Filme traça retrato do “não–lugar” e apresenta semelhanças entre as culturas americana e italiana

 

Piemonte e Texas estão a um oceano de distância. No entanto, em termos de cultura, eles poderiam muito bem ser vizinhos. É o que mostra Texas, longa italiano que Eurochannel exibe no dia 24/8, sexta-feira, às 19h. No drama com pitadas de comicidade, o diretor de teatro italiano Fausto Paravidino mostra a história de uma geração de italianos presos no campo. Ele cria um novo universo para descrever a cidade de Piemonte, onde passou sua infância, "apimentando" o campo italiano ao construir um escândalo.

 

O cineasta leva o telespectador ao mundo interior dos personagens, onde as emoções têm força e nada é certo. Graças a sua percepção dos detalhes psicológicos e a seu uso inventivo da linguagem do filme, Paravidino apresenta um mosaico imaginativo e dinâmico de uma cidade inteira. Tanto no ambiente como em seus habitantes observam-se os vestígios que estão desaparecendo da vida rural tradicional, que lentamente está dando lugar ao ritmo agressivo e vivaz da metrópole industrial.

Ou seja, um dos grandes atrativos do filme é demonstrar que as fronteiras mundiais estão cada vez menos definidas, uma vez que um vilarejo pode reunir características de uma grande metrópole, criando a ideia de "não-lugar", da qual trata o estudioso francês Marc Augé.

 

Texas (Texas, Itália, 2005)

24/8, sexta-feira, às 19h

 

Diretor: Fausto Paravidino

Gênero: drama

Elenco: Valerio Binasco, Teco Celio, Iris Fusetti

Sinopse: uma confraternização entre amigos num sábado à noite muda dramática e perigosamente o rumo das coisas. O que começa como uma simples festa se transforma numa situação de vida ou morte quando emergem as memórias de duas celebrações esquecidas há muito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado