Negociatas com a Casa Branca e novo carro popular são os temas dos derradeiros episódios da sérieGigantes da Indústria

 

Por meio de dramatização e imagens inéditas de época, a série apresenta as incríveis histórias de americanos ambiciosos e batalhadores que ajudaram a construir uma potência mundial

 

Gigantes da Indústria, exclusiva do HISTORY, traz a história do impressionante crescimento da economia e sociedade americanas e de cinco homens que mudaram para sempre a trajetória do país: Vanderbilt (um dos primeiros a acreditar que trens podiam impulsionar o transporte), Carnegie (criador da potente indústria de aço que possibilitou levantar tantos prédios em tempo recorde), Rockefeller (criador do método de refinar petróleo, padrão em todo o mundo), Morgan (banqueiro a dar o primeiro passo para o sistema financeiro moderno) e Ford (cujas fábricas produziram os primeiros automóveis acessíveis às massas). Foi o trabalho e influência deles que estabeleceram políticas econômicas e promoveram intervenções em fatos históricos como a Guerra de Secessão, a Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão dos anos 1930.

 

Além das dramatizações, o programa traz entrevistas exclusivas com gigantes empresariais da atualidade, como Steve Case, Mark Cuban, Donny Deutsch, Carly Fiorina, Alan Greenspan, Dick Parsons, Ron Perelman, T. Boone Pickens, Charles Schwab, Jack Welch e Steve Wozniak, que também se miram na história desses homens audaciosos.

 

Na primeira parte do episódio de 16/6, domingo, às 22hTomando a Casa Branca, Vanderbilt, Rockefeller, Carnegie e JP Morgan trabalharam livremente durante décadas, mas os políticos americanos resolvem intervir por achar que esses milionários capitalistas deveriam estar sob o controle do governo. Assim, os empresários decidem se unir para elaborar um plano e comprar as "decisões" da Casa Branca, doando, o que seria em dinheiro de hoje, cerca de 30 milhões de dólares para o governador de Ohio, William McKinley. McKinley retribui revogando regulamento que os impedia de ampliar seus negócios. Morgan e Carnegie criam a empresa de aço U.S. Steel, a primeira companhia de um bilhão de dólares, enquanto Rockefeller toma o controle de 90% do petróleo da América do Norte.

 

Em seguida, às 23h, em Nova Máquina, um jovem engenheiro chamado Henry Ford está trabalhando em uma invenção, um carro movido a gasolina a preços acessíveis para a classe média. Ele consegue um patrocínio e desenvolve uma novidade: a linha de montagem. McKinley é assassinado e seu vice-presidente, Theodore Roosevelt, assume o comando do país. Começa a surgir um novo conjunto de regras que aumentam a vigilância sobre os negócios. Rockefeller é levado a julgamento por crimes contra a Receita Federal, causando a falência de sua empresa, a Standard Oil, sendo o primeiro monopólio a quebrar nas mãos do governo. JP Morgan ajuda a estabelecer a Reserva Federal e torna-se o pai do capitalismo moderno. Carnegie, ainda marcado pela culpa pelo desastre de Johnstown, doa grande parte de sua fortuna. A série termina com a partida do exército americano para uma guerra na Europa.

 

Gigantes da Indústria – último episódio no dia 16/6, domingo, às 22h,

Exclusivamente por HISTORY

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado