis podem existir só na Holanda e em nenhum outro lugar.
A Holanda tem um espírito calvinista, caracterizado por um pragmatismo rigoroso, um sistema abrangente de regulamentação e um imenso amor pelo livre pensamento e pelo livre comércio. Alguns veem Amsterdam como um antro de vício onde tudo é permitido. Outros acham que a "exceção holandesa" pode muito bem estar esboçando a forma da Europa do futuro: transformando todo o continente em um mundo de tolerância, justiça e eficiência.
A Alma das Grandes Cidades da Europa
Episódio: Amsterdã, o grande laboratório
Estreia dia 13/3, terça-feira, às 21h
Diretor: Richard Puech
País: Holanda
Gênero: Documentário
Ano: 2002
Comentários