Oi FUTURO SEDIA I MOSTRA DE TEATRO ACESSÍVEL

 

·         Evento no centro cultural do Flamengo faz parte das comemorações dos 10 anos da ONG Escola de Gente

·         Mostra terá apresentações com total acessibilidade dos espetáculos 'O filho eterno' e 'Ninguém mais vai ser bonzinho'

 

Dois espetáculos gratuitos serão o destaque da primeira edição da Mostra de Teatro Acessível, evento que a ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão realiza nos dias 2 e 3 de maio, no teatro do Oi Futuro do Flamengo. Além das apresentações, a mostra contará com uma oficina de teatro acessível e com uma mesa redonda para debater o tema acessibilidade na cultura. O evento, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro , contará com total acessibilidade para pessoas com deficiência, como previsto em lei: legenda eletrônica, intérprete de Libras (Linguagem brasileira de sinais), programas em braile e em letra ampliada, audiodescrição, visitas guiadas ao cenário dos espetáculos, e atendimento prioritário para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A I Mostra de Teatro Acessível marca as comemorações pelos 10 anos de atuação da Escola de Gente, que serão celebrados com um coquetel ao final do primeiro dia do evento.

A programação terá início com uma oficina de teatro acessível para 40 alunos pré-selecionados, ministrada pelo grupo Os Inclusos e Os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade. O grupo surgiu a partir da iniciativa de jovens estudantes de Artes Cênicas, entre eles a atriz Tatá Werneck, hoje VJ da MTV.  Nos últimos anos, mais de 40 mil pessoas já assistiram às apresentações do grupo, em 17 estados de todas as regiões do Brasil. As inscrições para a oficina podem ser feitas por meio do e-mail escoladegente@escoladegente.org.br . Na sequência, haverá uma mesa redonda sobre acessibilidade na cultura, com a presença de personalidades das artes e das políticas públicas.

A abertura oficial da mostra acontece às 19h do dia 2 de maio, com o espetáculo Ninguém mais vai ser bonzinho - Em Esquetes, encenado pelo grupo Os Inclusos e os Sisos. Apresentado pela primeira vez em 2007, com texto e direção de Diego Molina, a peça foi adaptada por Marcos Nauer em 2011 para circular por sete cidades do Nordeste. Com bom humor, as cenas vão revelando formas sutis de discriminação difíceis de serem percebidas.  Diego Molina e Marcos Nauer estão entre os fundadores de Os Inclusos e os Sisos. O livro que deu origem ao espetáculo, publicado em 1996 pela WVA Editora, especializada em inclusão, tornou-se a primeira obra no Brasil a tratar do tema a partir da Resolução 45/91, assinada pela ONU em 1990. Assim como o livro, a peça tem como tema central a urgência de promover uma sociedade inclusiva, passando da fase de conscientização para a de ação.

No segundo dia da mostra, quem sobre ao palco é o ator Charles Fricks, vencedor dos prêmios Shell e APTR, na categoria Melhor Ator, pela atuação no monólogo O Filho Eterno, da Cia dos Atores de Laura, com direção de Daniel Herz. A versão para o palco do premiado livro de Cristóvão Tezza narra as dificuldades de um pai lidar com o filho que nasce com síndrome de Down. A Escola de Gente tornará esse espetáculo acessível pela primeira vez e o apresentará gratuitamente para o público em geral, encerrando muito bem a programação da Mostra.

A I Mostra de Teatro Acessível integra a campanha Teatro acessível: arte, prazer e direitos, lançada pela Escola de Gente em junho de 2011 com o espetáculo Um Amigo Diferente?. Na ocasião, estiveram presentes o Secretário da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes e a procuradora da República no estado de São Paulo, Eugênia Augusta Gonzaga, que atestaram o quanto os projetos culturais da Escola de Gente estavam alinhados com as políticas públicas e com a legislação nacional e internacional sobre direitos humanos.

 

Escola de Gente

 

Fundada em abril de 2002, a Escola de Gente trabalha a favor da inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade na sociedade, especialmente crianças, adolescentes e jovens com deficiência.  Através de ações de Comunicação, Cultura e Educação, a ONG tem como objetivo democratizar o conceito e a prática da sociedade inclusiva. A organização incide em políticas públicas e integra, além do Conselho Nacional de Juventude, o Conselho Estadual de Juventude e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outras redes.

 

Em uma década, a Escola de Gente já atuou em 16 países da África, Europa, América do Norte e América do Sul e em todas as regiões do Brasil, sensibilizando diretamente 400 mil pessoas e mais de um milhão indiretamente, ao defender um conjunto de princípios, reflexões e conteúdos que se transformaram em estudos e metodologias premiadas e confirmam a sua missão institucional: "trabalhar para que políticas públicas sejam inclusivas". "Políticas públicas inclusivas são aquelas que, simultaneamente, buscam soluções para a desigualdade social, ratificam a diversidade como um valor inquestionável e garantem direitos humanos, desde a infância, para pessoas com e sem deficiência", explica Claudia Werneck.  "Atuamos no sentido de romper com a confortável ilusão de que tudo que precisamos fazer em relação a pessoas com deficiência é admitir, finalmente, que existem; e permitir, caridosamente, que vivam. Como se a garantia de direitos, de todos os direitos - e não apenas daqueles que escolhemos - a crianças e adolescentes com deficiência fosse uma debate secundário e, portanto, adiável. Para a Escola de Gente não é. E nunca será", completa.

 

A Escola de Gente conta atualmente com o patrocínio master da Vale.

 

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

 

Na educação, os programas NAVE, Oi Kabum! e Oi Tonomundo usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

 

I Mostra de Teatro Acessível

Dias 2 e 3 de maio 

Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)

Tel. (21) 3131-3060

Entrada franca – Classificação livre

 

Dia 2

13h às 16h – Oficina de Teatro Acessível

16h às 16h30- Coffee Break

16h30 às 18h– Mesa Redonda sobre Acessibilidade na Cultura

18h às 18h30- Coffee Break

18h30- Visita guiada ao cenário do espetáculo Ninguém mais vai ser Bonzinho – Em Esquetes

19h –  Abertura oficinal da Mostra

19h30- Apresentação teatral: Ninguém mais vai ser Bonzinho – Em Esquetes

20h30- Coquetel e comemoração dos 10 anos da Escola de Gente

 

Dia 3

19h- Visita guiada ao cenário do espetáculo O Filho Eterno

19h30– Apresentação teatral - O Filho Eterno

 

As senhas serão retiradas gratuitamente na bilheteria do Oi Futuro uma hora antes dos espetáculos e estarão sujeitas à lotação do teatro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado