A obra do coletivo BijaRi é mostrada em programa inédito no SescTV


Formado por 10 estudantes de arquitetura, o grupo desenvolve trabalhos de artes visuais e multimídia, que dialogam com o espaço urbano 
  
Intervenções, performances, instalações, vídeos e criação de artes visuais e multimídia compõem a obra do coletivo BijaRi, cuja característica é dialogar com o espaço urbano a partir dos problemas e conflitos nele existente. Formado em 1997 por 10 estudantes de arquitetura de São Paulo interessados em artes plástica, o grupo apresenta sua obra no dia 21 de março, quarta, às 21h30, em episódio inédito da série Artes Visuais, que tem direção de Cacá Vicalvi. 
   
O documentário revela que os integrantes do BijaRi  (Eduardo Fernandes, Frederico Ming, Flávio Araújo, Gustavo Godoy, Geande Tamazoni, Maurício Brandão, Olavo Ekman, Rodrigo Araújo e Sandro Akel) partem do real, das dificuldades e confusões da cidade, para criar estratégias de ação e transformar o real. Para o coletivo, na maioria das vezes, o que mais importa em seu trabalho é o processo e não o produto final. 
   
O programa relata uma das façanhas do BijaRi. Em 2002, para sentir a reação das pessoas, o grupo soltou um galinha em dois pontos próximos no bairro de Pinheiros, na capital paulista. No Largo da Batata, onde os transeuntes se identificaram com o animal, e em frente ao Shopping Iguatemi, onde houve rejeição, medo, e proibição por parte da segurança local. Nesse mesmo ano, o coletivo transformou as paredes de um prédio abandonado em local de anúncios e poesia. 
   
Entre outros trabalhos, este episódio contempla as obras João Bobo, de 2005, na qual foram colocados no centro da capital paulista mais de 50 desses bonecos, que foram esmurrados por muitos que ali passavam, expondo a violência reprimida nas pessoas; e 468 Ocupação Subjetiva, de 2008, na qual o BijaRi teve o apoio de mais sete coletivos e 468 famílias. Juntos eles protestaram contra uma reforma urbana na Estação Faria Lima, no Largo da Batata, considerada por muitos como excludente por, na maioria da vezes, resultar na remoção de população de baixa renda.   
  
SERVIÇO: 
     
Artes Visuais 
BijaRi 
Estreia: 21/03, quarta, às 21h30 
Reapresentações: 22/3, às 15h30; 23/03, às 09h30; 24/03, às 06h e 15h. 
Classificação Indicativa: 10 anos 
Direção: Cacá Vicalvi 
Produtora: Documenta Vídeo Brasil 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado