BandNews TV: Gabeira entrevista Sukhdev, o papa da sustentabilidade

 

 

 

O programa Capital Natural, apresentado semanalmente por Fernando Gabeira no canal pago Bandnews TV, entrevistou com exclusividade o economista indiano Pavan, referência mundial em economia e sustentabilidade.

 

No programa, Sukhdev diz que a crise ambiental e a crise econômica têm uma causa comum: "o modelo econômico falido". "É um modelo que acredita num sistema de extração e expansão para consumo e produção. Consumimos sem medo das consequências, produzimos sem consciência dos impactos, assumindo que de alguma forma, num planeta finito, é possível ter um crescimento infinito". A estrevista vai ao ar neste sábado (1º de junho) às 21h30, com reprise no domingo, também às 21h30.

 

Segundo Sukhdev, por terem origem comum, as crises na economia e no meio-ambiente também têm soluções comuns. "Criamos os riscos e as circunstâncias nas quais estamos atingindo, perigosamente, os limites do planeta. Criamos riscos ao não reconhecer o peso das grandes corporações em conduzir esses fatores. Entendo que as crises estão, sim, relacionadas, com causas comuns e soluções em comum", afirmou.

 

A entrevista de Pavan Sukhdev a Fernando Gabeira foi gravada em três blocos. No primeiro, ele fala sobre os preceitos básicos da economia verde, tais como as implicações dela com o capitalismo, PIB e consumo. O segundo bloco é quase todo dedicado à questão da biodiversidade, o foco do trabalho de Sukhdev, mas é muito mais provocador ao abordar as desconfianças sobre a economia verde e os reais entraves aos "mercados verdes". No terceiro bloco discorre sobre microeconomia, o mundos dos negócios e suas relações com governos.

 

Pavan Sukhdev passou 15 anos no Deutsche Bank onde fundou e chefiou o Centro de Mercados Globais de Mumbai. Em 2008, numa espécie de ano sabático, Sukhdev liderou dois projetos com perspectivas radicalmente inovadores sobre a relação entre progresso econômico e conservação da natureza: a Green Economy Initiative e o relatório TEEB (The Economics of Ecossystems and Biodiversity).

 

A Green Economy Initiative, encabeçada pelo PNUMA (o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e chefiada por Sukhdev, defende que preservação dos recursos naturais, em lugar de entrave para o desenvolvimento, pode proporcionar mais riqueza e emprego, bem como reduzir a pobreza. O relatório TEEB (The Economics of Ecossystems and Biodiversity) é seu trabalho mais famoso, inicialmente publicado pela Comissão Europeia e mais tarde incorporado pelo PNUMA. O estudo estima o valor econômico das perdas anuais de biodiversidade em 2008 entre 2 e 4,5 trilhões de dólares. O cálculo se concentra em quanto custa substituir os serviços que a natureza presta de graça, tais como polinização e regulação do clima. A principal recomendação do TEEB é que a depreciação do capital natural deve aparecer nas contas nacionais bem como na contabilidade das empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado