Obra e carreira do artista plástico Antonio Manuel é destaque em documentário inédito no SESCTV
O artista tem o jornal como suporte na maioria de seus trabalhos
Foto: Documenta Vídeo Brasil
Para o artista plástico, ilustrador e escultor Antonio Manuel, sua obra é um "exercício experimental de liberdade". Em episódio inédito da série Artes Visuais, ele comenta sua trajetória artística e seus trabalhos - que têm o universo gráfico do jornal como um dos suportes. O programa estreia no dia 29/01, quarta, às 21h30, no SescTV, com direção de Cacá Vicalvi.
Nascido em Portugal em 1947, Antonio Manuel chegou ao Brasil com a família quando tinha seis anos de idade. Em seu atelier, ele fala sobre a carreira nas artes plásticas, que teve início em meados da década de 1960, com desenhos em aquarela e guache. Utilizando diferentes suportes, entre eles, o jornal e o grafismo, presentes na maioria de seus trabalhos, o artistas confessa ser um apaixonado pelo corpo do jornal. Sua preferência são as temáticas atreladas ao social e ao urbano.
Antonio Manuel recorda um fato que marcou a sua carreira: o dia em que foi apresentar a performance O Corpo e a Obra (1970), no Salão Nacional de Arte Moderna no Rio de Janeiro, acompanhado por uma modelo. Para surpresa de todos, ele apareceu totalmente nu. Devido a esse episódio, o Ministério da Cultura o impediu, na época, de participar de exposições de arte no Brasil durante dois anos.
O artista também comenta como conheceu e se tornou amigo de Hélio Oiticica, com quem realizou diversas obras; e a continuação de sua pesquisa utilizando materiais como o jornal. Algumas de suas obras foram impressas e encartadas dentro do jornal carioca O Dia. O objetivo era deixar o leitor confuso, sem saber o que era factual e o que era artístico.
Comentários