III SALÃO XUMUCUÍS DE ARTE DIGITAL ABRE INSCRIÇÕES


 

·         Apoiado pelo Instituto Oi Futuro pelo segundo ano, salão distribuirá R$ 7mil em prêmios

 

Selecionado em 2013 pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, o Salão Xumucuís de Arte Digital chega à sua terceira edição e abre a chamada pública para receber inscrições para suas exposições. Os trabalhos aceitos ainda concorrerão aos prêmios da mostra, que este ano estão divididos em duas categorias: nacional, premiação para os artistas de outras regiões do país; e região amazônica, para obras feitas por artistas locais.  As inscrições estão abertas até o dia 9 de março e podem ser feitas através do endereço eletrônico salaoxumucuisdeartedigital.wordpress.com ou pelo email  xumucuis@gmail.com.

 

Com o tema “Mídias Selvagens”, o III Salão Xumucuís de Arte Digital propõe discutir o espaço da arte contemporânea em plataforma tecnológica, ultrapassando os limites das formas tradicionais de exposição, se integrando e transformando o cotidiano em Belém, na Amazônia e no Brasil.

 

Para realizar a inscrição, os trabalhos devem vir acompanhados de um dossiê e do currículo artístico e portfólio do proponente. Outros documentos que forem pertinente para a análise dos projetos também podem ser enviados. Os artistas premiados na categoria nacional e região amazônica receberão um prêmio de R$ 3.500 cada.

 

“O artista visual hoje em dia pensa em processos, construções poéticas, discursos, que vão além da obra de arte e é isso que queremos saber: como ele cria sua arte e como se relaciona com o mundo e seus dispositivos informativos, com as tecnologias de ponta e as obsoletas, em ambientes reais e virtuais” explica Ramiro Quaresma, idealizador e curador do Salão, que este ano abrirá no dia 19 de março.

 

A coordenadora geral e designer expográfica da mostra, Deyse Marinho, complementa que esta edição não limita o artista ao espaço da galeria. “Já montamos exposições nos melhores espaços expositivos de Belém, mas optamos por não amarrar o artista ao cubo branco, e expandir nosso circuito expositivo para as possiblidades da cidade como um todo, rompendo com os muros que separam a sociedade e o sistema da arte contemporânea”, comenta.

 

Nas duas edições anteriores (2011 e 2013) e durante o Panorama da Arte Digital no Pará (2012), mais de 60 artistas de todo o Brasil participaram do Salão Xumucuís com obras que incluiam arte sonora, game art, instalações e videoperformances. A integração da arte e da tecnologia nas exposições atraiu mais de 2 mil visitantes. Estas mostras também realizaram ações formativas para mais de 100 participantes, entre artistas e estudantes.

 

O Salão de Arte Digital surgiu como proposta do pesquisador de artes visuais Ramiro Quaresma e da museóloga Deyse Marinho, que desde 2008 no blog Xumucuís (xumucuis.wordpress.com) discutem e divulgam artes visuais, patrimônio histórico e cultural, e museologia. Ano passado, o Salão foi contemplado pela Funarte com o prêmio “Conexão Artes Visuais MINC/FUNARTE/Petrobras”, e nesta edição selecionado pelo edital Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, do Instituto Oi Futuro,  que também apoiou o projeto em sua primeira edição.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado