Especial sobre arquitetura das Superquadras, em Brasília, é destaque do SescTV

 
Programa será exibido sábado, 1 de junho, às 21h; canal está disponível em todo o Brasil pelos sistemas Net, Sky e OiTV

As Superquadras, de Brasília, ganham neste sábado, 1º de junho, às 21h, um capítulo especial na série de televisão que está desvendando alguns dos mais importantes locais de convivência já definidos pela mão humana brasileira: o programa Arquiteturas, do SescTV (disponível em todo o País pelos sistemas Net, Sky e OiTV). Em 52 minutos, o programa irá se aprofundar na importância arquitetônica do espaço, projetado para ser integrado à natureza e atender exigências de sustentabilidade ambiental e bem-estar de funcionários.

O Arquiteturas conta com 13 episódios (cinco já foram exibidos, sobre os mineiros Instituto Inhotim e Igreja de São Francisco de Assis, o paraense mercado Ver-O-Peso, as paulistas Biblioteca Mario de Andrade e Fábrica da Natura). A cada sábado um ponto brasileiro recebe atenção. Dirigidos pelo jornalista Paulo Markun e pelo cineasta Sérgio Roizenblit, os programas mostram em detalhes obras arquitetônicas, com depoimentos e aprofundamento nas técnicas de renomados arquitetos nacionais - Paulo Mendes da Rocha, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e João Batista Vilanova Artigas, por exemplo.


Inaugurada há 50 anos, Brasília marca o desejo de propor uma nova sociabilidade urbana, que tem na escada residencial o seu desenvolvimento mais radical. As quadras 107, 108, 307 e 308 seguem à risca o plano de Lúcio Costa de implantar o conceito de Unidade de Vizinhança, que reforça as relações entre os vizinhos nas grandes cidades e que une as atividades comuns de um cidadão em modelos funcionais e organizados. Os edifícios,concebidos por Oscar Niemeyer, serviram de modelo para outras quadras construídas posteriormente.


Após as Superquadras (Brasília, DF), os próximos episódios serão sobre o Copromo (Osasco, SP), dos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, do estádio Serra Dourada (Goiânia, GO), o Palácio Gustavo Capanema (Rio de Janeiro), do Museu de Arte Moderna – MAM – do Rio de Janeiro e do Sesc Pompeia (São Paulo).
"O Arquiteturas viaja por um território muitas vezes ignorado pela televisão: a mistura de arte e técnica que singulariza determinadas edificações, transformando-as em marcas do talento humano e espaços de convivência. Os programas percorrem vários usos - teatro, mercado, escola, moradia, estádio, museu, biblioteca, igreja... todos unidos pela arquitetura, de ontem e de hoje, sempre talentosa", afirma Paulo Markun.


Segundo seus autores e o SescTV, a série coloca em discussão na sociedade brasileira a importância de projetos arquitetônicos de uso público nas cidades. "A arquitetura é, assim como as outras artes, reveladora da história e da cultura de um povo. Com a série, o Sesc propõe um debate sobre a apropriação dos espaços e sobre a arquitetura como elemento de identificação de uma sociedade, em sua expressão do simbólico", afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.


A escolha dos projetos teve como critérios o uso coletivo, o longo período entre as construções (Ver-O-Peso é do século XVII, enquanto a Fábrica da Natura é do século XXI) - para que se identificassem diferenças e similaridades em um longo prazo - e a posição geográfica. "Queríamos espaços em regiões distintas do Brasil. Até as décadas de 1960 e 1970 a arquitetura brasileira era focada em prédios públicos. Na década de 1980 os projetos passaram a ser privados, com raras exceções, focando em residências, por exemplo. Queremos mostrar a importância da volta da arquitetura para a esfera pública. A boa arquitetura melhora a vida das pessoas", relata o jornalista Markun.
Para Sérgio Roizenblit, a série mostrou-se "uma oportunidade de percorrer o território brasileiro, objeto da minha pesquisa e paixão há mais de 20 anos, para filmar as principais obras arquitetônicas que marcaram a paisagem brasileira e mudaram sua cara de forma definitiva. Foi, sem dúvida, mais que um simples projeto, um grande prazer".


Além do horário especial aos sábados, 21h, os programas serão reexibidos pelo SescTV durante a semana: domingo, às 12h e às 20h; segunda-feira, às 10h e às 22h; terça, às 14h; quarta, às 15h; e quinta, às 8h.

SÉRIE ARQUITETURAS


Data Projeto

01/jun Superquadras de Brasília

08/jun Copromo (Cooperativa Pró-Moradia de Osasco), São Paulo

15/jun Theatro Municipal, Rio de Janeiro e São Paulo

22/jun Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU – USP, São Paulo

29/jun Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro

06/jul Estádio Serra Dourada, Goiânia, Goiás

13/jul Museu de Arte Moderna – MAM, Rio de Janeiro

20/jul Sesc Pompeia, São Paulo

 

SERVIÇO:
Arquiteturas
Quinto episódio: Superquadras
Reapresentações: Dia 2, às 12h e às 20h; Dia 3, às 10h e às 22h; Dia 4, às 14h; Dia 5, às 15h; Dia 6, às 8h
Classificação Indicativa: Livre
Direção: Paulo Markun e Sérgio Roizenblit
Produtora: Revanche Produções

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado