Carlos Lyra é atração de show instrumental inédito no SescTV


  
Ícone da bossa nova, o músico apresenta clássicos de seu repertório 
  
  
  
Um dos criadores da bossa nova, ritmo que serviu de trampolim para a carreira de iniciantes na época, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivan Lins, Toquinho e Chico Buarque, o compositor, cantor e violonista Carlos Lyra é atração de programa da série Instrumental Sesc Brasil, que estreia no dia23/06, domingo, às 21h, no SescTV
  
O artista executa clássicos de sua autoria e compostos em parceria com nomes da MPB, como Vinícius de Moraes, Ronaldo Bôscoli, Ruy Guerra, Paulo César Pinheiro e Geraldo Vandré. São canções como Influência do Jazz e Sextante, de sua autoria; Primavera e Minha Namorada, em parceria com Vinícius de Moraes; Prelúdio nº 1, com Ronaldo Bôscoli; Entrudo, com Ruy Guerra; e Aruanda, com Geraldo Vandré. 
  
Tocando teclados, Lyra se apresenta ao lado de Dirceu Leite, no sax, flauta e clarinete; Vander Nascimento, no trompete e flugel; Fernando Merlino, no piano; Adriano Giffoni, no baixo; Ricardo Costa, na bateria; e Reginaldo Vargas, na percussão. 
  
Com quase 60 anos de carreira, o compositor acredita que bossa nova não é apenas samba e nem que o ritmo seja carioca só porque nasceu no Rio. Para ele, esta sonoridade é inspirada em diferentes estilos musicais brasileiros, e aqueles que a compõe são de diferentes regiões do Brasil, como João Gilberto (Bahia), João Donato (Acre), Geraldo Vandré (Paraíba) e Sérgio Ricardo (São Paulo). Ele expõe que o jeito como se toca influi no estilo, e considera João Gilberto um interprete por excelência da bossa nova. 
  
O artista também fala sobre os primeiros contatos com o violão e as influências que recebeu de compositores como Dorival Caymmi, Johnny Alf e de ritmos da música norte-americana, como o jazz. Depoimentos do maestro Amilson Godoy, conhecedor da música de Carlos Lyra, também permeiam o show. 
  
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado