Rádio Cultura FM faz homenagem a Claudio Abbado

 

Emissora apresenta neste domingo (16/2), às 15h, a ópera Fidelio, de Beethoven, sob regência do maestro italiano que morreu no mês passado

 

Neste domingo (16/2)às 15h, a Rádio Cultura FM (103,3) presta homenagem ao maestro Claudio Abbado, que faleceu em 20 de janeiro, aos 80 anos. Em 2000, o músico começou a lutar contra um câncer no estômago.

 

Apresentado por Walter Lourenção, o programa Teatro de Ópera apresenta a peça Fidelio, de Beethoven, que traz, sob a regência de Abbado, o aclamado tenor alemão Jonas Kaufmann no papel de Florestan; a soprano sueca Nina Stemme como Leonora; e o baixo barítono alemão Falk Struckmann como Don Pizarro.

 

A gravação foi realizada durante o Festival de Verão em Lucerna, na Suíça, em 2010, e recebeu o prêmio de melhor gravação de ópera de 2012 pela revista inglesa Gramophone.

 

Fidelio tem libreto de Joseph von Sonnleithner com revisões de Stephan von Breuning e Georg Friedrich Treitschke. É baseado no drama Léonore, ou l’amour conjugal, de Jean-Nicolas Bouilly.

 

A versão original da ópera estreou no Theater auf der Wieden, em Viena, em 20 de novembro de 1805; e a versão revista, no Kärntnertor Theater, também em Viena, em 23 de maio de 1814.

 

Beethoven se empenhou ao máximo na obra. Esboçou cerca de 16 vezes o início da primeira ária de Florestan e deixou 346 páginas de rascunhos no total.

 

A estreia em Viena foi um fracasso. O compositor então fez revisões da música e da distribuição dos atos até chegar a segunda versão de Fidelio, que alcançou imediato sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado