DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 10 A 14 DE FEVEREIRO



SEGUNDAS DA MÚSICA - 10/02

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  EXCLUSIVO
"DOCES BÁRBAROS" (documentário)
Dia 10 de fevereiro, segunda, às 22h30
Horários alternativos: terça, às 2h e às 16h / quarta, às 10h / sábado, às 21h30 / segunda, à 1h30
Sinopse: O documentário de 1976 registra a excursão comemorativa dos dez anos de carreira dos Doces Bárbaros, grupo formado pelos cantores baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa. Inicialmente, o filme tinha o objetivo de mostrar os shows de um disco ao vivo que seria lançado, mas acabou mudando o tom ao registrar a prisão e o julgamento de Gil e de um companheiro por porte de drogas. O cantor foi obrigado a se internar em uma clínica para desintoxicação, de onde só saía para participar dos espetáculos programados. 

TERÇAS DAS ARTES - 11/02
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“CURTA RELÂMPAGO – O Caminho Niemeyer”
Dia 11 de fevereiro, terça, às 22h
Horários alternativos: quarta, às 2h e às 16h / quinta, às 10h
Sinopse: Documentário de Zelito Viana que fala sobre o mestre da arquitetura Oscar Niemeyer. Com comentários do poeta Ferreira Gullar, “Caminho Niemeyer” celebra as obras de Niemeyer erguidas na orla de Niterói, que guardam uma forte comunicação do espaço interior com o exterior, com tom próprio dos desenhos do arquiteto. A orla de Niterói é apontada como a segunda maior concentração de prédios do arquiteto no mundo, ficando atrás somente de Brasília.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA 
“TEIMOSIA DA IMAGINAÇÃO – Véio: Sertão Esculpido na Memória” (série)
Dia 11 de fevereiro, terça, às 23h
Horários alternativos: quarta, às 3h e às 17h / quinta, às 11h / sábado, às 23h30 / domingo, às 19h

Sinopse: “Teimosia da Imaginação” apresenta mestres das artes plásticas de diversas regiões do Brasil que iniciaram e desenvolveram suas obras de maneira intuitiva, sem qualquer formação artística oficial. Ela promove um mergulho no universo criativo e pessoal de cada um desses artistas, dando-lhes espaço para que eles mesmos se revelem ao espectador. A série fala sobre a inevitabilidade da expressão artística e da interferência criativa de pessoas que têm tudo para não fazê-lo, mesmo que as circunstâncias sociais, financeiras ou psíquicas sejam desfavoráveis.
O episódio desta terça-feira é dedicado ao escultor sergipano Cícero dos Santos, mas conhecido como Véio. Ele guia uma visita ao seu sítio transformado em museu ao céu aberto, revelando sua obra, suas crenças e coisas da vida e do Sertão
 
PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE INÉDITO EXCLUSIVO
 “ARQUITETURAS – Centre Georges Pompidou” (série)
Dia 11 de fevereiro, terça, às 23h30
Horários alternativos: quarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / domingo, à 0h e às 21h30
Sinopse: “Arquiteturas”, série que estreia nesta terça-feira, traz para a tela do Curta! a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas de todo o mundo. O primeiro episódio se dedica ao Centro Georges Pompidou, complexo cultural de Paris, na França, que se destaca por sua arquitetura. O design vencedor de Richard Rogers e Renzo Piano parece com o lado de fora de uma estrutura Meccano e apresenta um forte contraste com outros edifícios da Cidade Luz. O projeto propõe uma arquitetura livre de restrições e com o espírito dos anos 60. A estrutura de apoio e os sistemas de movimento e fluxo, como as escadas, foram destinados ao lado externo do edifício, liberando o espaço interior para museu e áreas de atividade. Dirigido por Richard Copans, o episódio traz tudo sobre este símbolo parisiense.

QUARTAS DO CINEMA - 12/02
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE INÉDITO 
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “Julie, Agosto, Setembro”, “A Amiga Americana” e “Tarabatara”
Dia 12 de fevereiro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 14h / domingo, às 6h

Sinopse: "A Vida é Curta!" desta semana exibe curtas-metragens que falam de mudança e de um lugar chamado lar. A estreia é o filme “Julie, Agosto, Setembro”, dirigido por Jarleo Barbosa, que mostra a interação de Julie com o seu novo endereço. A suíça acabou de se mudar pra Goiânia (GO) e aos poucos vai entendendo a cidade - até, por fim, se transformar em uma parte dela. Em seguida, “A Amiga Americana” fala da amizade entre Paris, uma estrangeira recém-chegada ao Brasil, e a brasileira Thais. Mesmo sem entender o idioma alheio, as duas compartilham o sentimentos e sensações. Quem assina a direção é Ivo Lopes Araújo e Ricardo Pretti, da produtora Alumbramento. Para finalizar, o programa traz o curta “Tarabatara”, dirigido por Julia Zakia. Ele traz o cotidiano de uma família cigana do sertão de Alagoas quando ela dá uma pausa no nomadismo.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS  ESTREIA EXCLUSIVO
“ESTRELAS DA TELA PRATEADA” (série) – Lon Chaney e Max & Dave Fleischer
Dia 12 de fevereiro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / domingo, às 2h30 e às 22h
Sinopse: A série traz um retrato de estrelas e diretores do cinema mudo, desde o início das suas carreiras. Cada episódio da série usa imagens de arquivo e entrevistas para mostrar um pouco mais da vida dessas figuras, seus trabalhos e o mundo em que viviam. Nesta semana, a série fala do mais improvável astro criado pelo sistema de Hollywood na década de 20, Lon Chaney. Ele se especializou em personagens bizarros e monstros, em filmes como “The Penalty” e “The Shock”. Em seguida, a série apresenta a trajetória de Max e Dave Fleischer, os pioneiros em animação dos Estados Unidos, que inventaram clássicos como “Popeye”, “Betty Boop” e “As Viagens de Gulliver”.
QUINTAS DO PENSAMENTO - 13/02
PROGRAMA INTERNACIONAL ESTREIA 
“GRANDES ESCRITORES - Jean Cocteau” (série)
Dia 13 de fevereiro, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / sábado, às 19h30 / domingo, às 23h / segunda, às 11h
Sinopse: Este episódio da série “Grandes Escritores” é dedicado ao poeta, romancista, dramaturgo, designer e cineasta francês Jean Cocteau (1889-1963). Com a ajuda de imagens de arquivo, a série explora a versatilidade do trabalho de Cocteau e a sua alta produção, o que lhe tornou famoso internacionalmente. Lembrado por muitos por seus filmes - incluindo A Bela e a Fera – o autor também é considerado um dos maiores iluministas literários do século 20. 

SEXTAS DA SOCIEDADE - 14/02
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS 
“CURTA! RELÂMPAGO - Uma Estrela Pra Ioiô”
Dia 14 de fevereiro, sexta, às 19h40
Horários alternativos: sábado, às 5h40 / segunda, às 13h40 / terça, às 7h40
Sinopse: Dirigido por Bruno Safadi, o curta-metragem faz uma homenagem aos filmes do cinema mudo e cria um universo bem particular a partir de efeitos de câmera e de uma cenografia arrojada. No curta, Mariana Ximenes dá vida à prostituta Ioiô e o diretor Ivan Cardoso estreia como ator de curtas-metragens, no papel do vendedor de estrelas.

PROGRAMA NACIONAL 
“ERNESTO ‘CHE’ GUEVARA: O DIÁRIO DA BOLÍVIA – Parte 1” (documentário)
Dia 14 de fevereiro, sexta, às 23h05
Horários alternativos: sábado, às 3h05 / domingo, à 1h30 e às 20h30 / segunda, às 17h05 e terça, às 11h05

Sinopse: Che Guevara morreu nas mãos dos militares da Bolívia depois de uma luta que durou um ano para "libertar o continente sul-americano". O filme, finamente analítico de Richard Dindo, é uma adaptação do diário de Guevara, entrelaçada com os documentos originais, arquivos e entrevistas de testemunhas oculares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado