Exposição com obras de Lygia Clark em caminhão percorre sete cidades portuguesas em maio e junho

 

·         "Lygia Clark caminhando, em busca do próprio caminho" concretiza projeto que artista imaginou na década de 60;

 

·         Mostra itinerante com patrocínio da Oi e Itaú e apoio cultural do Oi Futuro começou por Coimbra no dia 3 de maio e termina em Lisboa no dia 28 de junho;

 

·         Projeto faz parte da programação oficial do Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil

 

Entre 3 de maio e 28 de junho de 2013, uma exposição montada sobre um caminhão baú adaptado percorrerá parte do território português, levando obras de Lygia Clark, uma das mais expressivas artistas brasileiras, que vai ser tema de uma grande exposição no MoMA, em Nova York, no ano que vem.

Com patrocínio da Oi e Itaú e apoio cultural do Oi Futuro, a exposição "Lygia Clark Caminhando, em busca do próprio caminho", que faz parte da programação oficial do Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil, promete extrapolar os limites desse caminhão e se espalhar por seus arredores. No veículo, serão expostos os objetos sensoriais e relacionais e, do lado de fora, espalhadas pelo seu entorno, ficarão as obras de maiores proporções, além de um telão para exibição de vídeos sobre a artista.

"O Oi Futuro tem como uma de suas missões a democratização da cultura, e acreditamos que isso acontece inclusive por meio de trocas de experiências criativas", lembra o presidente do Oi Futuro, José Augusto Figueira. "Exposições e shows de criadores estrangeiros são freqüentes em nossos centros culturais, e retribuir este movimento divulgando em Portugal a obra de um dos mais importantes nomes da arte contemporânea brasileira, por meio de um projeto que alcance tantas cidades, representa bem a nossa visão".

A obra de Lygia Clark, fundamentada na percepção, na revelação de níveis de significado e na experiência junto ao objeto, contará com monitores para acompanhar os visitantes durante o percurso da exposição, a fim de orientá-los na manipulação dos objetos e facilitar a interação entre o indivíduo e obra da artista.

A circulação de suas obras por território português é a concretização de um sonho da própria artista, conforme ela escreveu em um texto de 1963, descoberto recentemente pela sua família. "O que eu gostaria de fazer é o seguinte: levar os bichos para Portugal e fazer, de lá até onde possa chegar, exposições em praças públicas", escreveu Lygia na correspondência. "Seria uma maneira de provar ser esta uma arte "verdadeiramente participante" no mais alto sentido", definiu a artista. "Compraria um trailer que se chamaria 'Caminhando' e faria uma espécie de excursão de ciganos. Como eu adoraria! Seria a maior aventura da minha vida".

 

Programação de exposições itinerantes

Maio

03 a 05: Coimbra

10 a 12: Porto

17 a 19: Santarém

24 a 26: Évora

 

Junho

31/05 a 02/06: Albufeira e Faro

07 a 10: Lisboa

14 a 18: Cascais

21 a 25: Sintra

28 a 30: Lisboa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado