LEVADA Oi FUTURO REÚNE ARTISTAS DE SÃO PAULO, PERNAMBUCO E BAHIA EM SETEMBRO

Já consolidado como espaço para música inovadora no Rio de Janeiro, o Oi Futuro apresenta, em setembro, Lirinha (14 e 15), Tatá Aeroplano (21 e 22) e Marcia Castro (28 e 29)

  • Até outubro, terão passado pelo Levada Oi Futuro 20 artistas de 12 estados brasileiros em 40 shows

 

O Oi Futuro apresenta em setembro Lirinha (dias 14 e 15), Tatá Aeroplano (dias 21 e 22) e Márcia Castro (dias 28 e 29), em shows no seu centro cultural em Ipanema. O projeto Levada Oi Futuro, que começou em maio, terá apresentado até outubro 20 artistas nacionais, de 12 estados do Brasil, em 40 shows, sempre às sextas e sábados. Com patrocínio da Oi, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o Levada Oi Futuro tem como objetivo levar ao público artistas novos de várias regiões do país e trabalhos recentes de nomes já estabelecidos dos mais variados gêneros musicais brasileiros.

 

Nesta edição, a diversidade das atrações reforça ainda mais sua vocação inovadora, trazendo talentos de três cantos diferentes do Brasil. Este mês, o público terá a oportunidade de conhecer o som solo do pernambucano Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantando, a música eletrônica do paulista Tatá Aeroplano e a leveza do sotaque soteropolitano de Márcia Castro.

Produzido pela Zucca, o projeto tem curadoria de Jorge LZ (DJ, produtor e apresentador do programa Geleia Moderna, da rádio Roquette Pinto FM) e Roberto Guimarães, curador do Oi Futuro, atuando como uma vitrine do gosto diversificado e original daqueles que buscam novidades. O line-up é uma prova da versatilidade e diversidade da atual cena brasileira.

As atrações de setembro

 

A primeira atração deste mês vem de Pernambuco é conhecida por ter integrado o Cordel do Fogo Encantado. Lirinha retorna aos palcos do Rio de Janeiro depois de um ano e meio afastado, desta vez para o lançamento de seu primeiro CD solo, "Lira".  Os shows acontecem nos dias 14 e 15 de setembro, no palco do Oi Futuro em Ipanema. 

 

Com cinco músicos de apoio, Lirinha reproduzirá ao vivo as 11 faixas inéditas do álbum solo de estreia e algumas músicas de sua autoria, registradas quando ainda integrava a banda Cordel do Fogo EncantadoNas apresentações ao vivo, o público reencontrará a marcante presença cênica de Lirinha, que contará com a iluminação de Jathyles Miranda, suporte à inventividade e originalidade que caracterizam as performances do músico. Acompanham Lirinha nesta turnê: Neílton (guitarras), Ângelo Medrado (bateria); Astronauta Pinguim (teclados), Aishá Lourenço (percussão) e Igor Medeiros (sintetizador).

 

A segunda atração vem de São Paulo e estreia em carreira solo. Tatá Aeroplano – mais conhecido como vocalista e compositor das bandas Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro – lança seu primeiro disco solo, no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de setembro de 2012, sexta-feira e sábado, respectivamente, no Oi Futuro em Ipanema.

 

Intitulado apenas "Tatá Aeroplano", o álbum reúne canções compostas a partir de 2008, quando Tatá mergulhou na noite paulistana. Para produzir esse trabalho, ele convidou Dustan Gallas e Junior Boca, amigos com quem que já havia trabalhado anteriormente.  Outro amigo e parceiro de Tatá, o cantor e compositor Léo Cavancanti, é coautor da faixa "Sartriana". Léo empresta sua voz em "Sartriana" e em "Tudo Parado na City". Segundo Tatá, Cavalcanti foi um dos maiores incentivadores para que finalmente gravasse seu primeiro álbum solo.

 

Os shows de lançamento irão contar com o mesmo time que gravou e produziu o disco: Dustan Galllas, no baixo; Junior Boca, na guitarra; Bruno Buarque, na bateria; e DJ Marco, nos teclados e samplers. Tatá Aeroplano fica nos vocais e violões.

 

A baiana Márcia Castro encerra a programação de setembro do Levada Oi Futuro com shows no último final de semana do mês, dias 28 e 29 (sexta e sábado). Quatro anos após sua estreia em CD, a cantora lança o segundo álbum de sua carreira. Ela foi indicada ao Prêmio TIM/2008 como "Melhor cantora de pop-rock" (ao lado de Fernanda Takai e Vanessa da Matta); se apresentou no Montreux Jazz Festival, na Suíça; acompanhou a argentina Mercedes Sosa em sua última turnê, com shows no Brasil, Alemanha, Itália e Israel; teve sua música "Queda" incluída na trilha da novela "Ciranda de Pedra", da Rede Globo; e fez gravações e participações em projetos junto a ícones da música brasileira, como Tom Zé, Moraes Moreira, Luiz Melodia e Jards Macalé.

 

Graduada na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Márcia iniciou-se na música aos 16 anos, e mora em São Paulo há quatro anos. Já fez residência artística no Timor Leste, turnê na Turquia e criou o projeto "Pipoca Moderna", com o qual promove um intercâmbio artístico com cantoras de diferentes estados brasileiros (Maryana Aydar e Ana Cañas/SP, Rita Ribeiro/MA, Cláudia Cunha/PA, e as conterrâneas Mariella Santiago, Marcela Bellas e Manuela Rodrigues) e do exterior (caso da cabo-verdiana Mayra Andrade).

 

Em "De pés no chão", Márcia mistura um repertório que vai do clássico "Preta pretinha", dos Novos Baianos, a raridades garimpadas em suas pesquisas sonoras, como "Catedral do inferno", de Cartola e Hermínio Bello de Carvalho, gravada antes somente pela cantora Marlene. O CD, produzido em conjunto por Guilherme Kastrup, Rovilson Pascoal e a própria Marcia, ainda apresenta composições de Tom Zé, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Rita Lee e dos contemporâneos Otto e Luciano Salvador Bahia, entre outros.

 

Marcia Castro se apresentará acompanhada pelos músicos Rovilson Pascoal (violões, guitarras e direção musical), Guilherme Kastrup (bateria), Ricardo Prado (teclado e acordeon), Magno Vito (baixo), Sidmar Vieira (trompete) e Denilson Martins (sax).

 

Grande panorâmica da música de vanguarda é no Oi Futuro em Ipanema

 

Inaugurado em setembro de 2009, o Oi Futuro em Ipanema tem sua programação voltada para a música e o audiovisual, já tendo sido palco de apresentações de grandes artistas nacionais e internacionais. O teatro de 120 lugares vem recebendo o que há de mais contemporâneo e inovador na música, colocando o centro cultural como radar de tendências em diversos gêneros e estilos, atuando em três frentes.

 

A primeira delas é a apresentação de novos nomes, por meio do Mapa Oi Novo Som – panorâmica de bandas e artistas com diferentes sotaques – e do Ouve.aí, programação que prestigia a nova cena da música instrumental brasileira. Uma segunda frente, a partir de 2012, é o lançamento de artistas e bandas que estão despontando e de novos álbuns, com o Levada Oi Futuro. Uma terceira iniciativa é abrir espaço àqueles que estão se firmando como os mais inventivos de suas cenas, por meio de festivais como o Novas Frequências, mais voltado para a música internacional de vanguarda, e o Sonoridades, que celebra misturas inusitadas de gêneros e estilos, sob a batuta de Nelson Motta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado