André Mehmari e Mário Laginha em encontro inédito no SescTV

 

Os pianistas e compositores, brasileiro e português, são atrações de documentário e show, que o canal exibe dia 15/03, domingo, a partir das 21h



 

 Foto: Piu Dip

 

 

Jazz, música clássica e ritmos populares se harmonizam quando dois músicos sobem ao palco num encontro inédito: o brasileiro André Mehmari, considerado um dos mais importantes pianistas da música popular brasileira, e o português Mário Laginha, também pianista, que se destaca no jazz mundial. Ambos compositores, participam de dois programas que estreiam dia 15/03, domingo, a partir das 21h, noSescTV: um documentário da série Passagem de Som e um show da série Instrumental Sesc Brasil. As produções têm direção para TV de Max Alvim.

 

O músico brasileiro ainda era criança quando ouvia Frederic Choppin e Tom Jobim. A mãe tocava acordeão e o pai, piano, dando a ele uma formação versátil e uma habilidade que o tornou multi-instrumentista. Já o português se dedicou primeiro à guitarra e ao violão. Quando Laginha percebeu que podia tocar o jazz de seus sonhos no piano, não se separou mais do instrumento. Seu jazz tem sotaque português e influências de nomes como Jobim e Baden Powell.

 

No documentário, os músicos falam sobre as semelhanças que existem entre os dois. Laginha acredita que o amor que sentem pela música, sem se preocuparem com os estilos, é um dos motivos que os une, já que, acredita ele, os gêneros musicais sempre se comunicam e se contaminam.  "Nós temos até esse lado de compositor, de escrever para orquestra", comenta André Mehmari.

 

A parceria entre o pianista português e o brasileiro começou com a música Pés no Chão, composta por Laginha e pela cantora portuguesa Maria João. Mehmari repaginou a canção, surpreendendo seu autor.  "O André fez uma versão que eu acho incrível!", exclama.

 

Essa nova versão de Pés no Chão é apresentada por Mehmari e Laginha em show inédito da série Instrumental Sesc Brasil, que o canal exibe após o documentário. No espetáculo, os dois tocam piano. Quando executam Fado, composição de Laginha, eles teclam juntos no mesmo piano. Além dessas músicas, o repertório traz Lagoa da Conceição e Meu Fadinho Feliz, de Mehmari, e Canção do Reencontro, de Laginha, entre outras.

 

 

Sobre o SescTV:

 

Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

SERVIÇO:

 

Passagem de Som

André Mehmari e Mário Laginha

Estreia: 15/03, domingo, às 21h

Reapresentações: 16/03, às 16h30; 17/03, às 09h30; 18/03, às 11h; 19/03, às 13h; e 21/03, às 14h.

Classificação indicativa: Livre

 

Instrumental Sesc Brasil

André Mehmari e Mário Laginha

Estreia: 15/03, domingo, às 21h30

Reapresentações: 16/03, às 17h; 17/03, às 10h; 18/03, às 11h30; 19/03, às 13h30; e 21/03, às 14h30.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado