Os segredos mais bem guardados do interior do planeta estão em Jornada ao Centro da Terra

 

Desde os primórdios, a humanidade tenta descobrir o que há em cada canto do planeta – de selvas e desertos até as profundezas do oceano. O curioso é que o homem já foi ao espaço, mas avançou somente 11 quilômetros abaixo da superfície terrestre, o que representa apenas cerca de 1/500 do caminho até o núcleo. Com o objetivo de desvendar um pouco mais desta região ainda incógnita, no dia 29/8, quarta-feira, às 22h, o HISTORY apresenta o especial Jornada ao Centro da Terra, uma viagem ao coração do planeta em busca da última fronteira.

 

De tão recôndito, o centro da Terra só pôde ser descrito pela imaginação de autores como Júlio Verne, que criou cenários repletos de árvores, os quais abrem caminho pelas rochas à procura de água, onde formas estranhas de vida habitam lugares mortos, arranha-céus são construídos no subsolo e minas são do tamanho de cidades. Visões que inspiraram outros livros e filmes.

 

No especial, o canal se desvia da ficção e enfoca os estudos e teses de cientistas, engenheiros e aventureiros. No ano passado, estudiosos chegaram a afirmar que uma viagem ao centro da Terra ou, ao menos, ao seu início, seria possível. Segundo eles, as tecnologias de hoje já seriam suficientes para perfurar a crosta terrestre até a sua camada inferior, o manto - que representa 68% da massa da Terra. O objetivo seria compreender melhor a estrutura do Planeta, a ocorrência de terremotos e desenvolver a exploração mineral.

 

Quando o homem estará pronto para descer até lá novamente? A primeira vez ocorreu em 1961, no Projeto Mohole. A expedição não conseguiu atravessar toda a camada rochosa da crosta – apenas perfurou dois quilômetros do subsolo em alto-mar. Mas a tentativa ajudou o homem a explorar com mais eficiência os campos de petróleo, desenvolvendo a tecnologia que hoje sustenta as petrolíferas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado