Episódio inédito da série “Teatro e Circunstância” apresenta a história do teatro infantil no Brasil, no SescTV

 
Em foco, trabalhos de Tatiana Berlinky e Júlio Gouveia, Maria Clara Machado, Valdemar de Oliveira e Casa de Comédia Cearense.
Dia 18/09, terça, às 22h
 
  
Com o episódio Pioneiros do Moderno Faz de Conta, a série Teatro e Circunstância abre uma série de quatro programas que abordam o temaTeatro Infanto-juvenil. Esse episódio discorre a história do teatro infantil no Brasil, que ganhou força em 1950, com os trabalhos de Tatiana Berlink e Júlio Gouveia, de São Paulo; Maria Clara Machado, do Rio de Janeiro; Valdemar de Oliveira, de Recife; e Casa de Comédia Cearense, em Fortaleza. Com pesquisa, roteiro e entrevistas de Sebastião Milaré e direção de Amilcar M. Claro, o programa estreia no dia 18/09, terça, às 22h, no SescTV.  
  
Em Recife – PE, Leidson Ferraz, jornalista e pesquisador teatral, conta que Waldemar de Oliveira (1900 – 1977), um jornalista, teatrólogo, médico e músico, que dirigiu o Teatro de Santa Isabel naquela capital, criou o grupo Gente Nossa e fundou, em 1939, o grupo amador Grêmio Cênico Espinheirense, formado só por crianças. Com ele, estreou o espetáculo Branca de Neve e os Sete Anões, adaptado por Coelho de Almeida e Augusto de Almeida, do conto Branca de Neve ("Snow White", em inglês), dos irmãos Grimm. Logo depois vieram outras peças, como A Princesa Rosalinda e O Pequeno Polegar e o diretor não parou mais. 
  
De acordo com Leidson, em 1940, quando o Gente Nossa estava quase desaparecendo, Oliveira monta um departamento autônomo do grupo e cria o Teatro Infantil de Pernambuco. Os espetáculos que até então eram apresentados em dois atos, o primeiro era a peça e o segundo, variedades, como música, dança e paródia, passou a ser encenado como espetáculo único. 
  
Em São Paulo, a escritora e roteirista Tatiana Belinky recorda como o teatro entrou na sua vida; o último teatro amador; o TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, onde trabalhou com o diretor de teatro e televisão e também seu marido Júlio Gouveia (1914 – 1988), com o ator Paulo Autran (1922 – 2007), entre outros. 
  
A atriz, dramaturga e diretora Gabriela Rabelo rememora o Teatro Escola de São Paulo – TESP, que fazia suas apresentações gratuitamente para as crianças, com ingressos impressos e numerados, e recorda a frase de Júlio Gouveia: "O teatro tem que ter respeitabilidade". Ela diz que, numa tese de Gouveia, que também era psiquiatra, apresentada num congresso, ele citava como "passe importante do teatro", educar. 
  
A atriz, produtora e divulgadora Theodora Ribeiro fala sobre o grupo Luz e Ribalta, que montou cinco peças com textos de Tatiana Belinky, entre eles, A Sopa de Pedra, com direção de Antonio Andrade. 
  
O programa também traz a história do Tablado, grupo de teatro amador do Rio de Janeiro, fundado pela autora e dramaturga Maria Clara Machado em 1951. Conta Cacá Mourthé, diretora artística do grupo, que autora começou escrevendo peças para teatro de bonecos e foi a partir de uma recreação para crianças, primeiro com bonecos e depois com pessoas, que surgiu o Tablado. 
  
Em Fortaleza – CE, o Grupo Comédia Cearense tem sido acompanhado por diferentes gerações. O ator, diretor e produtor Haroldo Serra iniciou seu trabalho com espetáculos infantis em 1957. Formado por pessoas da própria família, como pai, filhos e primos, sem nunca terem estudado teatro, o grupo sempre teve a preocupação de não assustar as crianças com alguns personagens. O grupo já montou a Família Adams em duas versões e A Noiva Cadaver. Entre os diversos espetáculos que enceram estão alguns de Maria Clara Machado e do cearense Eduardo Campos. 
  
Tatiana Belinky fala sobre o convite de um diretor da TV Tupi, para levarem uma peça teatral para o estúdio. Depois do sucesso, decidiram fazer fábulas e, logo depois, um pedido da TV para produzirem um programa de teleteatro para crianças. "Ai veio a ideia de fazer O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobado, com adaptação para TV feita por Tatiana. 
  
  
Sobre a série Teatro e Circunstância: 
  
Constituída por temporadas temáticas, a série aborda o teatro contemporâneo nacional por meio de diferentes aspectos, como a relação dessa arte com a cidade; as técnicas interpretativas; as diferentes arquiteturas teatrais ou as exclusões delas; o espaço para a celebração dramática; o teatro para o público infanto-juvenil; a reinvenção da história; o teatro comunitário e étnico; o tradicional e o contemporâneo; o teatro de rua, entre outros. 
  
  
Sobre o SescTV
  
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010. 
  
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 
  
SERVIÇO: 
  
Série: Teatro e Circunstância 
Tema: Teatro Infanto-juvenil 
  
Título: Pioneiros do Moderno Faz de Conta, 
Estreia: 18/09, terça, às 22h 
Reapresentações:19/09, às 16h; 20/09, às 10h; 23/09, às 15h; e 25/09, às 22h. 
Classificação indicativa: 14 anos 
Pesquisa, roteiro e entrevistas: Sebastião Milaré 
Direção: Amilcar M. Claro 
Produtora: Amilcar Claro Produções 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado