São João de Campina Grande no SescTV
Documentário revela o que continua e o que mudou da festa tradicional
Dia 17/06, segunda, às 23h30
Integrada aos costumes nordestinos e comemorada por todo o País, a festa junina mescla culturas indígenas, ibéricas e negras. Na cidade de Campina Grande, na Paraíba, o festejo é conhecido como "O Maior São João do Mundo" e acontece durante 30 dias, com muitos forrós, quadrilhas, fogueiras e comidas típicas da região.
Documentário Festa Junina, que o SescTV exibe no dia 17/06, segunda, às 23h30, mostra o que o evento traz de tradicional e de contemporâneo. Sob direção geral de Belisario Franca, o programa integra o tema Festas Brasileiras, da série Coleções.
O episódio narra, entre outros temas, como surgiu o festejo; sua ligação com as tradições bíblicas, marcadas pela celebração dos dias de três santos: Antônio, no dia 13, João, no dia 24, e Pedro, no dia 29; o sentido religioso, que se perde aos poucos; a importância da festa junina; como o povo se prepara para comemorá-la; as competições entre quadrilhas; e a gastronomia repleta de ingredientes típicos da região Nordestina, como: feijão de corda, queijo coalho, carne seca, manteiga de garrafa, e derivados do milho.
Depoimentos do Frei Anísio Freire e de um dos mais famosos sanfoneiros brasileiros, Dominguinhos, permeiam o documentário. Os humoristas Emerson dos Santos, o Xique-Xique, e Carlos Almeida, o Jerimum, entrevista participantes do "Maior São João do Mundo".
O documentário também contempla o Sítio São João - réplica de um vilarejo do início da colonização do Brasil -, onde se pode encontrar um pouco de tudo que há no Nordeste, como: engenho; casa de farinha; bodega; depósito de manga; capela; foto lambe-lambe; e tipografia de cordel.
Comentários