Longa metragem A Última Estação abre o 45º. Festival de Brasília de Cinema Brasileiro

Coprodução internacional da Cinevideo, Asacine e Day Two Pictures conta com elenco internacional e um time de atores brasileiros. A história retrata aspectos

da imigração libanesa no Brasil e tem distribuição da Polifilme

Trailer: http://vimeo.com/30948198

 

 

A Última Estação, dirigido pelo brasileiro Márcio Curi, foi o filme escolhido para abrir o 45º. Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, no dia 17 de setembro, na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A exibição acontecerá para mais de 1.200 convidados.  O longa de ficção, filmado em digital, é uma co-produção internacional com participação das produtoras brasilienses Cinevideo e Asacine e da libanesa Day Two Pictures.

 

O filme é mais um importante trabalho no portfólio da brasiliense Cinevideo, que após forte atuação na África, onde mantém escritório há cinco anos, investe no mercado Árabe. Neste território, já firmou importante parceria com a rede de rede de TV Al Jazeera, com quem coproduziu documentários, e fez um longo trabalho de campo em visitas ao Irã.  Durante a coprodução do A Última Estação, que será distribuído no Brasil pela Polifilme, a Cinevideo teve importante atuação na seleção do ator principal e na negociação com uma distribuidora daquele país. "Foi um trabalho muito prazeroso que realizei no Líbano até chegar ao Mounir Maasri, que faz o imigrante Tarik. Do relacionamento da Cinevideo com este mercado, conseguimos também fechar uma importante parceria de distribuição local", conta Monica Monteiro, presidente da Cinevideo.

 

Com roteiro original de Di Moretti, o filme aborda com muita sensibilidade uma história de imigrantes libaneses no Brasil. No elenco, os brasilienses Klarah Lobato, João Antonio, Chico Santana, Narciza Leão, Sérgio Fidalgo e Adriano Siri, se juntam à Elisa Lucinda e ao ator e diretor libanês, Mounir Maasri, para contar um pouco da história desses imigrantes que deixam sua terra natal em busca de uma vida melhor do outro lado do mundo.

 

O filme

A história é baseada em uma narrativa bem humorada e poética sobre a trajetória de vida do libanês Tarik que em meados dos anos 50, juntamente com o irmão mais novo, Karim, se vê obrigado a vir para o Brasil. No navio, iniciam uma grande amizade com outros meninos árabes e sírios, que ao desembarcarem em terras brasileiras, acabam seguindo caminhos distintos. Os anos se passam e, em setembro de 2001, após perder sua esposa, o velho Tarik decide cumprir algumas promessas. O muçulmano abandona tudo e resolve atravessar o Brasil, na companhia da filha Samia, em busca dos meninos que fizeram com ele a travessia, 51 anos antes.

 

"O público pode esperar uma história emocionante, cheia de sentimento, com muito amor, conflitos, mas acima de tudo um relato bastante fiel de como aconteceu a adaptação de muitos dos imigrantes que vieram para o Brasil", adianta o diretor Márcio Curi.

 

Com cenas filmadas no Brasil e no Líbano, o longa-metragem, que teve sessenta por cento das suas filmagens em Paulínia, passando também por Santos, Anápolis, Brasília, Ilhéus e Belém, retrata em 114 minutos cada parada desta longa viagem que revela uma verdadeira e fabulosa história de mais de 1001 noites de pura emoção.

 

Sobre a ASACINE (Brasília) – Elizabeth Curi e Mario Curi

Com 19 anos de atuação em Brasília, a Asacine tem participação destacada no desenvolvimento da Indústria Audiovisual da capital brasileira. Sua produção está focada em filmes de longa-metragem para o cinema, documentários para a televisão, institucionais, séries educativas, vídeo clipes, coberturas e registros de eventos empresariais, científicos, técnicos e culturais. A ASACINE é a única produtora de cinema da Capital Federal a ter no currículo a conquista dos mais importantes prêmios do júri do Festival de Brasília nas três categorias principais: Melhor longa-metragem 35mm – 1994 - "Louco Por Cinema", de André Luiz Oliveira; Melhor curta-metragem 35mm – 2000 - "Sinistro", de René Sampaio; Melhor filme 16mm – 2006 - "Passageiros da Segunda Classe", de Luiz Eduardo Jorge e Kim Ir Sen. A Última Estação, seu mais novo longa-metragem, uma co-produção com a Cinevideo e aQuanta, é a primeira co-produção cinematográfica entre o Brasil e o Líbano, graças à participação da co-produtora libanesa, a Day Two Pictures, de Beirut.

 

Sobre a CINEVIDEO (Brasília) – Mônica Monteiro, Luciana Pires e Carol Guidotti

Há 16 anos, a produtora brasileira Cinevideo é especializada no desenvolvimento de programas de televisão, documentários, vídeos, filmes publicitários, além de curtas e longasmetragens. A produtora mantém escritórios em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Moçambique, na África. Entre os trabalhos realizados, destacam-se: Chegadas e Partidas/GNT, Destino Educação/TV Futura, Mamma África (exibido na estreia nacional do Festival de Cinema do RJ, em 2010) e Mucho Gusto Cuba (exibido este ano na estreia do 33º Festival Del Nuevo Cine Latinoamericano).

 

 

Sobre a DAY TWO PICTURES (Beirute) – Nouha Choufani, Georges Karam e Sami Koujan

Day Two Pictures, baseada em Beirute, no Líbano, foi criada com o sonho de produzir filmesinteligentes, séries para TV, comerciais e outros produtos, baseados em temáticas e histórias interessantes usando alta qualidade de finalização. Para cumprir esse sonho, montou um experiente time de diretores, roteiristas, editores eprodutores para oferecer uma infraestrutura completa de produção. Essa infraestrutura inclui a concepção total e o desenvolvimento, assim como a realização física da produção.

 

Sobre o diretor MARCIO CURI – PERFIL E FILMOGRAFIA

Cineasta e produtor. Dirigiu em parceria com Yanko del Pino "A TV que virou estrela de cinema" (1993). Como produtor, produziu "Louco por cinema" (1995), de André Luiz Oliveira, Melhor Filme no Festival de Brasília, e "Filhas do Vento" (2004), de Joel Zito Araújo, oito prêmios em Gramado. Voltou à direção com a A Última Estação (2012).

 

FILMOGRAFIA SELECIONADA

Como Diretor:

· "A Última Estação" (2012)

· A TV que virou estrela de cinema (1993)

 

Como Produtor e ou produtor executivo:

· "A Última Estação" (2012). Direção própria.

· "Sagrado Segredo" (2008), direção André Luiz Oliveira

· "Simples mortais" (2007), direção Mauro Giuntini

· "Romance do Vaqueiro Voador" (2006), direção Manfredo Caldas

· "Cascalho" (2004), direção Tuna Espinheira

· "Filhas do vento" (2004), direção Joel Zito Araújo.

· "Araguaya - Conspiração do silêncio (2004), direção Ronaldo Duque

· "As vidas de Maria" (2001), direção Renato Barbieri

· "A TV que virou estrela de cinema" (1993), direção própria com Yanko Del Pino

· "Louco por cinema" (1995), direção André Luiz Oliveira

 

Como diretor de produção:

· "Sangue quente em tarde fria" (1970), direção Fernando Coni Campos em parceria com Renato Neumann

· "Meteorango Kid - O herói intergalático" (1969), direção André Luiz Oliveira.

Marcio Curi foi também o montador.

· "Um sonho de vampiros" (1968), direção Ibere Cavalcanti

· "A virgem prometida" (1967), direção Ibere Cavalcanti

Como roteirista:

· "A TV que virou estrela de cinema" (1993), em parceria com Yanko del Pino.

· "A virgem prometida" (1967), em parceria com Iberê Cavalcanti.

 

 

FICHA TÉCNICA

PRODUTORA: Asacine Produções Ltda

CO-PRODUTORAS: Cinevideo (Brasília) – Day Two Pictures (Beirute) – Quanta (São Paulo)

PRODUTORAS EXECUTIVAS: Beth Curi e Carmen Flora

DIRETOR: Marcio Curi

ROTEIRISTA: Di Moretti

ATOR: Mounir Maasri

ATRIZES: Elisa Lucinda e Klarah Lobato

ELENCO DE APOIO MASCULINO: João Antônio, Chico Sant'Anna, Sérgio Fidalgo, Edgard Navarro, Iberê Cavalcanti, Adriano Siri, José Charbel, Mohamad Rabah, Braheim Abu Nassif

ELENCO DE APOIO FEMININO: Roula Hamadeh e Narciza Leão

DIRETOR ASSISTENTE: Adler Paz

DIRETOR DE FOTOGRAIA: Krishna Schmidt

DIRETOR DE ARTE: Moacyr Gramacho

DIRETORA DE ARTE ASSISTENTE: Carol Tanajura

FIGURINO: Diana Moreira

MAQUIAGEM E CARACTERIZAÇÃO: Vavá Torres

TÉCNICO DE SOM DIRETO: Toninho Muricy

DESENHO DE SOM E RUÍDOS: Dirceu Lustosa

TRILHA SONORA: Patrick De Jongh

MONTADOR e DESENHISTA DE FINALIZAÇÃO: Dirceu Lustosa

MÚSICA ORIGINAL E CANÇÃO-TEMA: Patrick De Jongh

DISTRIBUIÇÃO: Polifilmes

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

PATROCÍNIO: Petrobras, Prefeitura Municipal de Paulínia, Autotrac, Brasilcap

APOIO: Ancine, Fundo de Apoio à Cultura DF, Fundo Setorial Audiovisual, Finep

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado